Benchmarking e os ODS nas Organizações



No dia 17/09/19 (3a feira), o engenheiro ambiental e mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Instituto MAIS, Gustavo Trentin Prado palestrou no Congresso da 30a Fenasan – Feira Nacional do Saneamento e Meio Ambiente que se realiza até amanhã (19/09) no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. Gustavo palestrou no painel 2 que abordou o tema “Objetivos do desenvolvimento sustentável e a interface com o saneamento”.
…..
…….
…….

Foram 3 expositores falando sobre os ODS, e o representante do Instituto MAIS apresentou indicadores do programa Benchmarking que certifica boas práticas de sustentabilidade. Os expositores foram: Ana Paula Fava – Governo de São Paulo, Nina Orlow – Rede das Agendas, e Gustavo Trentin Prado – Instituto MAIS.

Desde que entrou em vigor os ODS, o Programa Benchmarking incluiu na sua metodologia de seleção dos cases de boas práticas, o alinhamento da temática gerencial do case com os ODS.

Embora ainda recente e com retração econômica por qual passa o país, já foram certificados mais de 40 cases com este alinhamento. Os indicadores já apontam alguns direcionamentos e percepções de como as organizações estão aderindo aos ODS em suas práticas.

O convite para palestrar se deu pelo motivo do Programa Benchmarking ser considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira, refletindo nos cases certificados, o nível de amadurecimento e evolução desta área do conhecimento técnico gerencial nas organizações.

Sobre Benchmarking Brasil: Um respeitado Programa de Sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha cases de boas práticas há mais de uma década. Até o momento aproximadamente 400 cases apenas da modalidade Senior, foram certificados por banca internacional com metodologia reconhecida, para depois serem compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525

 

Sobre Fenasan: Promovida há 30 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, a Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é hoje consolidada e reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior. E em caráter simultâneo com o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerada como o maior evento do setor na América Latina. Veja em https://www.fenasan.com.br/