O Programa Benchmarking Brasil está alinhado com os ODS
Os cases, projetos e práticas certificadas Benchmarking identificam no formulário de inscrição qual o ODS mais evidente
Clique na imagem
Uma agenda para o planeta e para as pessoas
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com suas 169 metas fazem parte de uma Agenda universal liderada pela ONU com atuação nos pilares: econômico, social e ambiental. Estes Objetivos e metas para serem atingidos até 2030 e precisam da atuação de todos: governo, empresas e sociedade civil, pois propõem ações em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. Para saber mais e baixar em PDF, clique AQUI
Dos ODM aos ODS
Os Objetivos do milênio foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Eram 8 Objetivos.
Em 2015, uma nova negociação reformulou a proposta estabelecendo os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para nortear as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos sucedendo os ODM. Os ODS contemplam uma agenda com 17 Objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030. São Eles:
- Erradicação da Pobreza
- Fome Zero
- Saúde e Bem Estar
- Educação de Qualidade
- Igualdade de Gênero
- Água Potável e Saneamento
- Energia Limpa e Acessível
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- Industria, Inovação e Infraestrutura
- Redução das Desigualdades
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Consumo e Produção Responsáveis
- Ação Contra a Mudança Global do Clima
- Vida na Água
- Vida Terrestre
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
Para baixar em PDF, clique AQUI
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas de sustentabilidade, e de quem trabalha com elas
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição.
A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.
O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.
Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática.
O Programa Benchmarking incluiu os ODS na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e realiza intensa agenda para compartilhar e fomentar práticas alinhadas com os ODS. Também registrou suas metas e compromissos na plataforma das Nações Unidas. Veja AQUI
Mais informações, visite TOP FIVE