LISTA DE TIPOS DE INDICADORES
TIPO 1 – INDICADORES GRI
- Indicadores de Desempenho Econômico
1.1. ASPECTO: DESEMPENHO ECONÔMICO
1.2. ASPECTO: PRESENÇA NO MERCADO
1.3. ASPECTO: IMPACTOS ECONÔMICOS INDIRETOS
- Indicadores de Desempenho Ambiental
2.1. ASPECTO: MATERIAIS
2.2. ASPECTO: ENERGIA
2.3. ASPECTO: ÁGUA
2.4. ASPECTO: BIODIVERSIDADE
2.5. ASPECTO: EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS
2.6. ASPECTO: PRODUTOS E SERVIÇOS
2.7. ASPECTO: CONFORMIDADE
2.8. ASPECTO: TRANSPORTE
2.9. ASPECTO: GERAL
- Indicadores de Desempenho Referentes a Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente
3.1. ASPECTO: EMPREGO
3.2. ASPECTO: RELAÇÕES ENTRE OS TRABALHADORES E A GOVERNANÇA
3.3. ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
3.4. ASPECTO: TREINAMENTO E EDUCAÇÃO
3.5. ASPECTO: DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
- Indicadores de Desempenho Referentes a Direitos Humanos
4.1. ASPECTO: PRÁTICAS DE INVESTIMENTO E DE PROCESSOS DE COMPRA
4.2. ASPECTO: NÃO DISCRIMINAÇÃO
4.3. ASPECTO: LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA
4.4. ASPECTO: TRABALHO INFANTIL
4.5. ASPECTO: TRABALHO FORÇADO OU ANÁLOGO AO ESCRAVO
4.6. ASPECTO: PRÁTICAS DE SEGURANÇA
4.7. ASPECTO: DIREITOS INDÍGENAS
- Indicadores de Desempenho Social Referente à Sociedade
5.1. ASPECTO: COMUNIDADE
5.2. ASPECTO: CORRUPÇÃO
5.3. ASPECTO: POLÍTICAS PÚBLICAS
5.4. ASPECTO: CONCORRÊNCIA DESLEAL
5.5. ASPECTO: CONFORMIDADE
- Indicadores de Desempenho Referentes à Responsabilidade pelo Produto
6.1. ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE
6.2. ASPECTO: ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS
6.3. ASPECTO: COMUNICAÇÕES DE MARKETING
6.4. ASPECTO: CONFORMIDADE
6.5. ASPECTO: COMPLIANCE
TIPO 2 – INDICADORES ODM – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO – ONU
ODS 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
ODS 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos
ODS 7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia
ODS 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
ODS 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
ODS 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
ODS 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos (*)
ODS 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
ODS 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
TIPO 3 – INDICADORES DO ETHOS
24. Indicadores de Valores, Transparência e Governança
24.1. TEMA: AUTO-REGULAÇÃO DA CONDUTA
24.2. TEMA: RELAÇÕES TRANSPARENTES COM A SOCIEDADE
25. Indicadores de Público Interno
25.1. TEMA: DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO
25.2. TEMA: RESPEITO AO INDIVÍDUO
25.3. TEMA: TRABALHO DECENTE
26. Indicadores de Meio Ambiente
26.1. TEMA: RESPONSABILIDADE COM AS GERAÇÕES FUTURAS
26.2. TEMA: GERENCIAMENTO DO IMPACTO AMBIENTAL
27. Indicadores de Fornecedores
27.1. TEMA: SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E PARCERIA COM FORNECEDORES
28. Indicadores de Consumidor e Clientes
28.1. TEMA: DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO
29. Indicadores de Comunidade
29.1. TEMA: RELAÇÕES COM A COMUNIDADE LOCAL
29.2. TEMA: AÇÃO SOCIAL
30. Indicadores de Governo e Sociedade
30.1. TEMA: TRANSPARÊNCIA POLÍTICA
30.2. TEMA: LIDERANÇA SOCIAL
TIPO 4 – ISO 14.000 – Responsabilidade ambiental – SGA (Sistema de Gestão Ambiental)
31. ELEMENTO: DEJETOS BANAIS E PERIGOSOS;
32.ELEMENTO: POLUIÇÕES DO AR, DA ÁGUA, SONORA E VISUAL;
33. ELEMENTO: ENERGIA;
34. ELEMENTO: MATÉRIAS PRIMAS;
35. ELEMENTO: FAUNA E FLORA ASSOCIADAS À EMPRESA.
36. BENEFÍCIO: REDUÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES, DE SANÇÕES LEGAIS ETC;
37. BENEFÍCIO: AUMENTO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS, SERVIÇOS E PROCESSOS;
38. BENEFÍCIO: ECONOMIA OU REDUÇÃO DO CONSUMO DE MATÉRIAS-PRIMAS, ÁGUA E ENERGIA;
39. BENEFÍCIO: CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES;
- BENEFÍCIO: MELHORA DA IMAGEM;
- BENEFÍCIO: MELHORA DOS PROCESSOS;
- BENEFÍCIO: AUMENTO DAS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIA DA EMPRESA NO MERCADO;
- BENEFÍCIO: AUMENTO DAS POSSIBILIDADE DE FINANCIAMENTOS, DEVIDO AO BOM HISTÓRICO AMBIENTAL.
TIPO 5 – ISO 26.000 – Responsabilidade social
40. TEMA: GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL
41. TEMA: DIREITOS HUMANOS
42. TEMA: PRÁTICAS DE TRABALHO
43. TEMA: MEIO AMBIENTE
44. TEMA: PRÁTICAS LEAIS DE OPERAÇÕES
45. TEMA: QUESTÕES RELATIVAS AO CONSUMIDOR
46. TEMA: ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
47. TEMA: PRATICAS PARA A INTEGRAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM TODA A ORGANIZAÇÃO