BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING -TEMÁTICA GERENCIAL
PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO

Paginas: 01  02  03
 

ArcelorMittal Tubarão
Título do Case:
Recifes artificiais construídos à base de escória siderúrgica beneficiam o ecossistema e a comunidade de pescadores do litoral do Espírito Santo.
Cidade: Serra
Estado:
ES
Responsável:
Eugenio Jose Agrizzi
Cargo: Especialista em Meio Ambiente

Principal Motivação: O Programa de Revitalização do Ecossistema Litorâneo na zona costeira do município de Serra, Espírito Santo, tem como proposição estabelecer medidas técnicas capazes de, a curto e médio prazos, modificar positivamente as condições de uso do litoral do município, atualmente sob intensa atividade exploratória, sobretudo pela pesca predatória de arrasto, o que vem contribuindo progressivamente para a perda de sua sustentabilidade ecológica.

Principais Resultados: Dentre os principais benefícios gerados pela pesquisa estão a criação de ambientes artificiais para aumento da biomassa, uso econômico sustentável da biodiversidade local para pesca artesanal de mariscos e peixes, turismo náutico e subaquático, além da preservação da área como ambiente paisagístico, favorecendo comunidades locais, turistas e pesquisadores. Além disso, como benéficio secundário tem-se a abertura de novas aplicações da escória de aciaria, como por exemplo, para a fabricação de tetrápodes na contenção de ondas, enrocamentos e outros.

Um aprendizado fundamental: Para a implantação deste Programa foi proposta pelos pesquisadores do projeto a utilização de unidades recifais do tipo piramidal e tetrápoda, em conjuntos denominados sítios recifais. Foram utilizadas estruturas construídas em concreto, de pH tamponado, adaptadas às características oceanográficas e a biota da área de estudo. Com esses artefatos tecnológicos é possível criar ambientes artificiais semelhantes aos naturais para a atração de organismos marinhos. Foi feito monitoramento para acompanhar a conformação das placas, mesas e outros constituintes estruturais, e a formação biológica, avaliando a predominância e variedade dos organismos. A avaliação biológica consistia em análises mensais de duas placas por tratamento, realizadas em laboratório. As placas eram raspadas e o material pesado e, por fim, era realizado o cálculo da biomassa existente no substrato objeto de análise.

Recomendações: A prática de constituir recifes artificiais é milenar e utilizada no mundo todo para uma larga gama de aplicações ainda hoje. A pesquisa com recifes artificiais elaborada aqui pode ser utilizada como base para desenvolvimento de práticas com objetivos análogos ou distintos, por exemplo, a aplicação como mitigação ambiental, medida de conservação da natureza marinha, incremento de produção pesqueira e de cultura de algas, e também em atividades recreativas, turismo e outras. Edição 2008

CONSORCIO DE ALUMÍNIO DO MARANHÃO – ALUMAR 
Case:
10 Anos do Parque Ambiental Alumar 
Cidade: São Luís
Estado: Maranhão
Responsável: Domingos Campos Neto
Cargo: Gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

 
Principal Motivação: Com a crescente urbanização de São Luís as áreas naturais diminuíram significativamente, O Parque Ambiental tornou-se a maior área nativa preservada na Ilha de São Luís, sendo que na cidade não há nenhum espaço destinado a educação ambiental; portanto, houve a necessidade e oportunidade de promover atividades de informação, educação e preservação ambiental, como forma de despertar a conscientização e o comprometimento de todos, em relação à preservação ambiental; bem como a demonstração clara que um empreendimento como a instalação de uma das maiores fábricas de alumínio e alumina do Brasil e do mundo pôde se implantar e operar sem causar danos ao ambiente.

Principais resultados/benefícios gerados: O Parque Ambiental Alumar tornou-se um laboratório natural, aberto a pesquisas científicas, preserva espécies da fauna e flora nativas, proporciona práticas de sustentabilidade através dos projetos de educação ambiental e contribui junto à comunidade para formação de uma nova consciência ecológica. Desde a sua inauguração, em julho de 1996, mais 98.000 pessoas da comunidade visitaram o Parque, dezenas de oficinas de educação ambiental e projetos de pesquisas em parcerias com instituições locais foram realizados.

Um aprendizado fundamental: Como ponto de sustentação das atividades desenvolvidas no parque, está a metodologia aplicada, onde os conceitos regionais, culturais e sociais direcionam as ações, são pensados para a comunidade e com a comunidade, preservando cenários naturais, proporcionado novas alternativa no modo de vida com sustentabilidade.

Resumo: Como conseqüência da política ambiental da empresa, foi inaugurado em 31 de julho de 1996, o PARQUE AMBIENTAL ALUMAR, trata-se de um espaço sócio-cultural, técnico-científico e educacional que tem por objetivos principais: preservar e conservar ambientes naturais; integrar a planta industrial como centro de produção e demonstração da capacidade da moderna da indústria no exercício contemporâneo do cuidado ambiental; favorecer o encontro do homem com a beleza, harmonia e equilíbrio expressos pelos ambientes naturais e propiciar o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental direcionadas aos empregados e seus familiares, assim como à comunidade de São Luís, em especial ao público estudantil. Em uma área de aproximadamente 1800 ha ., composta por manguezais, matas de capoeiras, matas de várzea, brejos, o parque ambiental abriga uma enorme variedade aves, mamíferos, répteis e anfíbios, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Em 1997, além do programa de visitação, surgiram os projetos de educação ambiental, onde são trabalhadas as questões ambientais, valorizando o estudo da fauna e flora da região, reciclagem e outros temas. Edição 2006

Anglo American Brasil Ltda
Case:
Biodiversidade Brasil: Análise e recuperação das áreas de influência da empresa e Projetos sócio-ambientais com comunidades vizinhas.
Cidade:
São Paulo
Estado:
SP
Responsável: Gilberto Barbero
Cargo:
Especialista em Meio Ambiente

 
Principal Motivação: O fomento de parcerias com instituições públicas e privadas locais, busca alternativas para a minimização dos impactos causados pelas atividades da empresa, respeitando as realidades regionais. A partir de 2003 institui duas ferramentas obrigatórias em todas as suas plantas: BAP (Biodiversity Action Plan) e SEAT (Socio-Economic Assessment Toolbox) considerada excelente prática industrial internacional, de acordo com a Business for Social Responsability, ONG americana de responsabilidade corporativa.

Principais Resultados: BIODIVERSIDADE EM CUBATÃO- O Estudo na Serra do Mar. Foram descobertas novas espécies e os resultados orientaram diversos programas para recuperação da área CORREDORES ECOLÓGICOS NO CERRADO. Programa de formação de corredores ecológicos conectando fragmentos florestais viabilizando o fluxo gênico da biodiversidade, com espécies nativas desenvolvidas em seu viveiro de mudas PRESERVAÇÃO/EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – BARRO ALTO/NIQUELÂNDIA-GO. Conscientização/sensibilização da comunidade com o seu patrimônio cultural através do monitoramento arqueológico das áreas de mineração da empresa além da futura criação de Museu Arqueológico município de Barro Alto.

Um aprendizado fundamental: Os estudos da biodiversidade foram realizados na área da empresa para verificar os impactos gerados pelas atividades do pólo de Cubatão. Estudo análogo foi realizado em ÁREA CONTROLE, livre da influência do pólo, para mensurar os impactos e direcionar medidas para recuperar e manter a biodiversidade na Serra do Mar. O programa de corredores ecológicos nasceu da constatação que além da necessidade legal de se destinar áreas para a preservação, seria interessante conectar áreas favorecendo a diversidade de fauna e flora. Assim corredores ecológicos estão sendo implantados utilizando o viveiro de mudas da empresa.

Recomendações: O BAP, política obrigatória da empresa para estudo da biodiversidade, orienta que sua metodologia seja replicada em todas as plantas da empresa, e oferecida gratuitamente a outras empresas dos pólos industriais onde atua. Outra exigência é a divulgação de todo o trabalho, incluindo metodologia científica, esta, replicável por definição. Os dados obtidos com os programas da biodiversidade são abertos à comunidade científica e já são usados em projetos de pós-graduação em universidades brasileiras e estrangeiras. Na parte socioambiental os resultados de programas realizados com comunidades vizinhas apontam sucessos replicáveis, como formação de viveiristas, técnicas de manejo sustentável de florestas (agrofloresta), prevenção de queimadas e monitoramento arqueológico. Edição 2008

Banco Bradesco S/A
Case:
Clickarvore e Florestas do Futuro – Programas de Reflorestamento e Recuperação da Mata Atlântica
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Responsável: Giuliana Preziosi
Cargo: Analista de Responsabilidade Socioambiental

 
Principal Motivação:A Organização incentiva e valoriza políticas e ações de responsabilidade socioambiental, bem como, tem compromisso com a criação de produtos sustentáveis.

Principais resultados/benefícios gerados: Grandes áreas já foram recuperadas e mais 21,5 milhões de mudas já foram doadas.

Um aprendizado fundamental A metodologia: É possível aliar o ganho econômico, através da comercialização de produtos financeiros, ao desenvolvimento ambiental e social

Recomendações para a reprodução da prática adotada: Parcerias duradoura com Ongs de credibilidade e o alinhamento de estratégias ao core business da empresa

Resumo: O objetivo da Organização, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica é de contribuir para reverter a ameaça que paira sobre o bioma da Mata Atlântica. A meta, sem prazo, é doar recursos, resultantes das operações comerciais nas áreas da Capitalização e Cartões.A parceria BRADESCO-SOS Mata Atlântica gerou iniciativas importantes, com destaque para o “Cartão de Afinidade SOS Mata Atlântica” e o título de capitalização “SOS Mata Atlântica”. Em ambos os casos, parte dos recursos gerados pela ação comercial é doada à Fundação e se transforma em programa de reflorestamento da Mata Atlântica. A Fundação opera e executa os Projetos de reflorestamento e, através do Programa Clickarvore, internautas podem doar uma muda por dia. Edição 2007

BANCO BRADESCO S.A.
Case:
Fundação Amazonas Sustentável: um projeto win-win de desenvolvimento
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável:
Lincoln Cesário Fernandes
Cargo: Gerente de Responsabilidade Socioambiental

 
Principal Motivação: Viabilizar a implantação de um programa de desenvolvimento sustentável em uma área de 17 milhões de hectares no estado do Amazonas, em parceria com o governo do Estado, mas em um ambiente de transparência, governança e independência através da criação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) obtendo com isso benefícios mercadológicos competitivos na região, no país e no mercado internacional.

Principais Resultados: Implantação de uma política de desenvolvimento sustentável em uma área de 17 milhões de hectares de floresta tropical Redução da pobreza de mais de 4.000 famílias Aumento de faturamento de R$ 400 milhões/mês, com a folha de pagamento dos funcionários do Amazonas Aumento de volume de quase todos os serviços na região Norte Comercialização de 189.406 títulos de capitalização com a bandeira FAS (4 meses) Dois reconhecimentos internacionais: Único banco brasileiro na lista das 7 instituições financeiras com os melhores resultados em sustentabilidade do relatório Goldman Sachs Sustain; e Prêmio de Melhor Site em Sustentabilidade pela Management & Excellence (M&E) Fortalecimento do Programa de Sustentabilidade da empresa Fortalecimento da reputação junto aos clientes, ao mercado de capitais, públicos governamentais e formadores de opinião

Um aprendizado fundamental: A criação da Fundação Amazonas Sustentável tem como principais características a ética, a transparência, a governança e a independência e a inserção destes valores no plano mercadológico. A FAS foi criada para implantar uma política pública, mas com independência do poder público, capital próprio e gestão profissionalizada. A geração de recursos do Banco Bradesco para a FAS está sendo e será obtida a partir de resultados mercadológicos, com o aumento do volume de negócios na região Norte e o lançamento de produtos e serviços financeiros exclusivos, com a bandeira FAS. Esta metodologia replica o que a empresa vem realizando no bioma mata atlântica, através de parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que em 3 anos viabilizou o plantio de 18 milhões de mudas de árvores nativas, a recuperação de mais de 10.000 hectares de áreas e a neutralização de 20 milhões de toneladas de Carbono.

Recomendações: A metodologia tem amplas condições de replicabilidade em qualquer região detentora de coberturas florestais ricas em biodiversidade, porque associa uma organização financeira a uma unidade governamental e outras organizações da sociedade civil na constituição de uma terceira entidade, autônoma em termos administrativos e orçamentários, com programas calcados em políticas públicas participativas, e também porque se baseia em exemplo bem sucedido de captar recursos de funding com a comercialização de produtos e serviços relacionados ao projeto.  Edição 2008

(BASF) FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO
Case:
Espaço Eco
Cidade:
São Bernardo do Campo
Estado: SP
Responsável: Rui A. Goerck
Cargo: Vice-Presidente

 
Principal Motivação: Característica inovadora

Principais resultados/benefícios gerados: Reconhecimento de Stakeholders interno e externos.

Um aprendizado fundamental: Ferramenta de Análise de Ecoeficiência, Parceria Público Privada com a Agência de Cooperação Alemã GTZ
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Entendimento dos princípios do Desenvolvimento Sustentável e sua priorização estratégica.
Uso conceitual para agregação de valor aos negócios das empresas clientes.

Resumo: A empresa, com o apoio da GTZ (agência do governo alemão para a cooperação internacional) inaugurou em junho de 2005 a Fundação Espaço ECO, em uma área do Complexo de Tintas e Vernizes da empresa em São Bernardo do Campo/SP. Trata-se de um centro de excelência em desenvolvimento sustentável, que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina e ainda projetos de educação socioambiental e de reflorestamento. Em conjunto com os seus parceiros, a instituição acredita que pode construir um futuro de sucesso, desenvolvendo soluções inteligentes, sobretudo por oferecer as empresas da América Latina a possibilidade de utilizar a metodologia de Análise de Ecoeficiência. Esta ferramenta foi desenvolvida pela empresa na Alemanha e direciona estratégias para o desenvolvimento sustentável a medida que identifica produtos e processos ecoeficientes, considerando todo seu ciclo de vida. A Fundação ocupa uma área verde de cerca de 290 mil m², considerada reserva da biosfera – zonas de ecossistemas terrestres reconhecidas internacionalmente pelo Programa sobre o Homem e a Biosfera (MaB) da UNESCO. Edição 2006

Paginas: 01  02  03