|
Objetivo |
|
|
|
|
|
|
Uma
campanha de educação ambiental para grandes centros urbanos,
apresentada em linguagem multimídia para locais com grande fluxo
de público. O objetivo é chamar a atenção
para a urgente questão do meio ambiente urbano. Ano do
Projeto: 2001
|
|
|
|
|
|
|
|
Locais
|
..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
|
|
|
|
|
|
|
|
Nas estações
de metrô, shoppings e aeroportos (locais de grande fluxo de publico)
uma programação lúdica para interação
diaria com publico. A mediação será feita através
da arte educação e comunicação de massa
para chamar atenção do publico de grandes centros urbanos
para a urgência e importância da questão ambiental
|
|
|
|
|
|
|
|
Justificativa
|
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
|
|
|
|
|
|
|
|
O
Meio Ambiente é nosso maior bem comum, portanto, responsabilidade
de todos. Os grandes centros urbanos são ao mesmo tempo, vitimas
e vilões de uma mesma causa: a poluição ambiental. É
de interesse de todos a qualidade do ar, da agua, do solo, enfim, dos
principais recursos naturais que dão sustentação
a vida no planeta. Mas, ao mesmo tempo é dificil o entendimento
global das causas, efeitos e responsabilidades individuais neste processo.
Daí a proposta de uma ação macroeducativa para construção
de consciência ecológica e mudança de hábito.
|
|
|
|
|
|
|
|
Programação |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
PARA PÚBLICO EM TRÂNSITO
1.
Arte Instalações Temáticas
Um canal alternativo de comunicação que adota artes
plásticas e linguagem multimídia para mediar o dialogo com
o público, e assim chamar a atençãoo e gerar envolvimento
com a temática ambiental.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Ecoficinas
de Arte:
Atividade educativa, interativa e terapêutica, onde o público
com alguma técnica e criatividade aprende a reutilizar aquilo
que normalmente é descartado (lixo) e causa sério impacto
ambiental. O conceito transmitido é o não desperdicio e
respeito ao meio ambiente. Ex: Brinquedos, fantasias, cenografia, utilitários,
enfeites, etc
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Performances
e Intervenções
Apresentações artísticas rápidas e interativas
que servem de aquecimento. Quase que um clip humano para apresentações
em espaços alternativos. Uma demonstração
talentosa e mambembe apropriada para público em trânsito
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4.
Monitoria:
Recepcionistas treinadas para esclarecimentos sobre a temática
ambiental e distribuição do material informativo.
|
|
|
|
|
|
|
|
Autoria
e Coordenação
|
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
|
|
|
|
|
|
|
|
(*)
Marilena
Lino de Almeida Lavorato:
Especialista em Gestão
Ambiental (IETEC), Gestão Estratégica
de Negócios (FGV), Gestão Empresarial Estratégica
com ênfase em Responsabilidade
Social (USP-Educon), Marketing (ESPM), e
Sociologia e Política com ênfase em Globalização
(EPGSP/SP). Disciplinas especiais: IDA
– Indicadores de Desempenho Ambiental
e PPA – Políticas Públicas Ambientais
(USP). Tem publicado artigos técnico-científicos em portais
e revistas especializadas. Diretora Executiva MAISPROJETOS (Gestão
Sócioambiental), Coordenadora
GMGA – Grupo
Multidisciplinar de Gestão
Ambiental, Organizadora do Programa BenchMais – Benchmarking
Ambiental Brasileiro.
|
|
|
|
|
|
|
|
PATROCINIO |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
|
|
Sistemas
de cotas |
|
|
|
|