BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
RESÍDUOS

Paginas: 01  02  03  04

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Case:
Confecção de Caixas de Correspondência com Material Reciclado
Cidade: Bauru
Estado: SP
Responsável: Magda Cruciol
Cargo: Supervisora de Ações de Cidadania

 
Principal Motivação: Preservar a integridade dos objetos no momento da entrega e conscientizar a população sobre o uso de material reciclável.
Principais resultados/benefícios gerados: Para a empresa o principal benefício foi ganhos na entrega domiciliar e diminuição no número de reclamações sobre entrega.

Um aprendizado fundamental – A metodologia: A simplicidade e facilidade de implantação além de custo orçamentário baixo.

Recomendações para a reprodução da prática adotada: Apoio a idéias simples que atendam diretamente a solução de um problema com potencialidade de ganhos para as demais áreas.

Resumo: Os carteiros da Agência de Conchas (AC Conchas) tinham dificuldades para distribuir domiciliarmente estas correspondências e consequentemente, realizar suas tarefas alegando que a ausência de caixas receptoras nas residências comprometia a integridade das cartas e a segurança do próprio carteiro que se submetia ao risco de ataques caninos. Segundo os moradores, a aquisição destas caixas representaria uma grande aumento em suas despesas, haja vista que o alto custo da caixa receptora oneraria seus respectivos orçamentos familiares. Mediante a comprometedora situação, os funcionários elaboraram uma ação sócio-ambiental e educacional que mostrasse à população a possibilidade de se construir uma caixa receptora através da reutilização de materiais recicláveis. Edição 2007

HEMORIO – Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti
Case:
Programa de Educação Ambiental – HEMOCICLE.
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ       
Responsável:
Dra. Clarisse Lobo  

 
Principal Motivação: O principal fator de motivação é saber que, a força de trabalho do HEMORIO, contribui, a cada mês, com a sobrevivência de 21 árvores, são ao todo 252 ao ano. E tudo isso sem precisar plantar a semente, adubar a terra ou podar os galhos, apenas com o mais rico inovador dos fertilizantes – a responsabilidade social. 

Principais resultados/benefícios gerados: Os recursos, arrecadados com a reciclagem dos resíduos, foram empregados na aquisição de cadeiras de rodas, materiais de manutenção, entre outros. No entanto a maior parte dos investimentos ocorreu na qualidade de vida dos funcionários do HEMORIO; com a verba pôde investir em passeios, cinema, campanhas de prevenção de câncer de colo de útero, de mama e próstata, na aquisição de óculos e outros.

Um aprendizado fundamental A Metodologia: A preservação do meio ambiente é fator essencial para o desenvolvimento sustentável da empresa. O Programa HEMOCICLE é voltado à conscientização da força de trabalho do HEMORIO, familiares, pacientes, doadores, fornecedores e comunidade para segregar e descartar corretamente os resíduos que podem ser reciclados.

Recomendação para a reprodução da prática adotada: Este programa poderá ser utilizado como referencial para as outras unidades de saúde. É necessário que todos promovam a conscientização e a sensibilização sobre o tema, através da educação permanente, com foco nos 03 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), promovendo a responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente. Edição 2008

INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
Case:
Logística Reversa
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável:
Juliana Hosken Wernek
Cargo: Gerente de Comunicação e Educação

Principal Motivação: Uma premissa para garantir a eficiência do sistema de destinação final das embalagens é a adoção da Logística Reversa. Por esse modelo, o caminhão que transporta as embalagens cheias de produtos fitossanitários para os distribuidores e as cooperativas agrícolas, em vez de voltar vazio, segue para a unidade de recebimento mais próxima e transporta as embalagens vazias devolvidas e compactadas até o destino final: reciclagem ou incineração. O modelo reduz custos, permite o transporte com segurança para a saúde e para o meio ambiente.

Principais Resultados: Em 2007, a Logística Reversa foi responsável por 98,3% dos fretes realizados entre as centrais de recebimento de embalagens vazias de fitossanitários e o destino final (reciclagem ou incineração), propiciando uma redução de 45% nos custos do transporte. Desde o início das atividades do inpEV, já seguiram para reciclagem ou incineração mais de 84 mil toneladas de embalagens, foram movimentados 28.950 caminhões, sem a ocorrência de acidentes e as embalagens têm sido retiradas, em média, 9,14 dias depois da solicitação, apesar de a legislação oferecer o prazo de um ano para retirada.

Um aprendizado fundamental: No início, com o objetivo de conferir qualidade e eficiência máximas no funcionamento do sistema, o inpEV realizou um estudo que mapeou as áreas com maior potencial de consumo de defensivos agrícolas e onde poderiam ser instaladas as unidades de recebimento (maior facilidade de entrega pelo agricultor).

Recomendações: Participação ativa do setor nas discussões do projeto de lei que deu origem à legislação vigente sobre embalagens vazias. Definição de uma entidade/estrutura exclusivamente focada no tema, como o inpEV. Planejamento da estrutura a ser implantada. Engajamento de todos os elos da cadeia produtiva agrícola. Investimentos em programas educativos para o usuário final, etc.  Edição 2008

Johnson & Johnson Industrial Ltda.
Case:
Resíduo: matéria-prima da transformação social
Cidade: São José dos Campos
Estado: SP
Responsável: André Marinovic
Cargo: Diretor de EHS América Latina e Caribe

Principal Motivação: Aproveitar o que enxergamos como matéria prima – nossos resíduos – como fator de promoção humana dentro da nossa sociedade. Fincados nos quatro pilares da sustentabilidade: ambientalmente correto, socialmente justo, culturalmente aceito e economicamente viável.

Principais resultados/benefícios gerados: Os principais resultados foram o incremento da reciclagem, as parcerias com as entidades sociais e a geração de emprego e renda.
Um aprendizado fundamental – A metodologia: A conscientização ambiental dentro e fora do ambiente de trabalho.

Recomendações para a reprodução da prática adotada: Palestras em estabelecimentos de ensino, feiras e exposições,  entre outros.

Resumo: Nosso case é a Central de Reciclagem de Resíduos das manufaturas da Johnson & Johnson no Brasil. A multinacional possui três companhias no país, todas localizadas em um mesmo campus industrial, na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, em área de um milhão de metros quadrados, com 300 mil metros quadrados de área construída, 500 mil metros quadrados de gramados e 200 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada em fauna e flora. Objetivo: Assegurar que os resíduos gerados pela Johnson sejam destinados de acordo com as Políticas e Procedimentos Ambientais da Companhia e a legislação vigente. Parte desses resíduos devem ser destinados a entidades sociais, focando sempre na conscientização, eliminação, redução, reutilização e a reciclagem do resíduo industrial. Edição 2007

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Case:
Desenvolvimento de um modelo de Gestão de Resíduos 
Cidade:
Poços de Caldas
Estado: MG
Responsável: Yula de Lima
Cargo: Gerente de Vigilância Sanitária

 
Resumo: O modelo de gestão de resíduos de Poços de Caldas é uma experiência de educação e gestão ambiental que inclui: (a) pesquisa quantitativa e qualitativa para detectar o nível do controle ambiental, químico e biológico dos resíduos gerados pelo município; b) aplicação de pesquisa qualitativa p ara a valiar o perfil dos catadores e servidores municipais da coleta de lixo; (c) organização de simpósios sobre resíduos de serviços de saúde para orientar os estabelecimentos sobre a resolução; (d) inspeções educativas aos geradores de resíduos; (e) formulação do Plano de Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; (e) implementação da coleta seletiva no setor da Vigilância Sanitária, pois cabe ao Governo o papel estratégico de induzir a sociedade a adotar novos referenciais de produção e consumo de bens materiais, também com o intuito dos servidores públicos "vestirem a camisa" do Desenvolvimento Sustentável, pois de nada adianta as ações educativas decorrentes de programas e projetos governamentais se, dentro de nossos locais de trabalho, nos posicionamos como seus meros espectadores. Edição 2005

SAMA S.A minerações Associadas
Case: Programa Sambaíba: Artesanatos em rocha estéril de serpendinito e fibra de bananeira 
Cidade: Minaçu
Estado: GO
Responsável: Cilene Bastos de Paula
Cargo: Coordenadora de Programas Sociais e Sustentabilidade

Principal motivação: A empresa elabora seu Planejamento Estratégico com objetivos e metas voltadas para o Tripple Bottom Line incluindo também Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E o Sambaíba faz parte desse planejamento e se constitui de um programa de responsabilidade socioambiental de gestão integrada de resíduos e contempla três segmentos: Coleta Seletiva; Projetos de artesanatos em Rocha Estéril de Serpentinito (confecção de peças decorativas e utilitárias de banheiro e escritório), e Fibra de Bananeira (confecção de embalagens e papel). O programa foi criado em 2004, com o objetivo de incluir socialmente e profissionalizar pessoas de baixa renda e deficientes, oriundas da comunidade, no reaproveitamento dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Principais resultados: Os resultados estão divididos em quantitativos e qualitativos, respectivamente. Desde a implantação do programa em 2004 até 2010 foram formados 65 artesãos nos Cursos: Artesão Mineral Artístico; Extração e Beneficiamento do Pseudocaule de Bananeira e Confecção de Embalagens. O principal resultado foi a criação de uma cooperativa pela empresa, onde essas pessoas colocaram na prática todo o aprendizado recebido durante os cursos. O Indicador usado para medir a produção é de 100 peças artesanais em rocha e fibra de bananeira por cooperado mensalmente. Como cooperados produziram de 2006 a 2010, cerca de 12.000 peças artesanais e comercializaram 10.500 peças com ganho real de R$ 81.908,42. Com esse valor distribuído os cooperados puderam aplicar na melhoria da qualidade de vida. Outro grande benefício do projeto foi a continuidade dos estudos dos cooperados. Atualmente são 32 cooperados, entre eles estão 02 Geógrafos; 01 técnica em Mineração; 05 técnicas em Logística Empresarial; 01 cursando técnico em Eletrotécnica, 06 deficientes auditivos cursando a nona série e 17 com o Ensino Médio completo. Com o objetivo de oferecer formação e capacitação dos artesãos para a produção com alta qualidade técnica de artesanato em rocha utilizamos como indicadores de resultados: a avaliação do curso que foi acompanhado semestralmente pela metodologia aplicada pelo SENAI e para Garantir a inserção dos novos artesãos minerais no mercado de trabalho, com a geração de renda usou-se como indicador de resultados a receita gerada, verificada pelo balancete da Cooperativa com acompanhamento semestralmente.
 
Um aprendizado fundamental: A metodologia utilizada nos projetos é o grande diferencial. Todo o processo de confecção das peças artesanais em Rocha Estéril de Serpentinito é umidificado e na confecção das embalagens e papéis de fibra de bananeira nenhum tipo de substância química é usada. Com esse diferencial a empresa reafirma seu o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Além de corretos critérios ocupacionais incluiu a Educação Ambiental no dia a dia da Cooperativa. Os artesãos foram sensibilizados em relação ao uso racional da água e energia. Atualmente além do reaproveitamento do papel A4 utilizados nos escritórios, também são aproveitados para a confecção das embalagens os papelões advindos da empresa. Também a aparas dos papeis de fibra de bananeira retornam ao processo da confecção do papel, resultando em “ZERO” a geração de resíduo.

Recomendações: Um dos pontos primordiais da empresa para com os cooperados são a saúde e segurança durante a confecção das peças artesanais. Uma das replicabilidades e adaptações das práticas desse “case” é a adequação do maquinário para a não geração de poeira, utilizando água recirculada e a não utilização de produtos químicos durante a confecção e coloração dos papéis de fibra de bananeira. As metodologias utilizadas nos dois projetos podem ser facilmente realizadas por outras cooperativas desse ramo. Podemos complementar a replicabilidade também com: a redução de custo para reedição do curso de formação de artesão mineral, após os investimentos em infraestrutura, os artesãos formados pelo curso poderão, guardadas as proporções, transferir conhecimento para novos aprendizes e o know-how do sistema de formação dos alunos do Projeto poderá dar suporte a políticas públicas, inserção em redes de formação e de divulgação.
Promover o resgate social de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, dentro de um contexto socioeconômico e ambiental é estratégia primordial do programa na “Formação, Emprego e Renda com os Artesanatos”. Seu diferencial está na criação e instalação de cooperativa de trabalho que garantirá a sobrevivência econômica do projeto, na medida em que apresente viabilidade econômica e financeira, baseada na abundância de matéria prima a custo zero, na qualidade e na quantidade dos produtos, com um design arrojado e moderno para atender o mercado consumidor. Edição 2010

Sociedade Alphaville11 e Residencial Onze
Case:
Terra Limpa
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Giulio Fortunato Rolfo
Cargo: Diretor

 
Resumo: Racionalização do destino do lixo doméstico no residencial 11- Alphaville. O modelo adota soluções a custos baixíssimos, pois aproveita a estrutura administrativa e de serviços existentes no condomínio. Os moradores recebem sacos de lixo na cor verde para que sejam depositados materiais recicláveis, e que são retirados as 2ªs e 5ªs, no mesmo horário do caminhão normal, por um veículo exclusivamente para este fim. No período de 21 de outubro (primeira coleta) à 25 de dezembro de 2001, transportamos 90 mil quilos de papéis, papelões, latas, plásticos e embalagens tetrapak, Em 2002, 430 mil quilos. Estes índices ficaram acima das expectativas iniciais do programa que previa a adesão de 60% dos moradores do Residencial. Edição 2003

Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Case:
Saneamento Sustentável – gestão de resíduos sólidos
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsavel: Luciano Reami
Cargo: Gerente/Tecnólogo em Saneamento

 
Resumo: O lançamento do lodo da ETA na ETE Franca é via rede coletora de esgoto.  O processo iniciou em agosto de 2001, tendo como principal objetivo evitar o impacto ambiental causado pelo lodo quando lançado diretamente no corpo receptor, córrego dos Bagres, o qual possui baixa capacidade de diluição.  O produto sólido gerado na ETE antes do recebimento do lodo da ETA, biossólido, foi classificado pelo Ministério da Agricultura como Condicionador de Solo, com o nome comercial de Sabesfértil, desde 1998. O recebimento do lodo da ETA não alterou a qualidade do biossólido como condicionador de solo. Todo o Sabesfértil produzido é consumido pela agricultura da região de Franca, principalmente na cultura do café. Para receber o lodo da ETA na ETE algumas manobras operacionais tiveram que ser implementadas na ETE, contudo manteve a qualidade do efluente final e do biossólido produzido. Edição 2004

Souza Cruz S.A
Case:
Gerenciamento de Resíduos – Aproveitamento Energético de Resíduo de pó de Fumo
Cidade: Uberlândia
Estado:
MG
Responsável: Edson Heraldo Dorigon
Cargo:
Gerente Engenharia Industrial

 
Principal Motivação: A principal motivação para a implementação deste projeto é a percepção da empresa em sempre procurar a melhoria continua de seus processos industriais

Principais resultados/benefícios gerados: O principal objetivo atingido por este projeto foi a redução em 43% de todo o resíduo de pó de fumo gerado no processo produtivo, sendo que esse valor.

Um aprendizado fundamental – A metodologia: minimização do impacto ambiental devido a redução de resíduos sólidos, otimização do processo produtivo, redução do cons. de lenha e retor. financeiro

Recomendações para a reprodução da prática adotada: A prática adotada para a elaboração do projeto consistiu no trabalho em equipe, com uma pesquisa sólida no mercado e estudos de viabilidade com dados

Resumo: Cada vez mais pessoas estão preocupadas com as questões ambientais, atitude que vem promovendo mudanças nas empresas gerando uma atitude pró-ativa em relação com o meio ambiente, segurança e saúde ocupacional de seus funcionários. Dentre todas as ações destacamos o gerenciamento de resíduos na Fábrica Uberlândia, por entender que as ações relacionas ao perfeito gerenciamento dos resíduos contribuem efetivamente para a empresa e para a comunidade a qual está inserida. Atualmente a fábrica de Uberlândia gera em média 665 toneladas de resíduos por mês. De todos os resíduos gerados na unidade 97% são destinados para a compostagem, reutilizados e / ou reciclados e apenas 3% são encaminhados para o aterro público municipal. Edição 2007

Souza Cruz S.A.

Case: Otimização na Gestão de Resíduos Sólidos da Fábrica de Uberlândia 
 
Cidade: Uberlândia
Estado: MG
Responsável: Edson Heraldo Dorigon
Cargo: Gerente Engenharia Industrial

Principal motivação: A empresa consciente da importância de sua atuação na preservação do meio ambiente, investe na atualização tecnológica e na capacitação de todos os colaboradores da unidade. Demonstra uma crescente preocupação com o gerenciamento do resíduo industrial, justificada pela necessidade da redução do consumo dos recursos naturais, bem como, pela preocupação em se evitar o desperdício de materiais e energias utilizadas nos processos produtivos, visando mitigar e minimizar o impacto ambiental decorrente da geração de resíduos do seu processo industrial, eliminando o passivo ambiental e fortalecendo sua imagem de empresa responsável ambientalmente.

Principais resultados: Desde do inicio da implementação das etapas do projeto Otimização na Gestão de Resíduos Sólidos da Fábrica de Uberlândia , a empresa obteve diversos ganhos ambientais e econômicos, pois evoluiu de uma forma consistente o conceito de sustentabilidade na geração de resíduos sólidos da unidade.
No quesito econômico deixamos de gastar aproximadamente R$ 225.000,00/ano com a destinação adequada dos resíduos orgânicos (cinza de caldeiras, lodo da ETE, casca de lenha e resíduo) que são enviados para a compostagem e que anteriormente era enviado para o aterro municipal. A partir de 2003 entrou em vigor uma lei municipal que iniciou a cobrança pela destinação de resíduos recebido no Aterro Municipal de Uberlândia em vigor até os dias atuais.
Otimizamos a destinação de resíduos em caçambas de maior porte, com capacidade de 24m3, reduzindo de 3000 caçambas para 950 por ano, uma redução de custo de R$80.000,00/ano.
Na questão ambiental inovamos e criamos alternativas sustentáveis para o negócio, como a utilização de 720 toneladas / ano de resíduo xxx como matriz energética (Projeto Briquete). A utilização de 530,0 toneladas / ano de RESÍDUO enviados para a Fazenda Buriti da Prata para ser incorporado diretamente no solo como complemento para a adubação química, ficando sob o controle da empresa todo o ciclo deste resíduo, desde a sua geração até a destinação final do mesmo.
Com a implementação da área de segregação ganhamos em eficiência no monitoramento e na acuracidade de todos os resíduos gerados na unidade, possibilitando o acompanhamento de sua geração por área e também o desenvolvimento de projetos de conscientização focado para a realidade de cada setor na unidade.
No ano de 2000 a unidade gerava aproximadamente 7500 toneladas de resíduos sólidos, sendo que deste total 40% de todos os resíduos eram destinados para o aterro sanitário da cidade de Uberlândia, ou seja, 3.000 toneladas por ano era destinada para o Aterro Municipal de Uberlândia. Após a implementação de todas as ações mencionadas acima em 2009 enviamos apenas 30 toneladas de resíduos para o aterro sanitário, sendo resíduos de papel higiênico, papel toalha e resíduos alimentares, ou seja, apenas 0,4% dos resíduos gerados. O restante equivalente a 99,6% foi reutilizado internamente (briquete de xxxx), como composto orgânico na Fazenda Buriti da Prata (residuo) ou através da compostagem (pequena quantidade de resíduo, lodo da ETE, casca de lenha e cinza das caldeiras) e o restante dos resíduos foram reciclados ou reaproveitados por empresas especializadas. Neste montante consta os resíduos Classe I conforme estabelecido na NBR 10004.
 
Um aprendizado fundamental: Para a implementação deste projeto contou-se com a participação de uma equipe multidisciplinar, com especialistas em engenharia química, geografia, biologia, engenharia mecânica, engenharia elétrica e meio ambiente. O projeto foi dividido em diversas etapas, sendo implementado gradativamente de acordo com o planejado.
O processo de implementação das etapas do projeto foi facilitada pela Certificação Integrada QuEnSH (Qualidade – ISO 9001, Meio Ambiente – ISO 14001 e Segurança, Saúde Ocupacional – OHSAS 18001), sendo que a empresa potencializou a sua cultura preservacionista através de ações consistentes junto a seus parceiros, fornecedores e colaboradores.
A responsabilidade ambiental da empresa está refletida em todas as suas ações, desde a implementação dos coletores em todas as áreas da unidade, a conscientização de todos os colaboradores para a destinação adequada de resíduos no seu setor, a implementação da área de segregação de resíduos e a preocupação em acompanhar a destinação final de todos os resíduos gerados na unidade.

Recomendações: A ações contidas neste caso é de fácil replicabilidade, pois todas as atividades implementadas foram desenvolvidas com simplicidade, com avaliações constantes dos processos produtivos, a identificação de fornecedores e parceiros que trabalham voltados para a preservação ambiental e o investimento em pontos estratégicos da gestão.
Para desenvolver um projeto com a participação de todos os colaboradores da unidade e com o envolvimento direto dos órgãos ambientais responsáveis pela liberação de cada etapa, era fundamental possuir uma equipe técnica sólida, com conhecimentos nas diversas áreas de atuação do negócio e também específicos, visando garantir o atendimento a legislação e aplicação das melhores práticas disponíveis no mercado.
Um ganho expressivo para a organização é a possibilidade de conhecer de forma bem abrangente seus processos industriais, avaliando e analisando o grau de controle estabelecido dentro de cada um deles, mapeando a geração dos resíduos em cada etapa, disponibilizando um inventário desses resíduos com toda a clareza e confiabilidade dos dados, mensurando a sua geração e estipulando indicadores ambientais para acompanhar a sua eficiência garantindo a correta destinação final de todos os seus resíduos.
Este projeto é de extrema importância para a organização pois demonstra cada vez mais uma preocupação com o desenvolvimento sustentável e reforça a sua política de gestão integrada voltada para a busca constante da melhoria continua. Edição 2010

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