BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2004 – Ordem Alfabética

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A 
Responsável: Wlademir Zamolo – SSMA

Título do case: PROJETO MINHOCÁRIO

Resumo: O Projeto Minhocário estabalecido em ago/2002, veio de encontro ás exigências normativas do Sistema de Gestão Integrada em Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente – SGI de SESMA – colaborando com a meta corporativa de reciclagem/reuso de 80% do total em kg dos resíduos sólidos gerados no Aché. O Projeto é uma parceria do Aché Laboratórios Farmacêuticos SA com a Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE – onde o Aché recuperou as instalações do desativado minhocário existente em área do Parque Ecológico do Tietê, sua manutenção e transporte dos resíduos orgânicos gerados no restaurante do Aché para serem tratados no minhocário. O minhocário faz parte do circuito de educação ambiental do parque Ecológico do Tietê, onde os visitantes do parque recebem informações sobre ações ambientalmente corretas e o minhocário representa o ciclo natural da vida onde a matéria orgânica após a degradação, volta ao meio ambiente em forma de húmus servindo de adubo para as plantas.

 

AmBev – Companhia Brasileira de Bebidas 
Responsável Renata Sbardelini  – Responsabilidade Social

Título do case: PROJETO PROGRAMA RECICLAGEM SOLIDÁRIA – COOPERATIVAS

Resumo: O Programa Reciclagem Solidária – Cooperativas, lançado em 2002, é uma ação da ONG Ecomarapendi por meio do projeto Recicloteca, patrocinado pela AmBev, que tem como principais objetivos a valorização social dos trabalhadores da reciclagem organizados em cooperativas e a minimização dos impactos ambientais da disposição final de resíduos sólidos. Os objetivos são: Promover a valorização social e incentivar o aumento na rentabilidade das populações de baixa renda envolvidas na coleta e na comercialização de materiais recicláveis; contribuir para o resgate da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida dos membros das cooperativas e comunidades adjacentes; minimizar os impactos ambientais na disposição final de resíduos sólidos, uma vez que a coleta organizada de recicláveis diminui a quantidade de materiais inadequadamente descartados em encostas, margens de rios e terrenos baldios; reduzir o volume de lixo coletado a ser encaminhado pela municipalidade para destinação final.

 

APAE – XAXIM 
Responsável ANNE MARGARETH KNAPP FAÉ – Diretora

Título do case: PROJETO LIXO ÚTIL, LIXO QUE NÃO É LIXO

Resumo:
O programa de Reciclagem de Lixo Útil, desenvolvido pela APAE de Xaxim, da ênfase a geração de emprego e renda, sendo considerada e reconhecida nacionalmente como uma proposta inovadora com pessoas portadoras de deficiência mental, utilizando a educação aliada com a preservação do meio ambiente. Para a redução das desigualdades sociais, trabalhamos com o foco da inclusão de deficiente no mercado de trabalho, bem como de seus familiares e/ou excluídos da sociedade por serem analfabetos ou por não conseguir oportunidades formais de trabalho, etc. Buscamos a melhoria, a excelência e a dignidade das pessoas portadoras de deficiência mental e de todos os envolvidos/beneficiados pelo programa. Muito já se alcançou, mas temos grande obstáculo para vencer, a motivação dá-se continuamente, pelo retorno que esta clientela traz, pequenos progresso significam muito esforço, porém todos tem muita importância, a conseqüência também se faz no reconhecimento público da comunidade e o aplauso pelo trabalho de qualidade desenvolvido neste programa.

 

AstraZeneca do Brasil Ltda 
Responsável Ana P. T. Benatti – SSMA

Título do case: Projeto Integrando a gestão ambiental ao gerenciamento organizacional.

 

Resumo: Em Dezembro de 2001 iniciou-se uma série de ações visando a redução de impactos ambientais dos processos industriais e administrativos. Visando reduzir o consumo de recursos naturais a empresa implantou um Comitê de Otimização do Consumo de Água e Energia. Dentre as oportunidades identificadas destacou-se a lavagem de frutas, legumes e verduras no restaurante que além de consumir água em excesso causava uma diluição do efluente enviado para a ETE, reduzindo sua eficiência. As diversas ações resultaram em uma redução no consumo de água de 3659 m3/mês para 2450 m3/mês, isto é, 33%. Neste mesmo período, a produção aumentou de 1826635 unidades/mês para 1930866 unidades/mês.

 

BASF SA 
Responsável Odilon Ern – Superintendente

Título do case: WMT – prevenção e redução de resíduos traz ganhos financeiros para a BASF 

Resumo: A BASF desenvolveu a ferramenta WMT – Waste Minimization Tool (ferramenta para a minimização de resíduos), que auxilia na prevenção da poluição e na redução de resíduos gerados nos processos produtivos das empresas do Grupo. A WMT considera todos os aspectos do gerenciamento de resíduos, com alocação de custos diretos e indiretos, de forma a constituir um modelo preciso e eficiente do gerenciamento ambiental em determinado processo produtivo. Nenhum investimento foi alocado diretamente para a implementação da ferramenta. Após a análise, com a apresentação do plano de ação, quando necessários são especificados os investimentos.

 

Ciba Especialidades Químicas Ltda 
Responsável:  Fernanda Cavalleri – Expert Services-  Latin America

Título do case: Análise de situação como base para um sistema ecologicamente eficiente para o tratamento de gases de exaustão.

Resumo: Tendo com base análise criteriosa da situação da planta e com medidas técnicas e organizacionais simples, foi possível reduzir as emissões á metade de seu valor original. Num prazo de 6 meses foi possível, através de auditorias na planta e entrevistas com a equipe de produção, definir um conceito de operação, medidas operacionais técnicas e organizacionais, assim com implementar/adequar os sistemas de exaustão e purificação dos gases. O projeto contou com a participação de toda a equipe de produção do cliente , desde o gerente da planta aos operadores de linha e equipe de manutenção. Com a aplicação de técnicas integradas e controle na fonte emissora pode-se reduzir a emissão de gases em 90% do valor inicial, com um investimento dez vezes inferior ao das técnicas convencionais de tratamento ao final do processo. 

 

Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar 
Responsável: Domingos Campos Neto – SSMA

Título do case: Estratégica de Minimização de Resíduos Sólidos ALUMAR 

Resumo: Desde a implementação do processo de Minimização de Resíduos, em 1999, a taxa de reciclagem aumentou de 65 % (1999) para 106 % (2003). Este valor, acima de 100%, representa a eliminação de antigas áreas de estocagem de resíduos com o processo de reciclagem. Para conseguir o resultado alcançado, a integração do ABS (Sistema de Gerenciamento da ALCOA) com o EHS (Departamento de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Alumar) foi essencial. Uma equipe multidisciplinar foi formada, incluindo o pessoal de EHS, áreas operacionais e de processo para gerenciar os resíduos de maneira sistemática. Como resultado, todos os resíduos industriais estão sendo reciclados ou co-processados de maneira ambientalmente correta, evitando a construção de novas áreas de disposição de resíduos, reduzindo passivo e conseqüentemente responsabilidades futuras. Além disso, a geração dos resíduos foi reduzida aproximadamente 16% de 2001 (42.738tons) a 2003 (35.861 tons).

 

COSIPA- Companhia Siderurgica Paulista 
Responsável:  Benito Santiago Martinez Gonzalez – Superintendente de  Relações Industriais

Título do case: REVOLUÇÃO DO SEU DESIGN ECOLÓGICO

 

Resumo: O termo “revolução”; está sendo apropriadamente utilizado, porque as mudanças, planejadas e programadas provocaram alterações no sistema administrativo e técnico das questões ambientais, na reestruturação organizacional, no sistema de monitoramento, no incentivo à criatividade para novos projetos ecológicos, na otimização do uso dos recursos naturais, nas ações sociais, nas campanhas institucionais, que resultaram todos, na evolução dos indicadores ambientais, e finalmente no reconhecimento oficial de todos esses esforços.

 

DaimlerChrysler do Brasil Ltda 
Responsável: Cesar Henrique dos Santos – Operação e Manutenção de Sistemas de Abastecimento

Título do case: PROJETO ÁGUA

 

Resumo: Estabelecer estratégia organizacional para uso doméstico e industrial racionalizado de água, na planta de São Bernardo do Campo. Objetivo: Reduzir consumo de abastecimento de água na fábrica; estabelecer parcerias internas de responsabilidades para otimização de resultados; fazer uso adequado da água para processos e fins sanitários; redesenhar a matriz de abastecimento de água; difundir a consciência para uso racional da água.  

 

FABER-CASTELL S.A 
Responsável: Cassiano R. Schneider – Chefe Deptº Florestal

Título do case: O Projeto Animalis

 

Resumo: O Projeto Animalis, que objetiva a preservação da fauna local na presença de uma plantação florestal. Resumidamente, os objetivos do Projeto Animalis são:“Levantar diversidade e abundância de aves e mamíferos;“Registrar a abundância relativa de aves e mamíferos nos diferentes ambientes (cerrados, veredas e plantações florestais;“Apresentar propostas gerais de manejo para a preservação e aumento da diversidade de espécies silvestres, além de propostas preliminares específicas para espécies raras ou ameaçadas de extinção;Comparar quali-quantitativamente as populações registradas desde 1992;“Determinar a abundância das espécies de canídeos e felídeos (densidade absoluta de indivíduos e densidade de pegadas) que ocorrerem nas áreas naturais amostradas (preservação permanente/reserva legal e plantios).

 

Ford Motor Company Brasil Ltda 
Responsável: Helio Perini – Relações Institucionais

Título do case: 9° Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental

Resumo: Patrocinado pela Ford e organizado em conjunto com a ONG Conservação Ambiental do Brasil a iniciativa tem por objetivo premiar os melhores projetos de cada uma de suas cinco categorias:Conquista Individual,Ciência e Formação de Recursos Humanos, Iniciativa do Ano em Conservação e Educação Ambiental.

 

Givaudan do Brasil Ltda 
Responsáve:  Mona A. Chamm – Saude e Responsabilidade Social

Título do case: Capacitar a comunidade da Ilha de Cotijuba – Belém –PA

 

Resumo: Para a fabricação de peças em madeira, baseado na Reciclagem e Reaproveitamento de Sobras de Madeira destinado ao mercado consumidor e empresarial, gerando renda para a população local. Este Projeto tem como missão, Apoiar e Desenvolver Ações em benefício da sociedade, comunidade local, contribuindo assim para um desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável.

 

 

Instituto Embratel 21

Responsáveis:  Marcelo Danil, Marcia de Oliveira Maia, Alexandra Dorff – Comunicação e Meio Ambiente

Título do case: Projeto Adoção de 21 Famílias de Micos-Leões-Dourados

 

Resumo: Uma iniciativa realizada em parceria com a Associação Mico-Leão-Dourado que consiste na adoção de 21 famílias de micos-leões-dourados que estão localizadas no município de Silva Jardim / RJ. Por meio da Agenda 21 Embratel, a empresa vem desenvolvendo projetos para aumentar a consciência ecológica entre os seus empregados e demais parceiros, melhorar a qualidade de vida de todos os participantes e alertar contra possíveis riscos ambientais, abrindo espaço permanente para debates sobre os princípios e as ações necessárias aos mais variados processos de desenvolvimento sustentável, o que garante a continuidade deste e de outros projetos voltados para preservação do meio-ambiente.

 

KURITA do BRASIL Ltda 
Responsável: Antonio R. P. Carvalho – Diretor

Título do case: SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

Resumo:  Em 1996, foi determinado pela Diretoria da empresa que se realizasse o primeiro diagnóstico do status ambiental da organização. Este estudo foi incentivado unicamente com a preocupação da KURITA do Brasil e de sua Matriz com o desempenho ambiental apresentado, já que nesta época o mercado não estabelecia nenhum tipo de requisito ambiental a ser atendido, tampouco o órgão ambiental da região se mostrava ativo. Este diagnóstico, realizado por pessoal próprio, apontou diversas irregularidades, destacando-se entre elas, o não cumprimento de alguns requisitos legais, desconhecimento de dados de produção, tais como quantidade de efluente gerado, perdas, planta hídrica da unidade fabril etc. Os resultados deste diagnóstico incentivaram a organização a iniciar a capacitação de profissionais da própria KURITA para a futura implantação de um sistema de gestão ambiental integrado ao sistema de gestão de qualidade já existente.

 

Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Responsavel: Luciano Reami – Gerente

Título do Case: Saneamento Sustentável – gestão de resíduos sólidos

 

Resumo: O lançamento do lodo da ETA na ETE Franca é via rede coletora de esgoto.  O processo iniciou em agosto de 2001, tendo como principal objetivo evitar o impacto ambiental causado pelo lodo quando lançado diretamente no corpo receptor, córrego dos Bagres, o qual possui baixa capacidade de diluição.  O produto sólido gerado na ETE antes do recebimento do lodo da ETA, biossólido, foi classificado pelo Ministério da Agricultura como Condicionador de Solo, com o nome comercial de Sabesfértil, desde 1998. O recebimento do lodo da ETA não alterou a qualidade do biossólido como condicionador de solo. Todo o Sabesfértil produzido é consumido pela agricultura da região de Franca, principalmente na cultura do café. Para receber o lodo da ETA na ETE algumas manobras operacionais tiveram que ser implementadas na ETE, contudo manteve a qualidade do efluente final e do biossólido produzido.

 

SADIA S/A – Unidade Paranaguá 
Responsável:  Alexandre Bustamante -Gerente

Título do case: PROJETO CÂMBIO VERDE

 

Resumo: Câmbio Verde é um projeto social, no qual resíduos recicláveis são trocados por cestas de alimentos, atendendo a comunidade carente que vive próxima a unidade fabril, totalizando 5 bairros atendidos. Os objetivos do projeto são: Ajudar a comunidade carente com a distribuição de alimentos; Conscientizar a comunidade com relação ao meio ambiente e a importância da coleta seletiva; promover o recolhimento de resíduos recicláveis evitando seu envio para o lixão da cidade; melhorar as condições de higiene e limpeza dos bairros onde vive a comunidade. São atendidas em média 100 famílias por mês, arrecadando aproximadamente 6 toneladas por mês de resíduos recicláveis, plástico, papel, metal e vidro. 

 

Serviço Nacional do Aprendizado Comercial – SENAC

Responsável: Yuri Nogueira Feres – Gestão Ambiental

Título do Case: PROGRAMA ECOEFICIÊNCIA DO SENAC SÃO PAULO

 

Resumo: Para atender esta nova demanda, foi criado o Projeto Ecoeficiência. Iniciado em abril de 2002, com o objetivo principal de promover a melhoria contínua do desempenho ambiental de suas unidades no Estado de São Paulo. No decorrer dos três anos de existência, o Projeto Ecoeficiência permitiu expressivos avanços na Gestão Ambiental do Senac SP, com a consolidação de um Sistema Corporativo de Gestão Ambiental, sendo recentemente transformado em um Programa permanente da instituição.

 

SENAI/RS – Centro Tecnológico do Couro 
Responsável: Darlene Fonseca Rodrigues – Diretora

Título do Case: Sistema de Gestão Ambiental do Centro Tecnológico do Couro SENAI/RS

Resumo: As pesquisas deste projeto contemplaram o desenvolvimento de métodos que tinham por objetivo alcançar a máxima purificação da água residual de processo e permitir a sua reutilização nos processos de produção de couros, bem como o processamento dos resíduos sólidos e do lodo por meio da conversão térmica a baixas temperaturas. Esta caminhada de três décadas aliada a necessidade capacitação continuada fez com que o CT Couro, numa atitude pioneira, buscasse apoio para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que pudesse ser desenvolvido e aplicado no Centro, de forma que fosse desenvolvida na comunidade acadêmica a consciência ambiental e as práticas do desenvolvimento sustentado. Este efeito multiplicador deverá fazer parte da cultura dos egressos e servirá como base para sua aplicação no setor industrial.

 

Unimed Extremo Oeste Catarinense 
Responsável: Ubirajara Calasans – Gerente

Título do case:Projeto “UNIMED, Cidadania e Flora”
 

Resumo: O projeto “Unimed, Cidadania e Flora” utiliza a mão de obra de presidiários da cadeia pública de Mondai-SC, para a produção de mudas de espécies nativas da flora regional (pitangueiras, guabirobeiras, jaboticabeiras, cerejeiras, guajuviras, louros, cedros,tibaúva, guajuviras, grápias, camboatás, timbaúva e outras).

Vianorte S/A

Responsável: Donaldo José Trocoli Junior – Diretor

Título do case: Programa de monitoramento para recuperação gradativa da diversidade biológica
 

Resumo: A grande devastação vegetal encontrada no Estado de São Paulo no decorrer dos anos em função da economia contribuiu para o aparecimento de várias manchas vegetais distribuídas nas várias regiões. A fragmentação das áreas de floresta como um todo, implica diretamente no isolamento da fauna diminuindo as chances de fluxo gênico, migração e de estabelecimento de áreas mínimas de vida, principalmente para as espécies da fauna ecologicamente mais exigentes, que conseqüentemente acaba por contribuir com a possível extinção dessas espécies. A Vianorte S.A, com a criação do programa de monitoramento pode contribuir para a recuperação gradativa da diversidade biológica das áreas afetadas. A construção de túneis para passagem da fauna, o reflorestamento das margens dos córregos próximos aos locais de construção dos túneis, e o enriquecimento dos fragmentos de mata com espécies nativas podem contribuir para que o impacto ocasionado pela Rodovia SP – 322 seja minimizado.