Vira Virou:


















































































































































































































































































































































































   
 
O
que é
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         

Programa
para televisão de educação ambiental para criança e adolescente.


         
OBJETIVOS ..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . .
         


Construir
percepção de valor para a questão ambiental e assim formar
massa crítica em defesa do meio ambiente e da qualidade de
vida nas grandes cidades.



 
PROGRAMAÇÃO .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         

Conteúdo
ambiental pertinente que aborda questões urgentes dos grandes
centros urbanos (lixo, água, energia, poluição, desperdício,
adensamento e estilos da vida, etc.), propõe soluções e incentiva
novos hábitos de comportamento. VIRA VIROU é uma iniciativa
que constrói consciência ambiental e prepara as próximas gerações
para o resgate do equilíbrio na relação homem/meio.


 
O
FORMATO
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         

Programa
de variedades com quadros já conhecidos e aprovados do grande
público (novela-seriado, entrevistas, jornal, agenda, culinária,
oficinas, pegadinhas, etc.), apresentado por personagens especialmente
desenvolvidos para ativar o imaginário e a fantasia da criança
e do adolescente (Turma da Reciclagem, Criança do Futuro, Lixeira
Seletiva, Turma da Água, Amigos do meio ambiente, etc.). Durante
a semana, teremos um quadro de 5 minutos diários (abertura e
2 blocos/temas) com exibição manhã e tarde. Aos sábados, um
compacto de 25 minutos (todos os blocos da semana, mais o bloco
Amigos do Planeta) também com exibição manhã e tarde.


 
A
JUSTIFICATIVA
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         

Os
meios de comunicação de massa possuem grande responsabilidade
na compreensão das questões de interesse coletivo e global.
Por outro lado, as crianças serão as mais prejudicadas em relação
a condição ambiental que herdarão o planeta. Portanto, devem
conhecer a questão e praticar hábitos preservacionistas. Tem
o direito de conhecer a realidade para que possam interferir de
maneira correta, organizada e consciente.

           
EQUIPE
TÉCNICA
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         
Inverso
Produções , Cia Arte Gulik e Mais Projetos
         
CENAS .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
     
         
 
         
 
         
ROTEIRO .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         
Fique
ligado!


ABERTURA РChamadas das mat̩rias do dia.



Turma da Reciclagem

Novela com a Turma da Reciclagem e os amigos do meio ambiente.



Ta
Tudo errado!


Flagrantes reais de situações do cotidiano urbano, que são
verdadeiras agressões ao meio ambiente.


Na
ponta da língua.


Pergunta sobre meio ambiente, ética e cidadania. Dicas durante
o programa. Resposta no final.


Vida
Inteligente


Reaproveitamento de alimentos (com receitas fáceis), de materiais,
dicas de consumo, higiene e saúde.


Tá
pintando arte!


Oficina de arte utilizando material reciclado, para confecção
de brinquedos, utilitários, presentes, etc.


Mundo
maluco


Informações curiosas de ecossistemas, mundo animal, comportamento
humano em relação ao planeta (produção de lixo, consumo de
água, distribuição da água doce no planeta, etc.)


Jornal
do meio ambiente


Notícias ambientais da cidade, do país e do mundo em formato
telejornal.


Galera
do Bem


Gincana e Dicas para as tribos da Água, Fauna e Flora. Incentivo/espaço
para grupos de ação.


Delete
ou Salve


Entrevista com personalidades e especialistas, onde “brincando”
com a linguagem do computador representado pelos ícones Delete
ou Salve, registram seus posicionamentos (aprovação ou reprovação)
frente a questões polêmicas do meio ambiente. Ou seja os convidados
opinam por aquilo que queiram deletar ou salvar em suas vidas
e seus hábitos, e justificam o porque daquela opção de aprovação
e/ou reprovação.


Opinião
da galera


Resposta da pergunta do dia e reforço da Pergunta-pesquisa da
semana sobre determinado fato/situação. Resposta no sábado.


Amigos
do planeta:


Crianças entrevistam personalidades do mundo artístico e/ou
técnico ambiental sobre questões ambientais e de comportamento.
Ao final, “canja” do artista e/ou demonstração técnica do especialista.
Quadro com participação de auditório infantil.


         
ROTEIRO .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
         

Marilena
Lino de Almeida Lavorato:
Especialista em Gestão Ambiental
(IETEC), Gestão Estratégica de Negócios (FGV), Gestão Empresarial
Estratégica (USP), Marketing (ESPM), Globalização (EPGSP/SP),
aluna especial da disciplina “Sistema de Informações Ambientais
para o Desenvolvimento Sustentável” (DSA-USP). Diretora Mais
Projetos, Coordenadora GMGA РGrupo Multidisciplinar de Gesṭo
Ambiental, Organizadora Benchmarking Ambiental Brasileiro, Coordenadora
Núcleo de Estudos “Adoção das Boas Práticas Ambientais”
do Projeto BECE/JMA, Colunista do Jornal do Meio Ambiente.