Onde estão os legítimos líderes da Sustentabilidade?

 

PERFIL E PRÁTICAS DOS CONSTRUTORES DO FUTURO

Século 21: mais verde, mais limpo, e menos insustentável

 

 Por Marilena Lino de Almeida Lavorato

 

Primeiro ano da segunda década do novo século e já se vislumbra mudanças significativas no modo de pensar e agir das lideranças e seguidores de uma sociedade em construção.

  

Líderes atuantes nos 03 setores da economia defendem novas idéias e posturas e as coisas começam a acontecer na pratica. Ainda não no ritmo e intensidade que precisamos, mas há avanços. Discutem-se temas antigos sob o prisma de um novo olhar aumentando a massa critica em torno de temas relevantes. E esta massa critica suficientemente informada para não se deixar envolver por discursos não convergentes com práticas e o famoso Green washing das falsas lideranças, começa a interferir no processo de construção do futuro.

 

 O FUTURO JÁ COMEÇOU

  

 Acontecimentos pontuais (ambientais, sociais e econômicos) com impactos globais ganham espaço nas mídias tradicionais e são intensamente discutidos nas mídias sociais e eventos técnicos dirigidos, fortalecendo ainda mais a musculatura e poder da massa crítica junto a opinião pública.

  

Dentro deste contexto despontam lideranças reconhecidas e admiradas por esta massa crítica. São pessoas físicas ou jurídicas que pensam e agem fora do lugar comum, que lidam bem com o pensamento complexo e a pluralidade, enxergando oportunidades onde outros ainda são resistentes e pagam para ver. São inovadores por excelência, éticos e interativos por opção, lideres por vocação genética. Esta combinação de competências está no DNA deste novo líder que aponta caminhos e soluções.

  

PASSAR PELO CRIVO DA MASSA CRITICA É LIDERAR  

  

Em se tratando de sustentabilidade, temos muita propaganda e pouco resultado prático comprovado. Mas nem tudo é Green washing, há empresas e instituições inovando e se destacando no mercado e sociedade.

  

São lideranças que estão fazendo a coisa certa e não tem medo nem receio da massa critica, pelo contrário, se beneficiam desta aproximação e compartilham suas práticas e produtos sem constrangimentos. São lideranças legítimas e genuínas em suas áreas de atuação provando que é possível, viável e competitivo conciliar desenvolvimento econômico com harmonização social e ambiental.  São no momento o contraponto ao Green washing, e estão construindo um futuro mais verde, mais limpo e menos insustentável.

  

 

ONDE ENCONTRAR OS LEGÍTIMOS LÍDERES DA SUSTENTABILIDADE

  

 Encontramos estes líderes em eventos técnicos dirigidos, compartilhando e interagindo com a massa critica sem grandes alardes, e com a racionalidade e coerência esperada de um líder. Compartilham suas inovações, visões e práticas com a tranqüilidade e segurança de quem é lider, reconhecendo que interagir e dialogar é uma das suas principais responsabilidades.

  

Sabem que o mercado e sociedade, espera, cobra, e premia, aqueles que tomam para si a tarefa de inovar e construir, preferencialmente, juntos e com transparência. Mercado e Sociedade são ávidos por inovações tecnológicas ou gerenciais que melhorem o desempenho socioambiental das atividades humanas e a qualidade de vida dos consumidores.

  

A empresa ou instituição com práticas, produtos e ações que estão inseridos dentro deste contexto terão a oportunidade de participar de Julho Sustentável promovido pelo Instituto MAIS nos dias 26, 27 e 28 de Julho, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo. Existem 03 portas de entrada para a empresa ou instituição com tais requisitos e competencias:

 

Ranking Benchmarking: Selo de Sustentabilidade para os detentores das melhores práticas de sustentabilidade, 9ª edição – Inscrições de cases até 30/05 – www.benchmarkingbrasil.com.br/    

Para conhecer as 125 empresas participantes e que alimentam o maior banco digital de praticas de sustentabilidade de livre acesso do país, click AQUI

  

FIBoPS – Feira e Congresso Internacional:  Mostra das práticas, produtos e ações pro-sustentabilidade para massa critica formadora de opinião (93% superior completo e/ou especialização), 4ª edição – www.fibops.com.br/  

Para conhecer as empresas participantes da edição anterior, click AQUI 

 

BenchMais2: Obra referência em gestão socioambiental com 198 cases de sustentabilidade que foram selecionados pelo Ranking Benchmarking nas 08 edições já realizadas, artigos e depoimentos de especialistas, e prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, 2ª edição. Para saber mais sobre a obra, click AQUI

  

BOAS PRÁTICAS, QUEM TEM MOSTRA E COMPARTILHA

  

 (*) Marilena Lino de Almeida Lavorato, especialista em gestão socioambiental, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, e idealizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

 

São Paulo, 09 de Maio de 2011

 

 Mais informações:

Instituto MAIS (Mais Atitude Instituto Socioambiental)

Fones: (11) 3257-9660/ 3729-9005/ 3637-4457/ 3637-4459

WWW.institutomais.org

  

O I+ é uma organização não governamental sem fins lucrativos com a missão de construir uma nova cultura pró-sustentabilidade.

O Programa Benchmarking e a FIBoPS são atividades do calendário 2011 – CEBoPS (Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas Socioambientais)