Release 26/09/2008

Programa Benchmarking e 1ª FIBoPS recebem mais de 2000
pessoas em 03 dias de programação no Centro de
Convenções CADORO em São Paulo

 Os melhores da gestão socioambiental brasileira recebem aplausos do publico que lotou o Teatro CADORO em São Paulo

             DIA BENCHMARKING – COMPARTILHAR PARA CRESCER

Ontem, 25 de setembro, no Teatro CADORO, em São Paulo foi um dia emocionante e cheio de esperança, o tão esperado Dia Benchmarking – Compartilhar para crescer aconteceu trazendo a todos os presentes, um seleto público, formado por executivos, gestores, especialistas e jornalistas o melhor da gestão socioambiental brasileira. Todos puderam conhecer os cases vencedores da 6ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro que integram o Ranking 2008 das empresas e instituições reconhecidas como detentoras das melhoras práticas socioambientais após o crivo rigoroso de uma comissão técnica composta por especialistas nacionais e internacionais. Este ano o Ranking apresentou 30 cases e registrou adesão de novos setores e ramos de atividade incluindo a participação de 04 cases do setor publico. 

É um privilégio para nós brasileiros aprender com quem está fazendo a coisa certa em respeito ao meio ambiente, enquanto ouvíamos os palestrantes uma onda de alegria e esperança contagiava a todos. Através da apresentação das 30 empresas vencedoras pudemos ter a certeza absoluta de que podemos aliar desenvolvimento com equilíbrio socioambiental. Nós dependemos da natureza e é ela que nos move, é ela quem nos obriga a respeitá-la e novamente nos adaptarmos a ela. O lema é CUIDAR, ou morremos todos sem ar, sem energia e sem alimento saudável

Na FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas evento que antecedeu o Dia Benchmarking e reuniu praticas internacionais e nacionais selecionadas pelo próprio Programa nas edições anteriores, Nelton Miguel Friedrich, Diretor of Coordination da Itaipu Binacional disse a todos os presentes em sua palestra que o mundo está insustentável, a humanidade já excede a capacidade da terra e que hoje estamos colhendo os problemas que eram as soluções de ontem. “A água é vida e não mercadoria, a água é divindade. Temos que respeitá-la”. Nelton ainda falou sobre educação, ele acredita que sem essa base não iremos conseguir muita coisa. “Se você for ensinar uma pessoa a plantar uma árvore e ela perguntar pra que? ou não conseguir aprender, você joga a árvore fora e seu tempo também”, disse Nelton. Ele ainda não se conforma com o famoso fast food que nossos filhos gostam tanto, sendo que temos terra e talento para plantarmos e comermos alimentos saudáveis. Nelton ainda deixa claro em sua palestra que dinheiro e boas idéias nem sempre andam junto. “Se você quer estragar uma boa idéia começa a falar de dinheiro”, finaliza o diretor da Itaipu Binacional. 

O Programa Benchmarking está em sua 6ª edição e detém o maior Banco de Boas Práticas Socioambientais do país com 141 cases implantados em 106 instituições localizadas em 13 diferentes estados da federação.  Para isto contou com uma equipe de 65 especialistas na Comissão Técnica. É o maior acervo técnico e a maior concentração de especialistas atuantes que foi organizado e está disponível na internet.  Os cases selecionados a partir deste ano também serão publicados no Banco de Boas Práticas da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, detentora do maior Banco de Boas Práticas da Gestão Corporativa do país. Todo este valioso patrimônio que é o conhecimento aplicado destas instituições é compartilhado com a sociedade por meio dos Bancos de Boas Práticas com livre acesso, Livro (BenchMais) distribuído gratuitamente nas universidades brasileiras e portuguesas, e a partir deste ano também nos vários eventos gratuítos e abertos ao público com destaque para a FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais que tem convenio com as universidades e apresenta aos visitantes, as boas práticas nacionais e internacionais nos formatos de painéis, oficinas e stands. A 1ª FIBoPS foi realizada em parceria com o Instituto Mais, e, em 03 dias de programação recebeu mais de 2000 pessoas de todo país, principalmente das universidades que enviaram seus corpos docentes e discentes para contato maior com as boas praticas. O programa Benchmarking tem por principio compartilhar gratuitamente com a sociedade o que as organizações e o ser humano tem de melhor, o seu conhecimento e suas boas práticas.

O evento completo (FIBoPS e Dia Benchmarking) em seus 03 dias de realização, reuniu e apresentou 40 boas práticas de instituições/empresas nacionais e internacionais, contou com o apoio de 15 universidades e  27 instituições representativas e recebeu mais de 2000 pessoas. Reuniu a massa crítica, pensante e atuante da gestão socioambiental para apresentar e debater o que temos de melhor e mais avançado em se tratando de boas praticas socioambientais. Seguramente contribuiu de maneira efetiva para elevar o nível do debate e promover o desenvolvimento técnico gerencial dos atuais e futuros gestores.

Os cases vencedores integrantes do Ranking Benchmarking passam pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar, formada por especialistas nacionais e internacionais que pontuam os cases mediante critérios e métodos desenvolvidos pelo Programa Benchmarking. Em 2008, a comissão contou com participação de especialistas do Brasil, Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos e selecionou 30 cases vencedores (veja lista no final)

Estiveram prestigiando a 6ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro e a 1ª FIBoPS, o Deputado Mendes Thame, Dr.Paulo Nogueira Neto, ambientalista reconhecido internacionalmente e a primeira pessoa a dirigir a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973 e 20 anos depois transformada em Ministério, Dr. Haroldo Mattos de Lemos, Vice Presidente do ISO TC 207, Superintendente do ABNT/CB 38 e Presidente do Instituto Brasil PNUMA, Dr. Mohamed Habib, Pro-Reitor da Unicamp, Dr. Leonardo Placucci, Reitor da Unisant´anna, entre outras personalidades.

Conheça o Ranking Benchmarking 2008:
Instituições reconhecidas como detentoras das melhores práticas socioambientais

Classificação

Case

Empresa

Biodiversidade Brasil: Análise e recuperação das áreas de influência da empresa e Projetos sócio-ambientais com comunidades vizinhas.

Anglo American Brasil

Projeto Fluir

Subprefeitura Itaim Paulista

Fundação Amazonas Sustentável: um projeto win-win de desenvolvimento sustentável

BANCO BRADESCO

Programa Monitoramento da Biodiversidade

Klabin

Agricultores por Natureza: Utilização do Biodigestor nas comunidades do entorno do Parque Estadual do Rio Doce – Reserva da Biosfera

ArcelorMittal Inox Brasil

Clube dos Produtores

Wal-Mart Brasil

7º

Projeto Salvamar – Educação e Ação Ambiental

Samarco Mineração

Reciclar para o Social – Uma atitude que faz a diferença

AGCO DO BRASIL COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Programa Comunidade Educação

Bandeirante Energia

10º

PROGRAMA ÁGUA LIMPA

DAEE – Depto de Àgua e Energia do Estado de São Paulo

11º

Projeto de Inovação da Área de Vivênia Ambiental PIATAN – AVAP

Duratex

12º

Bioconsciência

Botica Comercial Farmaceutica

13º

Logística Reversa

Instituto Nacional de Processamento de Embalagens

14º

Parque Ambiental

Souza Cruz

15º

Inventário de emissões e sumidouros de gases de efeito estufa

Celulose Irani

16º

Recifes artificiais construídos à base de escória siderúrgica beneficiam ecossistema e comunidade

ArcelorMittal Tubarão

17º

Redução das Emissões de Compostos Orgânicos na UNIB- BA.

Braskem

18º

A natureza ajudando na redução dos resíduos sólidos do Tratamento de Efluentes

Dana Indústrias

19º

Redução no Consumo de Água Potável e Eliminação de Descarga de Efluentes.

Consórcio de Alumínio do Maranhao

20º

Mitigação de Impactos em Reservatórios Hidrelétricos – Estudo de Caso da UHE Taquaruçu.

Duke Energy Geração Paranapanema

21º

Operação Natureza (Programa Córrego Limpo)

SABESP

22º

Gestão Ambiental aplicada na cadeia de valor – Case embalagens – Redução de insumos sob a ótica ambiental

Itautec

23º

Reciclagem Solidária

Companhia de Bebidas das Américas (AmBev)

24º

Programa de Educação Ambiental – HEMOCICLE

Hemorio

25º

Projeto Viva o Amanhã

Avon Cosméticos

26º

Projeto "ILHAS DE IMPRESSÃO"

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

27º

BIOINDEX

Suzano Papel E Celulose

28º

Coleta de côco verde

YAGASAI INDÚSTRIA DE FIBRAS

29º

Pensando o ciclo de vida e a tecnologia ambiental

Volkswagen Caminhões & Ônibus

30º

SEEBALANCE® – Análise de Sócio-Ecoeficiência

Fundação Espaço ECO


Mais Informações:

Luciene Balbino

Fones/Fax: 55 11 3661-9199/9103-8157

Assessoria de Imprensa

Sites: www.benchmarkingbrasil.com.br  e    www.institutomais.org

Fones/Fax: 55 11 3729-9005/ 3257-9660