BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
RESÍDUOS

Páginas: 01  02  03  04

VOITH Paper maquinas e equipamentos LTDA
Case:
VOITH Recicla
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Affonso Alvarez
Cargo: Engenheiro de Meio Ambiente

 
Resumo: O projeto de implantação do programa ”VOITH RECICLA“ foi concebido após a identificação da necessidade de se tomar uma posição definitiva do sistema de coleta seletiva, até então funcionando precariamente, apenas em setores isolados da fábrica, sem resultados expressivos. Percebeu-se a carência de informações, motivação, recursos (coletores, pontos de coleta, procedimentos formais, responsáveis bem definidos) e engajamento dos funcionários. Para operacionalizar o projeto, estabeleceu-se uma parceria com uma empresa de comérico de aparas que disponibilizou os coletores seletivos de materiais para o início do programa, material para divulgação e contratou peças teatrais para conscientização do público alvo. Estes recursos foram pagos por este aparista e amortizados com o próprio material enviado para reciclagem. Os principais objetivos definidos foram a conscientização do público permanente da fábrica e o aumento da quantidade em peso dos materiais (papel e plástico inicialmente) enviados para reciclagem. As metas para estes objetivos foram: levar material informativo e de divulgação para, no mínimo, 90% do público localizado na planta Voith-Jaraguá e aumento de 10% em peso do material enviado para reciclagem. Posteriormente o programa foi estendido para outros materiais como metais, óleos, abrasivos e vidros. Edição 2005

VOMM Equipamentos e Processos
Case:
Transformando resíduos em receitas sócio-ambientais e econômicas, através da Turbo-Tecnologia
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Marco Vezzani
Cargo: Diretor

Principal Motivação: Enquadramento da empresa dentro dos mais rígidos padrões de gestão ambiental, eliminação de passivos e redução de desperdícios.  Principais resultados/benefícios gerados : Foi implementado um plano de gestão de resíduos caracterizado pela minimização dos desperdícios, pela rastreabilidade, e pela reutilização interna e externa, ambientalmente e economicamente viável. 

Um aprendizado fundamental: Adoção da Turbo-Tecnologia VOMM : eficaz, limpa, moderna e econômica, capaz de agregar valor a lodos e sub-produtos hidratados, preservando suas características físico-químicas, com o menor consumo energético e com a maior segurança operacional e ambiental. 

Recomendações para a reprodução da prática adotada: Análise prévia com equipe técnica altamente qualificada, demonstração e testes práticos do processo, implementação de planta piloto, aprovação do projeto e confecção de planta definitiva. 

Resumo: A SOLVAY apresentava um problema de geração mensal de lodo de PVC, proveniente do tratamento de efluentes, e estoque (passivo) de lodo acumulado. O objetivo deste projeto junto à VOMM, era de re-processar este passivo para uma minimização dos desperdícios industriais. O resultado alcançado foi além, com o reaproveitamento completo destes passivos processados, que se tornaram “matéria-prima” para outras aplicações. O que era custo, impacto ambiental e desperdício, tornou-se receita sócio-ambiental e econômica. Como resultado, eliminação dos passivos, reutilização dos resíduos tratados, geração de receita, eliminação de custos e atendimento do compromisso sócio-ambiental.Os principais pontos deste case foi que à partir de passivos de PVC, assumimos um compromisso sócio-ambiental, com a total rastreabilidade no processo e controle total de sua destinação, eliminação de custos de descarte e estocagem, e reaproveitamento deste resíduo, transformando-o em matéria-prima para outras aplicações, gerando receita. Edição 2006

Páginas: 01  02  03  04