BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING –  EDIÇÃO 2005 – Ordem Alfabética

AES Tietê S/A 
Responsável: Demóstenes Barbosa da Silva   – Diretor

Título do Case: REFLORESTAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO ENTORNO DOS RESERVATÓRIOS DA AES TIETÊ

Resumo: Este projeto faz parte do Programa de Revegetação de Matas Ciliares desenvolvido pela AES Tietê, que vem sendo realizado desde o ano de 2.000, no entorno das dez usinas hidroelétricas sob sua concessão, visando a revegetação das áreas de preservação permanente, contenção da erosão e assoreamento, recomposição de ecossistemas, manutenção da diversidade genética e preservação dos rios e lagos devido sua importância de fornecer água e dar suporte a sistemas de produção agrícola e industrial, para consumo humano, recreação, navegação, irrigação, pesca e geração de energia elétrica. 

Bunge Fertilizantes S/A 

Responsável: Ricardo Manoel de Oliveira  – Gestor Ambiental

Título do Case: CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Resumo: O Centro de Educação Ambiental da Bunge Fertilizantes, localizado na sua Unidade Industrial em Araxá – MG, foi criado em 22 de abril de 1990, com objetivo principal de desenvolver atividades educativas e culturais com os empregados e com a comunidade de Araxá, visando estimular a ampliação do conhecimento e a sensibilização sobre as questões ambientais e as possibilidades de compatibilização entre os fatores naturais e as atividades econômicas na busca do desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, o projeto foi rapidamente assimilado pelos empregados e pela comunidade local, especialmente a comunidade estudantil, que desde o início fez uso das suas instalações e suas atividades de extensão como possibilidade de acesso à educação e a informação ambiental. Destacam-se como metas principais: promover a ampliação da percepção ambiental de 100% dos empregados em 4 anos; contribuir para a formação de 20% dos professores do ensino fundamental da rede municipal de Araxá; complementar as ações de educação ambiental promovidas nas escolas através de trilhas e oficinas temáticas; e disseminar técnicas e procedimentos ambientalmente corretos para a comunidade araxaense.

Centro de Cuidados e Desenvolvimento Infantil Materna Ltda 

Responsável: Adriane Imbroisi – Diretora Geral

Título do Case: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR EDUCACIONAL


Resumo: A Materna é uma escola de educação infantil e foi a primeira no setor a obter o certificado ISO 14001 nas Américas e vive dentro destes procedimentos diariamente. Com o sistema de gestão implantado temos objetivos e metas traçados para todo o ano letivo, e estes se baseiam na redução e controle de consumo de água, energia elétrica e papel, além da principal meta, se tratando de uma escola, é a educação e a conscientização propriamente dita. Esta se dá com o desenvolvimento do projeto MATERVERDE que promove ações e implantação de áreas como composteira, minhocário, estufa experimental, reservatório da captação de água pluvial entre outros a vivência destes itens.

Cia Açucareira Usina Capricho  

Responsável: Ivo Augusto Santana Pepe  – Gestão Ambiental

Título do Case: MATA CILIAR x CULTURA DE SUBSISTÊNCIA


Resumo: O case “Mata Ciliar X Cultura de Subsistência” tem como objetivo reflorestar a mata ciliar do rio paraíba, localizado no município de Cajueiro/AL, e conscientizar a comunidade da importância da mata ciliar para o meio ambiente. A ação teve inicio há 2 anos com 20 famílias utilizando uma área de 4ha. Hoje, crescemos e contamos com 47 famílias numa área de 12ha. A ação baseia-se na cessão das terras, doação das árvores da mata ciliar e a comunidade utiliza a área para plantio da cultura de subsistência. Nessa parceria a usina entra com a parte técnica e com palestras e orientações sobre temas ambientais e sociais. Plantio de 13.100 mudas de mata ciliar e conscientização da comunidade na preservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida. Esta ação serve de modelo para outras empresas do setor sucro-alcooleiro no Estado de Alagoas.

Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP  

Responsável: Luciano Rodrigues Legaspe – Meio Ambiente

Título do Case: SISTEMA DE RECICLAGEM INTEGRADA NA CEAGESP


Resumo: A CEAGESP, maior central de abastecimento da América Latina (3ª do mundo) com um volume diário de comercialização de 10.000 toneladas, implantou o Sistema de Reciclagem Integrada na busca de uma destinação adequada, sob o ponto de vista ambiental, econômico e social, para os seus descartes em torno de 100 toneladas/dia. A fração orgânica (frutas, legumes, verduras, peixes, palha), que representa 80% dos nossos descartes, foi o ponto central dos estudos, uma vez que já existe mercado para os resíduos sólidos secos (plásticos, papéis, metais, vidros). Criamos, então, um modelo de gestão de resíduos na lógica dos 3R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) que nos permitisse trabalhar em parceria com outras empresas e com a sociedade civil, utilizando o lixo como fonte de matéria-prima no processo de reciclagem em pequena e larga escala.

Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST 

Responsável: Luiz Antonio Rossi – Gerente de Meio Ambiente

Título do Case: GESTÃO DO USO RACIONAL DAS ÁGUAS

Resumo: O presente trabalho apresenta a política da CST quanto à gestão do uso racional das águas nas várias unidades operacionais da empresa e destaca a adoção de alternativas técnicas nas diversas unidades da Companhia que propiciaram o objetivo de reduzir o consumo desse recurso natural de grande importância no processo produtivo do aço, bem como o aumento da recirculação das águas nos processos que vem apresentando elevados índices. Dentre as metas, podemos destacar a de manter o consumo de água doce pela Companhia nos patamares atuais face ao aumento na capacidade de expansão da produção com o passar do tempo, sem que haja grandes adições na aquisição de água. Medidas que têm proporcionado a sustentabilidade e perenização da Companhia. O trabalho também aborda índices de redução de água ao longo dos anos em relação ao abastecimento de água pela concessionária local, na região da grande Vitória, demonstrando a não impactação do consumo pela CST na matriz estadual. E apresentado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa, certificado pela ISO 14001 desde 2001 pela Loyds Register Quality Assurance (LRQA). A CST tornou-se a primeira empresa brasileira a publicar um relatório ambiental com auditoria independente, realizada pela PricewaterhouseCoopers

Companhia Vale do Rio Doce 

Responsável: Vania Velloso  – Comunicação

Título do Case: REVISTA BIODIVERSIDADE

Resumo: A CVRD é uma das empresas nacionais convidadas para fazer parte da organização e ratificação da CDB – Convenção sobre Diversidade Biológica assinada em 1992 durante a ECO-92 no Rio de Janeiro/RJ. A CDB é uma convenção internacional ratificada por 177 países, seus membros efetivos. Para que esse assunto não ficasse restrito aos meios políticos, diplomáticos, e científicos, a CVRD lançou uma revista empresarial com alcance social e inédita sobre Biodiversidade – Estruturação e importância da CDB, Biodiversidade no mundo, no Brasil, no setor mineral e dentro da própria empresa. Na publicação, a CVRD apresenta sua atuação em 7 dos 8 biomas nacionais, participando do desenvolvimento socioambiental e territorial do Brasil. Demonstra sua importância estratégica que pode contribuir efetivamente para a proteção, conservação, recuperação de ecossistemas ameaçados, incentivo ao empreendedorismo ambiental e de pesquisa, capacitação e educação para sociedades sustentáveis.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos 

Responsável: Vanessa Clélia Carbone – Responsabilidade Social

 

Título do Case: DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL DOS CORREIOS

Resumo: O ano de 2001 foi celebrado como o Ano Internacional do Voluntário. Neste mesmo ano, a Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Interior (DR/SPI) decidiu implantar e implementar a cultura de voluntariado entre os seus colaboradores, dedicando-se a uma ação social consciente. A forma de apoio definida foi a adesão ao “Dia de Fazer a Diferença”, maior evento de mobilização de causas sociais do mundo – MAKE A DIFFERENCE DAY/EUA – promovido no Brasil pela SIFE/BRASIL – empresa de consultoria e marketing social. A ação na DR/SPI foi operacionalizada em cada região, com formação de grupos que pesquisaram a comunidade e definiram seu plano de ação, de acordo com o interesse dos voluntários. Pelos resultados obtidos, essa iniciativa passou a fazer parte do Projeto de Voluntariado & Cidadania, constando do PTR – Plano de Trabalho Regional. O Projeto tornou-se corporativo, recebendo uma nova denominação: “DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL DOS CORREIOS”. O objetivo das ações é envolver os colaboradores em atividades que proporcionem a maior integração com o meio no qual vivem e sensibilizar outras partes interessadas. Como meta, queremos desenvolver atividades mais focadas e abrangentes, que promovam a sustentabilidade das comunidades envolvidas em atividades ambientais.

Eurofarma Laboratórios Ltda 

Responsável: Isamara Garcia Freitas – EHS

Título do Case: DE MÃOS DADAS COM A ESCOLA

Resumo: Realizar o levantamento para conhecer o índice de filhos dos funcionários internos e prestadores de serviços de limpeza, rouparia, segurança patrimonial e restaurante interno em idade escolar de 4 a 12 anos que se encontram fora da escola, visando intervenção e conscientização da importância da criança na escola. Sensibilizar os pais da importância e necessidade da reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente, bem como do benefício direto desta ação convertida em bem para seu filho. A EUROFARMA através das suas ações de Responsabilidade Social vem contribuir incentivando e apoiando através deste projeto as famílias que mantém seus filhos matriculados na faixa etária de 4 a 12 anos com a distribuição de um kit escolar. Este KIT ESCOLAR é proveniente do Programa de Coleta Seletiva do lixo nas unidades II,III, IV e na Creche. 

Global Telecom S/A – Vivo Regional PR/SC 

Responsável: Paulo Roberto Nunes Nemy – Gestão Ambiental
  

Título do Case: TRANSFORMANDO COM ARTE A VIDA

Resumo: O Programa “Transformando com Arte a Vida”, desenvolvido em parceria pela VIVO Regional PR/SC, Antroposphera e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR, que existente desde 2001, para contemplar três motivações principais: destinação correta ao lixo reutilizável, agregar um valor nobre ao ato da separação do lixo: a solidariedade e contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e artístico de crianças carentes. Através de uma campanha interna de sensibilização com os colaboradores da VIVO–PR/SC sobre questões como redução do montante de lixo gerado, destinação ambientalmente correta e solidária do material reutilizável com qualidade, nasceu o programa “TRANSFORMANDO COM ARTE A VIDA”.

Henkel Ltda 

Responsável: Orlando de Oliveira – EHS
 

Título do Case: PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


Resumo: Desenvolver programa de conscientização ambiental, objetivando alcançar os funcionários, prestadores de serviços, familiares e comunidade através de ações estratégicas não convencionais, como: – Elaboração do desfile “Do lixo ao Luxo” (Mostrar que obras úteis, interessantes e criativas podem ser elaboradas utilizando-se materiais recicláveis que descartamos todos os dias, sem notarmos que poderíamos aproveitá-los de alguma forma.) – Curso apostilado no próprio local de trabalho (Mostrando o que pode ser reciclado e como cada colaborador pode participar) – Criação de grupo musical interno (Entregar mensagens da área ambiental de uma forma não convencional) – Envolver entidade beneficente local no Projeto (Visa mostrar ao colaborador que além da vantagem ambiental haverá também a contribuição social, pois todo valor arrecadado no programa de reciclagem é destinado a entidade).

Indústria Química e Farmacêutica Schering–Plough S/A

Responsável José Marcos Martins  – Gestão Ambiental

Título do Case: GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICO

Resumo: O constante aumento da população, associado ao uso irracional e à contaminação das fontes de água doce, notadamente nesses últimos anos, tem levado especialistas no mundo inteiro a refletirem sobre a necessidade de racionalização do uso dos recursos hídricos, em escala mundial. E é dentro deste contexto que a Indústria Química e Farmacêutica Schering-Plough estabeleceu como um dos principais objetivos do seu Sistema de Gestão Ambiental, a redução do volume de água potável utilizada nos seus processos industriais, e a conseqüente redução do volume dos seus efluentes líquidos lançados nos corpos d’água receptores. A esse projeto foi designado o nome de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, constituído de três fontes alternativas ao abastecimento pela Concessionária, por intermédio da captação da água proveniente dos esgotos domésticos e industrial, oriundos de uma Estação de Tratamento de Efluentes, da captação da água das chuvas nos telhados dos prédios, coletada e conduzida a um lago reservatório, e do reuso da água de rejeito da osmose reversa que atende à demanda de água de processo para a Fábrica.

Instituto Ambiental Vale do Rio Doce 

Responsável: Vania Velloso – Comunicação

 

Título do Case: BRAÇO AMBIENTAL PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO

Resumo: Instituto Ambiental Vale do Rio Doce criado em 2000 é o braço ambiental da Vale do Rio Doce no desenvolvimento de Pesquisas científicas, proteção e conservação da Biodiversidade, na recuperação de áreas interferidas, na gestão de reservas naturais e unidades de conservação do IBAMA, na gestão de parques botânicos – localizados em Vitória, São Luiz, Carajás. Realiza inventários de fauna e flora em todos os escossistemas que a CVRD atua. É responsável por mais de 50 pesquisas, sendo que na reabilitação de áreas com recuperação. Em resumo, o IAVRD é um guarda chuva que abriga várias ações de pesquisa e atividades para conservação e recuperação da Biodiversidade nos Biomas que a CVRD atua.

33719710 

Instituto Via Viva 

Responsável: Marcos Gonçalves – Presidente

Título do Case: NOVA ALTERNATIVA AMBIENTAL PARA A DISPOSIÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS

Resumo:
A barreira em Concreto DI , deformável e isolante é composta do mesmo perfil convencional de uma barreira Nova Jersey executada em concreto, mas tendo parcela dos agregados graúdos substituídos por agregados de borracha provenientes da trituração de pneus inservíveis. Além de sua capacidade de absorver a energia do impacto dos veículos desgovernados e minimizar os danos materiais e traumatismos dos seus ocupantes, a nova tecnologia têm grande potencial para absorver um volume significativo de pneus inservíveis, gerados anualmente, além de reduzir o passivo ambiental existente. Apresenta também várias vantagens, ambientais, sociais e econômicas.

Klabin S/A

Responsável: Wilberto Lima Júnior  – Diretor de Responsabilidade Social

 

Título do Case: A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COMO PILAR ESTRATÉGICO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE NEGÓCIOS

Resumo: O presente case relata atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na Unidade Monte Alegre, situada em Telêmaco Borba , no Paraná, há mais de 70 anos. A Unidade Monte Alegre tem 70 anos de vida e iniciou suas atividades em 1934. As terras, que hoje formam uma área de 230 mil hectares, deram origem à fábrica que viria a ser um marco do processo de industrialização no Brasil. Lá foi iniciada a produção de celulose e papel numa escala inédita para o País. A partir dela foi possível conceber o crescimento da Klabin no Brasil e exterior. Encontramos aqui práticas exemplares de preservação da biodiversidade, de manejo e fomento florestal, de gestão ambiental, de preservação de animais em extinção, de educação ambiental e de desenvolvimento econômico ao permitir o nascimento da cidade de Telêmaco Borba.

Newpower Sistemas de Energia Ltda 

Responsável: André Luis Saraiva  – Meio Ambiente

 

Título do Case: PRAC – PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COMPARTILHADA

Resumo: A Newpower Sistemas de Energia Ltda. projeta e fabrica baterias (acumuladores elétricos industriais) nos segmentos: Tracionárias, Estacionárias Ventiladas, Ferroviárias, Sinalização Náutica e Estacionária Reguladas por Válvulas. O PRAC: Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, orienta o cliente a respeito: das licenças ambientais que o gerenciador (fabricante), o transportador e o reciclador devem possuir para garantir à destinação ambientalmente adequada, cria a anuência dos órgãos ambientais envolvidos para realizar a operação,realiza a coleta e o transporte,envia as baterias para a recicladora autorizada,emite o Termo de Responsabilidade Ambiental, que garante ao cliente a conformidade com a legislação ambiental vigente.Acreditamos que o sucesso do programa se deve em primeiro lugar por garantir a preservação do meio ambiente, por gerar divisas para a empresa e finalmente por funcionar como um facilitador para o cliente que, muitas vezes desconhece os mecanismos para realizar o descarte correto. Os números obtidos, até o presente momento, em quatro anos e seis meses de programa, nos mostram que estamos caminhando e muito na direção correta.

Portobello S.A.

Responsável: Edson Moritz  – Gerente de Marketing

 

Título do Case: TEORIA DOS SISTEMAS: UMA NOVA ABORDAGEM PARA RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO AMBIENTAL  

Resumo: A mineração representa a etapa inicial do processo cerâmico e é essencial para a obtenção de produtos de qualidade. A Portobello tem sido referência nacional na recuperação e restauração de áreas degradadas pela mineração. Nesse sentido, há aproximadamente três anos e meio, iniciou uma pesquisa que trouxe uma abordagem inovadora, utilizando a Engenharia de Sistemas e gerando ótimos resultados nas áreas exploradas. O novo processo inova o preparo do solo e reafeiçoamento topográfico, valorizando a variabilidade ambiental que resulta em maior biodiversidade. Com esse novo sistema, a recuperação do meio ambiente, que antes levava dezesseis anos para ser alcançada, agora pode ser conseguida em um pouco mais de um ano. 

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas 

Responsável: Yula de Lima – Secretaria da Saude

 

Título do Case: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE GESTÃO DE RESÍDUOS 

Resumo: O modelo de gestão de resíduos de Poços de Caldas é uma experiência de educação e gestão ambiental que inclui: (a) pesquisa quantitativa e qualitativa para detectar o nível do controle ambiental, químico e biológico dos resíduos gerados pelo município; b) aplicação de pesquisa qualitativa p ara a valiar o perfil dos catadores e servidores municipais da coleta de lixo; (c) organização de simpósios sobre resíduos de serviços de saúde para orientar os estabelecimentos sobre a resolução; (d) inspeções educativas aos geradores de resíduos; (e) formulação do Plano de Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; (e) implementação da coleta seletiva no setor da Vigilância Sanitária, pois cabe ao Governo o papel estratégico de induzir a sociedade a adotar novos referenciais de produção e consumo de bens materiais, também com o intuito dos servidores públicos “vestirem a camisa” do Desenvolvimento Sustentável, pois de nada adianta as ações educativas decorrentes de programas e projetos governamentais se, dentro de nossos locais de trabalho, nos posicionamos como seus meros espectadores.

Rohm and Haas Química Ltda 

Responsável: Nádia Gama – Qualidade e Meio Ambiente

Título do Case: PROJETO SEMENTES – PLANTANDO UM FUTURO MELHOR


Resumo: O Projeto Sementes tem o objetivo de iniciar a formação necessária para transformar as crianças de hoje em adultos ambientalmente e socialmente responsáveis. Ministrando aulas de seis disciplinas diferentes (Habitat Natural, Reciclagem, Água, Ar, Agricultura e Nutrição), o Projeto Sementes ensina, de forma lúdica, como respeitar o meio ambiente e pensar no futuro do mundo, sem comprometer as gerações futuras. A meta do Projeto é formar, a cada semestre, 32 alunos da rede pública, sempre em parceria com a Secretaria de Educação de Jacareí, cidade base do Projeto.

Souza Cruz S.A. 

Responsável:  Walter Luiz Álvares – Qualidade e Meio Ambiente

Título do Case: SISTEMA DE TRATAMENTO TERCIÁRIO


Resumo: O Sistema de Tratamento Terciário tem como objetivo propiciar o reaproveitamento de 100% dos efluentes líquidos gerados na Souza Cruz, fábrica de cigarros de Uberlândia, visando à redução do consumo de água da concessionária, possibilitando disponibilizar mais água potável para a comunidade local, servindo de referência junto às empresas da região e em linha com nossa política de meio ambiente. Originalmente nossa Estação de Tratamento de Efluentes, já operava de acordo com os padrões legais propostos pelos órgãos governamentais, e consistia de sistema de tratamento químico / biológico (sistema anaeróbico / aeróbico) cuja performance já atingia 100 % dos parâmetros estabelecidos. O projeto foi implementado em 2001 e a operação do tratamento terciário, iniciada em Março / 02, funcionando plenamente desde sua inauguração. Para a estação foi implementado um sistema de centralização automática de informações possibilitando que todo o processo seja operado via sistema, com informações on-line e operadas a distância.

TV Globo Ltda 

Responsável: Jadiel Guerra – SSMA

Título do Case: GESTÃO AMBIENTAL – CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE  


Resumo: Redução dos impactos ambientais adversos, atendimento à legislação, preservação da reserva florestal e utilização controlada dos recursos naturais. A Gestão ambiental nos moldes da ISO 14001 foi oficialmente iniciada em 2003, entretanto, os cuidados com o meio ambiente vem sendo praticados desde o início do empreendimento Projac em 1995. Em 2002 recebemos o certificado ISO 9001:2000 e a partir de então foi dado o impulso para a integração com o Sistema de Gestão Ambiental. A padronização de processos e o planejamento das ações permitiram os resultados positivos de economias e maior adequação à legislação. Realizamos a coleta seletiva de papeis desde 2001 e ampliada em 2004 com o recolhimento de capítulos de novelas e programas gravados, que são recolhidos em áreas internas e na casa dos atores. Nas praças de alimentação adotamos a coleta seletiva de resíduos (papel, plástico e lixo orgânico); Na construção e desmontagem das cidades cenográficas é feita coleta seletiva dos materiais recicláveis para reaproveitamento no local e/ou comercialização; (ver quadro de economia) O lixo orgânico proveniente dos restaurantes é armazenado em câmaras frigoríficas até seu destino final; Só utilizamos aterros sanitários e industriais licenciados, para destinação dos resíduos não reciclados ou não reaproveitados; Possuímos uma Central de Resíduos com uma área de triagem onde é feita a separação/seleção e armazenamento temporário dos resíduos.

Usina Santa Cruz – Santa Cruz

Responsável: Joaz Alves Pereira –  Superintendente

 

Título do Case: PROJETO IMPLANTADO NA USINA SANTA CRUZ  – GRUPO JOSÉ PESSOA

Resumo: Com o advento de novas tecnologias e o aprimoramento de legislações, trabalhista e ambiental, além do surgimento dos conceitos de responsabilidade social e ambiental, foram criados meios para a constituição de uma gestão empresarial onde é possível encontrar formas de minimizar, e em alguns casos, eliminar, os possíveis impactos negativos ligados ao trabalho na lavoura e seus desdobramentos.

A implementação de ações pautadas em responsabilidade social e ambiental vêm sendo analisadas e valorizadas pelos diferentes grupos de relacionamentos de várias empresas do setor sucroalcooleiro.

O Grupo José Pessoa atua no setor em diferentes estados brasileiros. Há cerca de dois anos o grupo adquiriu a Usina Santa Cruz, que há 120 anos já fazia parte da realidade econômica de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. A Usina Santa Cruz encontra-se localizada na rodovia RJ 158, às margens do Rio Paraíba do Sul, a aproximadamente 10 Km da cidade de Campos dos Goytacazes.

Por ocasião da aquisição da Usina pelo Grupo José Pessoa, outros valores sociais e ambientais estão sendo agregados aos negócios tais como: reformulação de equipe técnica adequada a nova visão empresarial; treinamentos adequados exigidos pelas prerrogativas trabalhistas e legais; implantação de normas e procedimentos adequados e incentivo a CIPA; implantação de brigada de incêndio; ambulatório médico atuante e investigativo; aprimoramento do fluxograma de contratação de funcionários; oferecimento de garantias e seguridades legais; melhoria da qualidade de vida dos funcionários através da gestão participativa.

Vianorte S/A

Responsável: Donaldo José Trocoli Junior – Diretor de Engenharia 

Titulo do Case: Programa de Gestão Arqueológica, Pesquisa e Educação Patrimonial.  

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a pesquisa arqueológica de resgate desenvolvida na obra de Duplicação da Rodovia SP 322, enfatizando as estratégias científicas e técnicas que foram adotadas de forma a atender a legislação vigente, a dinâmica da obra e a responsabilidade social da VIANORTE em contribuir na recuperação e valorização da herança cultural de nosso país.

VOITH PAPER MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA

Responsável: Affonso Alvarez – Engenheiro de Meio Ambiente

 

Título do Case: VOITH RECICLA


Resumo:
O projeto de implantação do programa ”VOITH RECICLA“ foi concebido após a identificação da necessidade de se tomar uma posição definitiva do sistema de coleta seletiva, até então funcionando precariamente, apenas em setores isolados da fábrica, sem resultados expressivos. Percebeu-se a carência de informações, motivação, recursos (coletores, pontos de coleta, procedimentos formais, responsáveis bem definidos) e engajamento dos funcionários. Para operacionalizar o projeto, estabeleceu-se uma parceria com uma empresa de comérico de aparas que disponibilizou os coletores seletivos de materiais para o início do programa, material para divulgação e contratou peças teatrais para conscientização do público alvo. Estes recursos foram pagos por este aparista e amortizados com o próprio material enviado para reciclagem. Os principais objetivos definidos foram a conscientização do público permanente da fábrica e o aumento da quantidade em peso dos materiais (papel e plástico inicialmente) enviados para reciclagem. As metas para estes objetivos foram: levar material informativo e de divulgação para, no mínimo, 90% do público localizado na planta Voith-Jaraguá e aumento de 10% em peso do material enviado para reciclagem. Posteriormente o programa foi estendido para outros materiais como metais, óleos, abrasivos e vidros.