Release_03

PROGRAMA BENCHMARKING FAZ NEUTRALIZAÇÃO SUSTENTAVEL DAS SUAS EMISSÕES


Inscrições de Cases até 30/06/2009

 
O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, uma iniciativa independente e supra-representativa de fomento a sustentabilidade fecha parceria com a Green Domus, empresa especializada em Desenvolvimento Sustentável, para inventariar e neutralizar as emissões da organização dos eventos 7º Benchmarking e 2ª FIBoPS através da alocação dos certificados equivalentes. Após o evento, os certificados serão “cancelados” garantindo que não mais serão utilizados para propósitos comerciais ou de compensação.  Este ano o “Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer” onde será conhecido o Ranking 2009 das Instituições Benchmarking, acontece em 04/09/2009 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP
 
Segundo Felipe Bottini, Diretor da Green Domus, a escolha pela modalidade de neutralização das emissões deve ser criteriosa. “O simples plantio de árvores infelizmente não apresenta os resultados que gostaríamos. Árvores demoram décadas para seqüestrar carbono. Acelerar esse processo através da fertilização implica em emitir outros gases de estufa que são ainda piores que o gás carbônico, além disso, não há como garantir que as árvores permanecerão vivas e estocando carbono de forma definitiva. Também tem se verificado que muitas atividades de reflorestamento são obrigação legal das empresas, uma vez que são obrigadas a recuperar áreas devastadas. Durante essa recuperação, aproveitam para vender a redução de emissões”.
 
Isso é o que os especialistas chamam de “ausência de adicionalidade”, ou seja, os recursos gerados pela venda das reduções de emissão, não estão motivando a redução de emissão, já que essa ocorreria de qualquer maneira se a empresa quiser manter-se na legalidade. Resultado, como essa é uma venda complementar e não o foco do negócio, preços convidativos são oferecidos. “Desconfie de neutralização muito barata. Um ano de neutralização certificada pela ONU para um brasileiro médio deve custar aproximadamente 160 reais”, conclui Felipe Bottini.
 
MOBILIDADE E NEUTRALIZAÇÃO
 
O programa Benchmarking Ambiental Brasileiro em seus 07 anos de existência sempre primou pelo cuidado com a organização do evento que a partir de 2008 incorporou a FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais realizado pelo Instituto MAIS, recebendo um volume maior de publico.
 
“Os locais de realização do Programa Benchmarking sempre foram escolhidos levando se em consideração mobilidade e emissões do publico visitante. São locais de fácil acesso, próximos as estações de metrô e dentro de um trajeto com múltiplas opções de uso do transporte coletivo. Mesmo assim, as emissões causadas devem ser neutralizadas da melhor forma possível que dispomos no momento, ou seja, de forma imediata e segura” diz Marilena Lino de Almeida Lavorato, Coordenadora do Programa Benchmarking.
 
Com esta premissa, os organizadores optaram por uma abordagem diferenciada que busca evitar a causa do efeito estufa ao invés de recuperar o efeito. São os certificados de redução de emissão expedidos pela UNFCCC (Organismo da ONU para mudanças climáticas), sendo que cada certificado equivale a 1 tonelada de emissões de gás carbônico. Estes certificados são frutos de projetos desenvolvidos para impedir a geração e dispersão de gases de efeito estufa.
 
UM NOVO FORMATO DE CIDADANIA EMPRESARIAL
 
Outra característica marcante do Programa Benchmarking é priorizar o livre acesso ao conhecimento socioambiental aplicado que identifica, organiza e compartilha com toda sociedade. As empresas participantes do Programa são reconhecidas como detentoras e promotoras das boas práticas, isto porque, não apenas provam sua adoção com resultados efetivos, como também compartilham suas práticas. É um discurso que se sustenta pelo reconhecimento e aferição de uma comissão técnica multidisciplinar que avalia o case sem ter acesso ao nome da instituição para total imparcialidade.
 
Neste período o programa construiu e detém o maior banco digital de livre acesso de praticas de sustentabilidade do país. Produz e distribui gratuítamente publicações didáticas e informativas (livro, guia, revista, boletim) e a maioria de seus eventos técnicos são abertos e gratuitos. Esta é a forma de atuação que os organizadores acreditam ser eficaz e transparente para democratizar o acesso a informação qualificada e assim acelerar o desenvolvimento técnico das instituições e seus gestores. A 2ª FIBoPS, evento paralelo ao Dia Benchmarking, é aberto e gratuito, e com uma programação técnica diversificada reunindo o maior numero de especialistas e profissionais em sustentabilidade por m2 do país. Serão 04 dias de intensa interatividade em 02 auditórios, 02 salas técnicas e pátio de exposições. Mais informações no hotsite: www.fibops.com.br 
 
Mais de 20 mil profissionais e especialistas já tiveram contato com as boas praticas selecionadas pelo Programa Benchmarking, e mais de 100 instituições de todas as regiões e atuantes nos 03 setores da economia já participaram pelo crivo Benchmarking e integram o BD de livre acesso.   Neste período, o programa teve a adesão de mais 80 apoiadores institucionais e 80 especialistas em sua comissão técnica.
 
A comissão técnica 2009 congrega participações de especialistas de 06 países: Brasil, Canadá, USA, Escócia, Itália e Portugal. Para integrar o Ranking Benchmarking e compartilhar uma pratica de excelência socioambiental é necessário inscrever um case de boas praticas até 30/06/2009. Para conhecer o regulamento e fazer a inscrição, visite o Hot Site: www.benchmarkingbrasil.com.br     
 
 
São Paulo, 16 de Junho de 2009.
 
Mais Informações:
Kathellym Santos
Fones/Fax: 55 11 3729-9005/ 3257-9660
 
(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)
 
(*) Para mais informações sobre a neutralização sustentável, envie email para: neutral@greendomus.com.br