Marketing e comunicação para a construção da sustentabilidade
Teoria e prática do Business do Bem – como ganhar dinheiro e respeito inserindo valores socioambientais nos negócios
Teoria e prática do Business do Bem – como ganhar dinheiro e respeito inserindo valores socioambientais nos negócios
Objetivos:
Apresentar a teoria e a prática da aplicação de conceitos, ferramentas e técnicas de marketing e comunicação para empresas inseridas no contexto do modelo de desenvolvimento sustentável, que permitam agregar valor à organização com a renovação de produtos e serviços, o desenvolvimento de novos mercados, o aumento da lucratividade e a construção de reputação positiva.
Públicos-alvo:
Diretores, gerentes e coordenadores de administração, gestão ambiental, relações corporativas e comunicação organizacional demédias e grandes empresas; consultores da área de meio ambiente; consultores de marketing; profissionais de agências de propaganda e marketing; analistas do mercado de capitais, professores e estudantes de administração, meio ambiente e marketing.
Docente:
Rogério Raupp Ruschel –Presidente da Ruschel & Associados Marketing Ecológico (http://www.ruscheleassociados.com.br), pioneira em consultoria em marketing e comunicação para o desenvolvimento sustentável com 19 anos prestando serviços para clientes como Vale, Votorantim, Unibanco, Bayer, Suzano, Bradesco, International Paper, Veracel, WWF, SBS, Sabesp, Volkswagen, PriceWaterhouseCoopers e USAID. Coordenador executivo do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha há 9 anos; diretor executivo do Instituto Brasil Verdade e coordenador executivo do "Programa Jovens Embaixadores Ambientais", da Bayer-PNUMA/ONU entre 2006 e 2008. Jornalista especializado, é editor da revista eletrônica “Businss do Bem – Negócios e Sustentabilidade” e autor de 6 livros sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.Professor universitário por mais de 20 anos, 12 dos quais na ESPM-SP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, é formado em Publicidade e tem cursos de especialização em Nova Iorque, Toronto, Paris e Londres. Tem experiência de 25 anos como executivo: foi CEO para o Brasil da sueca Hornell; Vice Presidente de Planejamento do Grupo Propeg e Diretor de Planejamento da Ogilvy.