III Forum de Sustentabilidade recebeu educadores e profissionais da saúde

O III Fórum de Sustentabilidade foi realizado hoje (09/05) no Centro de Capacitações do CPS – Centro Paula Souza e reuniu professores de diversas cidades do estado de São Paulo, além de profissionais da saúde dos 3 setores da economia. O Fórum foi transmitido pelo Live do Facebook do Instituto MAIS.

O CPS está presente em aproximadamente 300 municípios, com 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com 291 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.

As Etecs atendem aproximadamente 208 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 151 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

O tema abordado, Inovações e Práticas de Excelência em RSS – Resíduos de Serviços de Saúde, contou com a apresentação de Cases, Relatos e Dinâmicas.

Na abertura a Profa Leticia Guerra, Diretora do Centro de Capacitações do CPS numa rápida saudação ao público destacou a importância dos temas de sustentabilidade na agenda dos professores que são potentes multiplicadores de conhecimento para transformação.

E na sequência, houve uma apresentação do Programa Benchmarking pela sua idealizadora, Marilena Lavorato, que falou dos propósitos dos fóruns para construção da cultura de sustentabilidade nas organizações e sociedade por meio do compartilhamento dos cases Benchmarking certificados no Programa.

Na programação, gestores e especialistas contextualizaram o tema com o case “Quiz de Capacitação PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”, certificado Benchmarking na edição 2018, apresentado por Vania Pereira, Gerente de Hotelaria do Instituto do Câncer de São Paulo.

Em seguida, a Consultora e Coordenadora do Grupo Técnico (GT) de Resíduos de Saúde da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, Neuzetti Santos compartilhou sua visão e reflexão sobre RSS apresentando conceitos, normas e conformidades legais.

Encerrando as apresentações, Ricardo Oliani da Waba Waba Jogos Interativos fez rápida dinâmica com a plateia com o Game da Sustentabilidade. Ao final, os expositores interagiram com os presentes respondendo perguntas.

Sobre os Fóruns:

São encontros para compartilhamento de cases e projetos alinhados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, e certificados pelo Programa Benchmarking. São itinerantes e transmitidos pelo live do FB do Instituto MAIS. Os fóruns se realizam em parceria com universidades, escolas técnicas profissionalizantes, e entidades representativas. Participação gratuita com emissão de certificado digital aos que comparecem.

Sobre o Programa Benchmarking:

O Programa Benchmarking é um respeitado selo de sustentabilidade que já certificou mais de 400 cases de boas práticas de sustentabilidade alinhados aos ODS da Agenda 2030 da ONU. Neste período contou com a colaboração voluntária de mais de 200 especialistas de 25 diferentes países, e se tornou uma importante plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade reunindo cases, projetos, e APPs que alimentam as programações dos fóruns de sustentabilidade. Mais informações: www.benchmarkingbrasil.com.br