Obras e Artistas 2017
Autor: Loli Colpa
Título da Obra: Dorina
Técnica: Escultura..
Descrição da obra: Design Inovador, a junção de resíduos inusitados, transformados em objeto de arte e utilitário, a forma de busto é uma homenagem a todas as mulheres que fazem a diferença , na luta por um mundo melhor. O Ecodesign esta fortemente representado na Luminária Dorina que decora, embeleza e ilumina o ambiente.
Depoimento: Ampliação e difusão do Ecodesign, estabelecendo parcerias para divulgação e consolidação desta opção com toda relevância que tem este novo olhar sobre os resíduos gerados, através de ações conscientes alertando sobre o excesso de consumo, mostrando a importância dos produtos ecologicamente corretos, versáteis de de máxima utilidade, a transformação dos materiais acaba sendo um objeto transformador que faz com que o publico pense antes de consumir..
Autor: Socorro Silveira
Título da Obra: Fênix
Técnica: Mobiliário Escultura
Descrição da obra: Desenvolvi cadeiras e banquetas feitas a partir de tubos de papelão encontrados nas sucatas, transformando um material descartado, que antes tinham pouca utilidade, em um produto ergonômico, estético, confortável, funcional e seguro. Na perspectiva do designer, o objetivo é aproveitar o máximo a matéria prima-papelão- e ousar nas cores e formas apresentadas. Os tubos quando recolhidos tem as seguintes especificações: 70 cm de altura, 45 cm de diâmetro, 2,5 cm de espessura e peso de 18 kg.. Dimensões: 46cm do chão ao acento/ 77cm do chão ao espaldar/ 45cm de diâmetro.
Depoimento: ECOSS, negócio social de mobiliários sustentáveis, surge da iniciativa empreendedora da estudante de designer de interiores, Socorro Silveira, 53, que motivada e provocada pela consciência ambiental de sua mãe, Assunção Barros, ousa em um negócio que cria móveis e utensílios de decoração que tem como prerrogativa a preocupação com o sustentável. Desenvolve esse trabalho a 5 anos na cidade de Fortaleza.
Autor: Bel Porazza
Título da Obra: Jardim de Inverno
Técnica: Escultura Têxtil
Descrição da obra: A obra foi elaborada a partir de técnicas milenares de feltragem molhada que utiliza lã de ovelha lavada e cardada. A forma é de um chapéu esculturado para representar o tema: jardim de inverno. As cores vivas representam as flores dessa estação que precisam se sobressair diante do frio, do vento e das chuvas. O acabamento irregular transfere ao chapéu-escultura a perfeição encontrada nos ambientes naturais, isto é, perfeição que difere de produtos industrializados. Dimensões: 30cm x 28cm x 30cm, 100g
Depoimento: Desde 2010 crio peças com lã de ovelha numa perspectiva de desenvolver objetos artísticos ou utilitários com recursos naturais, sem colocar em risco nenhuma comunidade ou meio ambiente, sem criação de lixo, ou qualquer outra forma nociva às pessoas ou ao planeta. Acredito que seja importante viver atendendo à crescente conscientização da sociedade, para o benefício de todos.
Autor: BioFa
Título da Obra: O Brasil é um Papelão
Técnica: Colagem
Descrição da obra: Desde de 2016 trabalhando com arte / reciclagem. Designer construído através das formas que foram encontradas na reciclagem, buscando uma diagramação equilibrada sem perder as características dos objetos.
Depoimento: Trabalhando desde 2006 com arte através material reciclado.
Autor: Mag Magrela
Título da Obra: Terra Brasilis
Técnica: Técnica mista, utilizando tinta acrílica, spray e mosaico em azulejo..
Descrição da obra: Questões políticas, sociais e pessoais dentro da cultura brasileira. Trazer a tona alguns problemas vivenciados por alguns brasileiros, como o racismo, segregação e falta a algumas necessidades básicas como a educação. Dimensão: 1,0 m largura X 32,0 cm de altura; 4,0 cm de profundidade
Depoimento: Foi uma questão que o próprio trabalho foi me levando a esse tema, que fazer com restos de muros, de azulejos, de tintas vencidas. Enfim… fazer arte com tudo isso.
BENCHMARKING DAS ARTES 2017 – 5a Edição
Juri TécnicoRegulamentoRanking 2016ProgramaçãoDOCsInscrições
BENCHMARKING DAS ARTES – 2012 a 2016
Edições Anteriores Banco Digital