sustainable-measures1-980x600

LISTA DE TIPOS DE INDICADORES

 

TIPO 1 – INDICADORES GRI

 

  1. Indicadores de Desempenho Econômico

1.1.     ASPECTO: DESEMPENHO ECONÔMICO

1.2.     ASPECTO: PRESENÇA NO MERCADO

1.3.     ASPECTO: IMPACTOS ECONÔMICOS INDIRETOS

 

  1. Indicadores de Desempenho Ambiental

2.1.     ASPECTO: MATERIAIS

2.2.     ASPECTO: ENERGIA

2.3.     ASPECTO: ÁGUA

2.4.     ASPECTO: BIODIVERSIDADE

2.5.     ASPECTO: EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS

2.6.     ASPECTO: PRODUTOS E SERVIÇOS

2.7.     ASPECTO: CONFORMIDADE

2.8.     ASPECTO: TRANSPORTE

2.9.     ASPECTO: GERAL

 

  1. Indicadores de Desempenho Referentes a Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente

3.1.     ASPECTO: EMPREGO

3.2.     ASPECTO: RELAÇÕES ENTRE OS TRABALHADORES E A GOVERNANÇA

3.3.     ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

3.4.     ASPECTO: TREINAMENTO E EDUCAÇÃO

3.5.     ASPECTO: DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

 

  1. Indicadores de Desempenho Referentes a Direitos Humanos

4.1.     ASPECTO: PRÁTICAS DE INVESTIMENTO E DE PROCESSOS DE COMPRA

4.2.     ASPECTO: NÃO DISCRIMINAÇÃO

4.3.     ASPECTO: LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

4.4.     ASPECTO: TRABALHO INFANTIL

4.5.     ASPECTO: TRABALHO FORÇADO OU ANÁLOGO AO ESCRAVO

4.6.     ASPECTO: PRÁTICAS DE SEGURANÇA

4.7.     ASPECTO: DIREITOS INDÍGENAS

 

  1. Indicadores de Desempenho Social Referente à Sociedade

5.1.     ASPECTO: COMUNIDADE

5.2.     ASPECTO: CORRUPÇÃO

5.3.     ASPECTO: POLÍTICAS PÚBLICAS

5.4.     ASPECTO: CONCORRÊNCIA DESLEAL

5.5.     ASPECTO: CONFORMIDADE

 

  1. Indicadores de Desempenho Referentes à Responsabilidade pelo Produto

6.1.     ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE

6.2.     ASPECTO: ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS

6.3.     ASPECTO: COMUNICAÇÕES DE MARKETING

6.4.     ASPECTO: CONFORMIDADE

6.5.     ASPECTO: COMPLIANCE

 

 

TIPO 2 – INDICADORES ODM – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO – ONU

ODS 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

ODS 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

ODS 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

ODS 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

ODS 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos

ODS 7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia

ODS 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

ODS 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

ODS 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

ODS 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos (*)

ODS 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

ODS 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 

 

TIPO 3 – INDICADORES DO ETHOS

24. Indicadores de Valores, Transparência e Governança

24.1. TEMA: AUTO-REGULAÇÃO DA CONDUTA

24.2. TEMA: RELAÇÕES TRANSPARENTES COM A SOCIEDADE

 25. Indicadores de Público Interno

25.1. TEMA: DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO

25.2. TEMA: RESPEITO AO INDIVÍDUO

25.3. TEMA: TRABALHO DECENTE

 

26. Indicadores de Meio Ambiente

26.1. TEMA: RESPONSABILIDADE COM AS GERAÇÕES FUTURAS

26.2. TEMA: GERENCIAMENTO DO IMPACTO AMBIENTAL

 

27. Indicadores de Fornecedores

27.1. TEMA: SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E PARCERIA COM FORNECEDORES

 

28. Indicadores de Consumidor e Clientes

28.1. TEMA: DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO

 

29. Indicadores de Comunidade

29.1. TEMA: RELAÇÕES COM A COMUNIDADE LOCAL

29.2. TEMA: AÇÃO SOCIAL

 

30. Indicadores de Governo e Sociedade

30.1. TEMA: TRANSPARÊNCIA POLÍTICA

30.2. TEMA: LIDERANÇA SOCIAL

 

 

TIPO 4 – ISO 14.000 – Responsabilidade ambiental – SGA (Sistema de Gestão Ambiental)

 

31. ELEMENTO: DEJETOS BANAIS E PERIGOSOS;

32.ELEMENTO: POLUIÇÕES DO AR, DA ÁGUA, SONORA E VISUAL;

33. ELEMENTO: ENERGIA;

34. ELEMENTO: MATÉRIAS PRIMAS;

35. ELEMENTO: FAUNA E FLORA ASSOCIADAS À EMPRESA.

36. BENEFÍCIO: REDUÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES, DE SANÇÕES LEGAIS ETC;

37. BENEFÍCIO: AUMENTO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS, SERVIÇOS E PROCESSOS;

38. BENEFÍCIO: ECONOMIA OU REDUÇÃO DO CONSUMO DE MATÉRIAS-PRIMAS, ÁGUA E ENERGIA;

39. BENEFÍCIO: CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES;

  1. BENEFÍCIO: MELHORA DA IMAGEM;
  2. BENEFÍCIO: MELHORA DOS PROCESSOS;
  3. BENEFÍCIO: AUMENTO DAS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIA DA EMPRESA NO MERCADO;
  4. BENEFÍCIO: AUMENTO DAS POSSIBILIDADE DE FINANCIAMENTOS, DEVIDO AO BOM HISTÓRICO AMBIENTAL.

 

 

TIPO 5 – ISO 26.000 – Responsabilidade social

 

40. TEMA: GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL

41. TEMA: DIREITOS HUMANOS

42. TEMA: PRÁTICAS DE TRABALHO

43. TEMA: MEIO AMBIENTE

44. TEMA: PRÁTICAS LEAIS DE OPERAÇÕES

45. TEMA: QUESTÕES RELATIVAS AO CONSUMIDOR

46. TEMA: ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

47. TEMA: PRATICAS PARA A INTEGRAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM TODA A ORGANIZAÇÃO