Release_01_01_03_10

Abertas inscrições para o Ranking Benchmarking 2010
Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade 
Inscrições Online até 30/05/2010
 

Em sua 8ª edição, o Programa Benchmarking já se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade. 

Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Faz parte do Programa Benchmarking, que além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira internacional.

As Instituições com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases até 30/05/2010 pela internet, e uma vez rankeadas farão parte do maior Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais de livre acesso do país, fonte de consulta para pesquisadores, universidades e mídias especializadas. A comissão técnica é multidisciplinar e congrega especialistas de vários países. As inscrições poderão ser feitas online no hot site www.benchmarkingbrasil.com.br

Programa Benchmarking cresce e ganha respeito

O Banco de Boas Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do Programa Benchmarking, o maior do país, tem despertado o interesse da mídia especializada, em especial da mídia dirigida a gestão empresarial. A mais recente citação foi na Revista ESPM (edição 1 – janeiro/fevereiro 2010), que tem como tema central a sustentabilidade nas empresas. 

A Coordenadora do Programa Benchmarking, Marilena Lino de Almeida Lavorato é uma das articulistas convidadas para retratar o tema sob o enfoque da ferramenta Benchmarking e o Banco de Boas Práticas. Para ler o artigo completo, visite o link: www.maisprojetos.com.br/clipping/clipping_espm_2010

Com uma metodologia única e inovadora, o programa em seus 8 anos de existência já selecionou e compartilhou aproximadamente 171 práticas de sustentabilidade. Passaram pelo crivo Benchmarking, mais 100 instituições brasileiras atuantes nos 03 setores da economia, e localizadas em 12 diferentes estados do país.

As práticas são pontuadas por uma comissão técnica multidisciplinar com participações relevantes do cenário nacional e internacional, o que garante credibilidade e transparência, e uma vez selecionadas, integram o Ranking Benchmarking e o banco de Boas Práticas, o maior de livre acesso no país. A partir daí, o Programa compartilha estas práticas com públicos especializados e com interesse em sustentabilidade.


Boas Práticas de Sustentabilidade, quem tem mostra e compartilha

Gestores e Instituições com ações concretas que comprovam melhorias ao meio ambiente natural, as comunidades e competitividade a organização, podem inscrever seus “cases de sustentabilidade” para concorrer ao Ranking 2010, que será conhecido no “Dia Benchmarking, compartilhar para crescer”, em 29 de Julho no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo.

Os Rankeados passam a integrar o maior e mais respeitado BD de boas praticas de sustentabilidade de livre acesso do país com o resumo executivo dos cases que demonstraram efetividade nas seguintes áreas: Resíduos, Energia, Gases e Poluentes, Recursos Hídricos e Efluentes, Educação, Informação e Comunicação Ambiental, Ferramentas e Políticas de Gestão. Manejo e Reflorestamento, Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos, Proteção e Conservação e Arranjos Produtivos. 

Comissão Técnica 2010, multidisciplinar e com participações internacionais
 

Um dos pilares do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é a sua comissão técnica que é única em seu formato e composição, analise e critérios de avaliação.

A comissão técnica compreende identificação de nomes consagrados de personalidades e especialistas comprometidos com ações sustentáveis e atuantes em entidades de reconhecido valor representante dos mais significativos segmentos da sociedade.

Os critérios de avaliação são transparentes e os membros da comissão técnica avaliam a qualidade das praticas de sustentabilidade do case sem ter acesso ao nome da instituição.

Nomes confirmados em ordem alfabética:
Para ver mini CV completo, foto e frase depoimento sigar para o link: www.benchmarkingbrasil.com.br/index.php?pag=02bbad 

  • Anderson Vinicius Romanini, Professor doutor da Universidade de São Paulo (ECA e FAU). É também Diretor de Relações Internacionais do Centro de Estudos Peirceanos da PUCSP, apresentador do programa TRAJETÓRIA da TV USP e coordenador do Laboratório Agência de Comunicação (LAC) da ECA.
  • André Urani, Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade.
  • Antonio Augusto Rossotto Ioris, Professor da Escola de Geociências da Universidade de Aberdeen, Reino Unido, pesquisador do Centro de Sustentabilidade Ambiental de Aberdeen (ACES) e coordenador do programa de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável. 
  • Daniel Lage Chang, Fellow da Rede LEAD, Liderança em Meio Ambiente e Desenvolvimento, e integrante da equipe de Cooperação Internacional, ligada à Diretoria de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente.
  • Fernando Codelo Nascimento, Professor titular da Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental, Professor colaborador dos cursos de pós graduação da FATEC/SP e do curso de Pós Graduação da FSP/USP na área ambiental.
  • José Carlos Barbieri, Professor adjunto da Fundação Getúlio Vargas SP. Membro do Fórum de Inovação da EAESP, fundador e coordenador do Centro de Estudos de Gestão Empresarial e Meio Ambiente da EAESP.
  • Josimar de Almeida, Professor, Orientador e Coordenador Adjunto do Programa de Engenharia Ambiental(UFRJ-EP/EQ), Cientista e Professor Associado do Programa de Tecnologia Nuclear(USP-IPEN), Pesquisador Científico bolsista do CNPQ(Engenharia Ambiental),  Professor Convidado:PRODEMA/UFAL, FGV- RJ.
  • Luís Felipe Nascimento, Professor Associado da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do CNPq e editor da Revista Eletrônica de Administração (REAd).
  • Marcio Amazonas, Engenheiro Agrícola com especialização em Relações Públicas para o Meio Ambiente, Engenharia e Gestão Ambiental. Coordena o desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental para o tratamento de água e de sistemas de gestão para o abastecimento de água segura, em parceria com a OMS, a US EPA e o CDC.
  • Miguel Haddad Magnocavallo, Diretor Executivo do Escritório de Projetos Mercosul em Frankfurt, atuando como Front-Office da Aliança das Câmaras Binacionais Alemãs no Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
  • Regina Santos, Coordenadora da Unidade Gestão e Promoção da Inovação do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), orgão do Ministério da Economia e Inovação de Portugal
  • Ricardo Carvalho, jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade da TV Gazeta. É também diretor de conteúdos da Fotossíntese e do programa TV Ideal (nova emissora de TV da Editora Abril); membro da IUCN, a mais antiga ONG ambiental do Planeta, fundada em 1948 e da Comissão de Educação e Comunicação da entidade, e conselheiro do Instituto AKATU de Consumo Consciente.
  • Sineval Rodrigues, Professor Convidado da FDC – Fundação Dom Cabral (MG) e Professor e Orientador Pedagógico da Faculdade Energia em Criciúma/SC. Coordenador Acadêmico do Programa Máster em Empreendedorismo e Inovação – MEI, do Business Institute Internacional/ Babson College

O 8º Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma realização da Mais Projetos Gestão e Capacitação Socioambiental, e, conta com apoio das mais significativas instituições representativas do país. Para  conhecer as edições anteriores, visite Bench Day

(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

São Paulo, 01 de março de 2010

Mais Informações:

Kathellym Santos
Assessoria de Imprensa
imprensa@maisprojetos.com.br
55 11 3729-9005