Comissão Técnica 2019

Neste mundo em transformação, o propósito do gestor de empresas deixou de centrar-se, unicamente, no lucro – que funestas consequências trouxe para economia, para o ambiente e para a sociedade. O gestor, de hoje, precisa incluir nas suas preocupações um maior compromisso com a diminuição das desigualdades sociais, com a degradação ambiental e com a prosperidade das gerações atuais, mas não só, também e acima de tudo com as gerações futuras. Nestes termos, a iniciativa é da maior relevância – urge dissemina-la e replica-la.

Celina Gil é Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduada em Gestão de Projetos em Parcerias pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal. Atua na Direção de Planejamento e Políticas de Empresas do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação do Ministério de Economia e Emprego de Portugal, há mais de 20 anos. É Embaixadora da Aliança ODS Portugal representando o ODS 9 – Industria, Inovação e Infra estrutura. Representa o IAPMEI na REDE RSO PT – Responsabilidade Socioambiental de Portugal, na Comissão Técnica de Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade de Portugal, na Aliança ODS Portugal, e na Carta Portuguesa para a Diversidade. Faz parte do grupo de desenvolvimento e promoção de ferramentas indutoras de inovação e competitividade nas PME de Portugal, além de atuar em diferentes programas de apoio ao Empreendedorismo. Lisboa, Portugal

Flavia Moraes é Graduada em letras pelo Mackenzie, com especialização em propaganda pela ESPM, é sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade e professora de pós graduação na FGV e na FIA. Palestrante sobre temas de sustentabilidade e diversidade & inclusão, é conselheira do Centro de Referência em Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral e das ONGs Viva e Deixe Viver e da Virada Sustentável, além de diretora da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps). São Paulo, Brasil

Ismael Rocha é Doutor em Educação, Mestre em Sociologia, Mercadólogo formado pela ESPM com pós-graduação em Marketing pela UTA – University of Texas at Arlington. Professor universitário, autor de livros didáticos nas áreas de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade, artigos publicados em revistas, jornais e participação em Congressos no Brasil e no Exterior. Diretor de Extensão da ESPM, Fundador e Coordenador da ESPM Social, do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental e Fundador da Incubadora de Negócios da ESPM. Cursos de Especialização no Canadá, EUA, Inglaterra, Finlândia, China, Malásia, Chile e México. Consultor de Marketing e Planejamento Estratégico para Empresas, ONGs, Institutos e Fundações. Climate Reality Leader. São Paulo, Brasil

Marcio Mendes é Publicitário pela Puccamp; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV; Empreendedor pelo Grupo MEGA SHARE, empresa de marketing ativa no mercado desde 1996 e Consutor da Mosai&CO, desenvolvedora de negócios sustentáveis. Possui o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e realiza projetos e consultoria de comunicação, marketing e sustentabilidade, e atua como palestrante. Autor do site Marketing Sustentável (www.marketingsustentavel.com.br) e desenvolve a plataforma M(S) – Mundo Sustentabilidade (www.mundosustentabilidade.com) para promover o consumo e a produção responsáveis. Diretor de Marketing e Eventos da Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), documento que convoca todos os profissionais do mercado para trabalharem em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU / PNUD. Ex Vice Presidente de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e Diretor de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing. São Paulo, Brasil

Nosso desafio hoje não é apenas solucionar uma crise econômica, encontrar o equilíbrio do meio ambiente ou buscar uma sociedade mais justa. Trata-se de algo mais profundo, ou seja, transformar toda uma civilização, tomando como base valores morais que foram perdidos. A ética vale a pena, e a encontramos nas ações de cada individuo, de cada gestor.

Maria Cecília Coutinho de Arruda, é presidente da ALENE- Asociación Latinoamericana de Ética Negocios y Economia, e membro do Conselho Editorial da Revista African Journal of Business Ethics, Conselho de Ética da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade do CRASP – Conselho Regional de Administração SP, Grupo de Estudos de Governança e Ética do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atuou em equipes de Governo, nas Pastas da Saúde, Defesa do Consumidor e Fazenda. São Paulo, Brasil

Ser um profissional benchmarking em qualquer setor é uma reconhecimento pelo trabalhado desenvolvido em sua área de atuação, fruto de seu estudo e dedicação. Ser um profissional benchmarking pelo desenvolvimento sustentável é uma honra e uma grande responsabilidade por fazer algo além de sua área de atuação, pensando na sociedade, no meio ambiente, na economia e nas futuras gerações que com certeza se beneficiarão dos resultados do trabalho destes profissionais

Ricardo Oliani é Graduado em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing; Marketing Internacional e Marketing Hospitalar; Pós-Graduado em Comércio Internacional e com MBA em Gestão de Empresas; Especialização em Liderança para as Mudanças Climáticas, Inovação em Problemas Sociais Complexos, Consumo Consciente e Sustentabilidade e O Poder Transformador do Consumidor, Gamificação de Processos e Construção de Indicadores para Avaliação de Projetos Sociais. É Professor nas disciplinas Educação para Sustentabilidade, Jogos e Dinâmicas para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Governança Corporativa, Gerenciamento de Internet e Marketing Digital. Palestrante nos temas Marketing Ambiental, ISO 26000, Gestão de Resíduos Sólidos e Empreendedorismo para Negócios Sociais. Fundador e atual diretor da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade; Conselheiro das ONGs; Instituto Baraeté; Casa 7 Memórias; e Ollive que trabalha o protagonismo e liderança jovem em projetos socioambientais. Criador e Editor do Portal Mercado Ambiental. Mantem joint-ventures com startups nas áreas de desenvolvimento de apps para a criação de games e aplicativos, logística reversa e gestão de resíduos sólidos.

Silvia Maria Louzã Naccache é Palestrante e Consultora na área de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor. Conteudista da Rede Filantropia, da Plataforma Captamos e da Escola Aberta do Terceiro Setor. Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. Conselheira voluntária da Associação Vaga Lume e da ABRAPS – Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Representante no Brasil da organização Impact 2030 e voluntária no grupo de trabalho de Humanização do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. Coautora do livro Voluntariado Empresarial – Estratégias para Implantação de Programas Eficientes. Membro organizadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial desde 2009. Coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo. Graduada em Ciências Biomédicas pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, Brasil