Principal Motivação: Enquadramento da empresa dentro dos mais rígidos padrões de gestão ambiental, eliminação de passivos e redução de desperdícios. Principais resultados/benefícios gerados : Foi implementado um plano de gestão de resíduos caracterizado pela minimização dos desperdícios, pela rastreabilidade, e pela reutilização interna e externa, ambientalmente e economicamente viável.
Um aprendizado fundamental: Adoção da Turbo-Tecnologia VOMM : eficaz, limpa, moderna e econômica, capaz de agregar valor a lodos e sub-produtos hidratados, preservando suas características físico-químicas, com o menor consumo energético e com a maior segurança operacional e ambiental.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Análise prévia com equipe técnica altamente qualificada, demonstração e testes práticos do processo, implementação de planta piloto, aprovação do projeto e confecção de planta definitiva.
Resumo: A SOLVAY apresentava um problema de geração mensal de lodo de PVC, proveniente do tratamento de efluentes, e estoque (passivo) de lodo acumulado. O objetivo deste projeto junto à VOMM, era de re-processar este passivo para uma minimização dos desperdícios industriais. O resultado alcançado foi além, com o reaproveitamento completo destes passivos processados, que se tornaram “matéria-prima” para outras aplicações. O que era custo, impacto ambiental e desperdício, tornou-se receita sócio-ambiental e econômica. Como resultado, eliminação dos passivos, reutilização dos resíduos tratados, geração de receita, eliminação de custos e atendimento do compromisso sócio-ambiental.Os principais pontos deste case foi que à partir de passivos de PVC, assumimos um compromisso sócio-ambiental, com a total rastreabilidade no processo e controle total de sua destinação, eliminação de custos de descarte e estocagem, e reaproveitamento deste resíduo, transformando-o em matéria-prima para outras aplicações, gerando receita. Edição 2006
|