BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
RESÍDUOS
Paginas: 01 02 03 04 05 06 07 08
ArcelorMittal Brasil S/A
Case: Programa de Sustentabilidade
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Responsável: Rodrigo Lana de Almeida
Cargo: Analista de Meio Ambiente
Resumo: A metodologia do projeto consiste em total apoio técnico e financeiro ao produtor florestal. Sem isso não seria possível o projeto obter sucesso do Programa de Sustentabilidade.Vantagens para as comunidades vizinhas: Geração de empregos, negócios e distribuição de renda; Fonte alternativa de renda para pequenos e médios produtores rurais; Aumento na arrecadação de impostos para os municípios de abrangência; Envolvimento das comunidades nos negócios da empresa.Proteção ao Meio Ambiente: Uso econômico responsável e auto-sustentável da madeira plantada, reduzindo a pressão sobre as matas nativas e reservas legais; Recomposição de matas ciliares e proteção de nascentes; Obediência aos padrões ambientais e ao Código Florestal Nacional (averbação da Reserva Legal – RL e preservação da Área de Preservação Permanente – APP); Uso de tecnologias avançadas para aperfeiçoar os plantios e a preservação do meio ambiente; Seqüestro e fixação de CO2 pelas florestas, reduzindo os impactos no clima do planeta. Bons negócios para o produtor florestal: Fonte complementar de renda assegurada; Aproveitamento de terras ociosas e ou degradadas; Geração de renda com outros produtos além da madeira (mel, óleo, sementes etc). Edição 2010
ArcelorMittal Tubarão
Case: Programa Novos Caminhos
Cidade: Serra
Estado: ES
Responsável: Guilherme Correa Abreu
Cargo: Gerente de Meio Ambiente
Resumo: Em primeiro lugar a visão pro ativa e de melhoria contínua que a empresa adota quanto as questões ambientais. Destacando: implantação da Central de Armazenamento de Resíduos e Co-produtos (CASP) para disposição temporária, visando seu reaproveitamento futuro; o início da caracterização ambiental quebrando paradigmas e eliminando o conceito “equivocado” do uso de escórias, pós e lamas pelos órgãos ambientais, que enxergavam os seus usos como descarte de lixo industrial; o investimento e desenvolvimento de novas tecnologias; a diminuição de grandes estoques de lamas, pós e escórias; e a criação de valor para os co-produtos nas diversas aplicações.
Desenvolvimento de manual técnico e cartilha de aplicação, treinamento de equipes das prefeituras, para manuseio, estocagem e aplicação correta do co-produto.
Inspeções e Monitoramento das aplicações pelas prefeituras. Edição 2010
Banco Bradesco S.A.
Case: Processo Sustentável de Gestão e Destinação de Resíduos Tecnológicos
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Lincoln Cesário Fernandes
Cargo: Gerente de Responsabilidade Socioambiental
Resumo: Em relação ao nosso posicionamento estratégico para a sustentabilidade, direcionamos nossas ações em três grandes pilares:
– Finanças sustentáveis, com iniciativas como inclusão bancária, utilização de critérios socioambientais nas análises de concessão de crédito e oferta de uma diversificada gama de produtos socioambientais.
– Gestão responsável, com ações pautadas por uma Política de Responsabilidade Socioambiental, pela valorização e desenvolvimento dos funcionários e pelo compromisso com o Pacto Global, os Objetivos do Milênio e os Princípios do Equador.
– Investimentos socioambientais, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento humano no que tange a educação, meio ambiente, cultura e esporte e também apoiar o movimento da sociedade a favor da sustentabilidade, conservação, preservação e recuperação do meio ambiente.
Desde o início efetivo do projeto, em 2008, foram recolhidas cerca de 400 toneladas de resíduos tecnológicos.Em outubro de 2009, tivemos o primeiro lote de cofres recolhidos, de aproximadamente 4,5 toneladas.
Esses resultados demonstram o acerto da iniciativa e também indica que esse conceito está difundindo-se rapidamente nas unidades e áreas da Organização. Edição 2010