Meio Ambiente A Sociedade atenta as práticas sustentáveis e insustentáveis

Benchmarking Ambiental Brasileiro – O maior BD de Boas Praticas do País

 

 

Desde a primeira edição do programa Benchmarking Ambiental Brasileiro em 2003, o tema ambiental só avança e ganha espaço nos segmentos da sociedade.  O programa Benchmarking (*) participante e líder deste processo tem motivos para avançar em sua proposta de fomento a sustentabilidade definindo o Ranking Benchmarking dos melhores da gestão socioambiental brasileira, reconhecidos como detentores das melhores praticas, e por isto, referencias e exemplos a seguir. 

 

Programa Benchmarking – Soluções inovadoras que melhoram o desempenho ambiental das atividades humanas

O programa entra em sua 6ª edição com uma história de sucesso e crescimento. A cada ano, novos segmentos aderem ao programa com suas práticas de excelência comprovando que competitividade e responsabilidade são complementares e não excludentes. Instituições e gestores com praticas sustentáveis tem no programa Benchmarking oportunidade para contribuir efetivamente na construção de um cenário de sustentabilidade, fazendo parte de um processo de inovação independente que cresce e registra resultados concretos e animadores.  Como exemplo, o BBPG – o maior banco digital de boas praticas do país disponível na internet com o resumo dos 111 cases vencedores já selecionados pelo programa, e, a publicação BenchMais, as 85 melhores praticas em gestão socioambiental do país que teve 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente às principais universidades e entidades representativas nacionais e internacionais. O livro BenchMais, fruto do programa Benchmarking é uma realização da Mais Projetos em associação com Instituto Envolverde e Ruschell & Associados Marketing Ecológico.

 

Junho, o mês do meio ambiente tem sempre uma programação intensa de eventos comemorativos que enfatizam a importância da questão ambiental, e nos remete a urgência de repensar, inovar e adotar práticas sustentáveis.  Dentro deste contexto, os organizadores do Programa Benchmarking acreditam que o mais importante seja o compromisso individual e coletivo com adoção e fortalecimento das boas práticas no dia a dia das empresas, instituições e sociedade. “Somente com ações concretas e contínuas é que teremos resultados factíveis de sustentabilidade. Temos que apresentar soluções inovadoras que melhorem o desempenho ambiental de nossas atividades”, diz Marilena Lino de Almeida Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking e co-editora do Livro BenchMais.

 

Reforçando a importância das boas praticas, José Antonio Puppim de Oliveira, integrante da comissão técnica da 6ª edição do Programa Benchmarking, acrescenta “As empresas nos últimos anos ganharam poder econômico e político, e são agentes importantes de mudanças. Muitas delas tem percebido sua importância na sociedade e para o meio ambiente, e buscam mudar a maneira de agir, incorporando ações mais responsáveis nas esferas sociais, políticas e ambientais, que não faziam parte de seu vocabulário até pouco tempo. Para que essas mudanças possam ser mais a regra que exceção e acelerar o processo de mudança é fundamental saber quais as boas práticas, reconhecê-las e divulgá-las”. Puppim de Oliveira é Ph.D. em Planejamento, Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Hokkaido, Japão. Engº pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor/pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha e autor do livroEmpresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O programa Benchmarking com metodologia própria, regulamento especifico e comissão técnica multidisciplinar renovada anualmente, há 06 anos é considerado o instrumento certo para identificar e compartilhar o valor das boas práticas nas empresas sustentáveis, aquelas que contribuem de forma concreta com a melhoria do desempenho ambiental das atividades humanas.

 

Para participar da 6ª edição e fazer parte do Ranking Benchmarking 2008, instituições e gestores com praticas sustentáveis devem inscrever seus cases até final de julho no hot site: www.benchmarkingbrasil.com.br

A 6ª edição do Programa Benchmarking conta com o apoio da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, ABESCO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia, ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, ABIT – Associação Brasileira da Industria Textil , ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, AHK – Câmara Brasil Alemanha, CRASP – Conselho Regional de Administração de São Paulo, FIDES – Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social, FIEMG – Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais, IAPMEI – Benchmarking e Boas Práticas de Portugal, Instituto Mais, Portal Acionista, Revista Business do Bem, Revista Digital Envolverde, Revista Meio Ambiente Industrial, Instituto Pnuma Brasil, SEESP –  Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

 

(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

 

 

Mais Informações:

 

Assessoria de Imprensa

Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro

Atitude Responsável e Competitiva

(11) 3729-9005

Imprensa@maisprojetos.com.br

www.benchmarkingbrasil.com.br

 

São Paulo, 10 de Junho de 2008.