Conexão da arte com a sustentabilidade – Marco Zero

Semana da conexão da arte com a sustentabilidade
Benchmarking Brasil 10 anos
..

abaporu_cantoneiraO Programa Benchmarking Brasil celebrou seus 10 anos de existência com a Mostra “Cultura de Sustentabilidade – Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam”, em São Paulo nos dias 01 e 02 de agosto de 2012.

Foram 02 dias de atividades com participação de 03 escolas técnicas de São Paulo e 23 instituições de todo país, que foram selecionadas para integrar o Ranking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do país. As atividades incluíram uma mostra, dois seminários e uma solenidade.

No espaço Cultura de Sustentabilidade a mostra “Arte que revoluciona, Práticas que Transformam” destacou a conectividade da arte com a sustentabilidade ao resgatar o espírito de transformação comum aos movimentos modernista e ambientalista.

Thiago Costackz, artista plástico e ambientalista foi convidado para fazer uma releitura das obras de Tarsila do Amaral, artista plástica considerada um dos ícones do movimento modernista.  Neste espaço também foi apresentado a linha do tempo do Programa Benchmarking Brasil com suas práticas que transformam e outras formas de expressões artísticas que compartilham valores para a construção de uma nova consciência e cultura, a cultura de sustentabilidade.

Em paralelo, atividades interativas para apresentar a sustentabilidade na prática. Foram 02 seminários (apresentação de cases de sustentabilidade e inovações verdes) e 01 solenidade para apresentar os melhores da gestão socioambiental brasileira de 2012 e da década Benchmarking.

Na solenidade registramos a presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta da artista plástica Tarsila do Amaral, que representou sua avó na homenagem que o Programa Benchmarking Brasil prestará a Tarsila pela sua inesquecível contribuição a arte, e da Atriz Christiane Torloni que foi homenageada por seu engajamento com as causas ambientais. O espaço também reuniu outras expressões de arte alternativa para resgatar valores e despertar atenção para a Cultura de Sustentabilidade.

O espaço “Cultura de Sustentabilidade” foi aberto ao público nos dias 01 e 02 de agosto, das 10h00 as 19h00, e os seminários (01 e 02 e agosto) também foram abertos ao publico mediante disponibilidade de lugares nos auditórios.Cultura de sustentabilidade foi o marco zero da conexão do Programa Benchmarking com as artes que a partir desta data sempre destinou espaço especial as expressões artísticas. Em 2013, teve inicio Benchmarking das Artes com a mostra de artista plásticos e artesãos que trabalham valores da sustentabilidade em suas obras, quer seja na técnica ou na forma de expressão.

thiago_obras christiane_corte1_p taiko

Obras by Thiago Costackz, artista plástico e ambientalista:

Crepusculo Austral_p Antropofagia_p Ovni na Floresta_p

Em uma sociedade de clones acordar_p