Banco Digital Benchmarking Jr 2012 – 2

LOGO_BENCH1

 

Projetos Benchmarking certificados – 1ª Edição – 2012

Inovações Verdes – Alunos de Cursos Técnicos do nível médio e graduação

 

Páginas   1   2

 

ETEC Júlio de Mesquita
Curso: Técnico em química– Santo André/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Marcelo Viveiros dos Santos – Antonio Manoel Ribeiro Castanha

Título do Projeto: Reaproveitamento de água para corrosão de PCI

 

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: Desenvolver um sistema simples para tratamento do efluente oriundo da corrosão de placas de circuito impresso visando o reuso da água dentro do processo. Obtemos o cobre, que tem um valor agregado de mercado, separado do ferro. O reaproveitamento da água trabalhando de uma forma sustentável.

 

ETEC Júlio de Mesquita
Curso: Técnico em Química– Santo André
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Bárbara Rebinski, Pamella Dell Mônica Martinho, William Reis dos Santos

Título do Projeto: Um destino nobre para cascas de arroz

 

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: O grão comestível do arroz é envolto por várias c amadas de casca. A primeira dessas camadas possui dióxido de silício (SiO2), um semi-metal de alto custo no mercado e de vasta utilização, principalmente na composição de cimento, argamassa, chips, tubos cerâmicos, isolantes térmicos, abrasivos, vidros, além de sachês antifúngicos e contra umidade.No Brasil, a sílica é gerada em grandes quantidades e não possui valor nutricional ou financeiro. Toneladas da casca são descartadas em rios, lagos e terrenos improdutivos, ou são queimadas, liberando grande quantidade de CO2 na atmosfera.

 

ETEC Prof Alfredo de Barros Santos
Curso: Técnico em Mecânica – Guaratinguetá/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Whitney Oliveira Rolim Filho

Título do Projeto: Bancada Sustentável

 

Temática Abordada: Arranjos Produtivos

Descrição:
A Bancada Sustentável é uma ferramenta de trabalho para o portador de necessidades especiais uma vez que possui a capacidade de se ajustar a tal, e possui ainda um grande diferencial, a utilização de madeira plástica (aglomerado produzido a partir de plástico reciclável) em grande parte de sua estrutura.

ETEC Sales Gomes
Curso:
Técnico em meio ambiente – Tatuí/SP

Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Gabriel da Mota Silveira

 

Título do Projeto: ECOPOTE recipiente biodegradável

 

Temática abordada: Proteção e Conservação

 

Descrição: Este projeto oferece uma alternativa para substituir os tubetes de prolipropileno por ecopote que são recipientes fei tos a base de papelão reciclado, para produção de mudas. Esses são recipientes biodegradáveis, pois contribui para o desenvolvimento das mudas mantendo a umidade do solo e pode ser transplantado junto delas durante o replantio, o que evita o seu estresse e garante uma adaptação mais rápida da planta.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Curso: Técnico em Eletrônica – São João da Boa Vista/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Rodrigo Costa Fernandes
 
Título do Projeto: Sistema para monitoramento e previsão do consumo de energia elétrica em tempo real

 

Temática abordada: Pesquisas cientificas e desenvolvimento de novos produtos
 
Descrição: Neste trabalho foi proposto um sistema automatizado para monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica em residências e sua apresentação ao consumidor através uma interface gráfica simples e intuitiva instalada em um computador doméstico. Pela interface o consumidor tem acesso ao consumo de energia instantâneo em sua residência e a uma estimativa do valor da conta de energia elétrica, em reais, caso seja mantido o mesmo padrão de consumo. O consumo de energia é calculado pela leitura da corrente elétrica consumida na residência por um sistema de monitoramento de corrente e um sistema de aquisição de dados. Um aplicativo instalado num PC realiza os cálculos de consumo de energia a partir do custo unitário do kWh e os apresenta ao consumidor em uma interface gráfica bastante amigável.

Páginas   1   2