Release 4

PROGRAMA BENCHMARKING COM ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira poderão fazer intercâmbio com instituições internacionais 

Inscrições pela internet até 31/07 no Hot Site: www.benchmarkingbrasil.com.br

Em 2003 após enquête com aproximadamente 300 empresas onde foi identificado demanda pela pratica Benchmarking, a Mais Projetos, empresa especializada em gestão e capacitação socioambiental desenvolveu uma metodologia exclusiva para identificar e compartilhar as melhores praticas e os melhores modelos da gestão socioambiental e assim, promover a melhoria contínua nas instituições brasileiras. Desde então colecionou números significativos. Construiu e detém o maior Banco de Boas Praticas Socioambientais do País com 111 boas praticas de 91 instituições atuantes nos 03 setores da economia. Neste período contou com 50 especialistas na comissão técnica e 60 instituições representativas com atuação nacional e internacional.
 
Exclusividade Benchmarking
 
Para ampliar ainda mais seu raio de ação, o Programa Benchmarking a cada ano lança novas frentes de atuação sempre em parceria com instituições especializadas. Em 2007, em associação com o Instituto Envolverde e Ruschell & Associados Marketing Ecológico, lançou e distribuiu 5 mil exemplares da obra “BenchMais, as 85 melhores praticas em gestão socioambiental do País” às principais universidades e entidades representativas do Brasil e Portugal. A próxima edição sairá em 2009 com os resumos das praticas selecionadas nas edições 2007 e 2008. 
 
Em 2008, o Programa inovou mais uma vez para ultrapassar fronteiras e proporcionar o Benchmarking Internacional. Além de contar com especialistas internacionais em sua comissão técnica (1/3), fechou parcerias importantes que proporcionam amplitude e envergadura a iniciativa. 
 
Fechou parceria com a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade detentora do maior e mais respeitado Banco de Boas Praticas do País, e, com o Instituto Mais, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e fomentar a consciência socioambiental no cenário global. A partir de agora, os cases Benchmarking poderão ser publicados também do Banco de Boas Praticas da FNQ e fazer intercambio com cases internacionais na  1ª.FIBoPS – Feira Internacional para o Intercambio das Boas Praticas Socioambientais realizada pelo Instituto Mais nos dias 23, 24 e 25 de setembro em São Paulo/SP. É a primeira feira internacional neste formato e temática realizada no Brasil com exposições de cases internacionais de vários paises. Foram convidados: Itália, Suécia, Chile, Suécia, Japão, Finlândia, entre outros. O intercambio internacional só está sendo possível graças ao trabalho de 06 anos do programa Benchmarking, uma das mais importantes iniciativas para difusão e incentivo das boas práticas socioambientais nas instituições.
 
Evidências da Responsabilidade Socioambiental das empresas
 
A frase de Paulo Nogueira Neto, Professor Titular Emérito da USP e Presidente da Câmara Técnica de Biodiversidade e Fauna do CONAMA e também integrante da comissão técnica 2008 sintetiza bem o espirito e missão do Programa Benchmarking: “O mundo, porém, vai para frente graças aos que são otimistas com os pés no chão. É a atitude dos que, como os idealizadores do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, mostram que no planeta existem soluções práticas que nos levam adiante. Divulgar acertos e possíveis soluções é muito valioso  para resolver problemas relacionados ao uso dos recursos ambientais e para melhorar as nossas condições de vida
 
Empresas e gestores com cases de excelência socioambiental podem fazer suas inscrições até 31/07. O compartilhamento do conhecimento aplicado é real evidencia da responsabilidade socioambiental da instituição. Participar deste processo é fundamental para continuar alimentando este intercâmbio de boas praticas e colaborar comprovadamente com a construção de sociedades sustentáveis. As inscrições dos cases para a 6ª edição do Programa Benchmarking devem ser feitas apenas pela internet no Hot site: www.benchmarkingbrasil.com.br
 

 

São Paulo, 17 de julho de 2008

Assessoria de Imprensa
Fones/Fax: 55 11 3729-9005