BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2009 – ORDEM ALFABÉTICA
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AGCO do Brasil Comércio e Indústria

Case: Práticas Eficazes na Gestão dos Resíduos Sólidos
 
Cidade: CANOAS
Estado: RS
Responsável: MARCELO MATARAZZO
Cargo: GERENTE DE MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE

Principal motivação: Os principais fatores de motivação foram: – Melhoria contínua do SGA; – Adequação as práticas de Produção mais Limpa; – Redução na fonte geradora de resíduos;

Principais resultados: Benefício Ambiental: redução de 14,57% na geração de resíduos de madeira, plástico e papel / papelão, quando compara-se um ano com outro, isto representa uma redução de 249 ton desses resíduos. Benefício Econômico: não foi contabilizado neste estudo de caso. Infelizmente como a maioria das embalagens foi desenvolvida pelos nossos Fornecedores não tivemos acesso detalhado aos custos destas modificações. Benefício Social: não foi contabilizado neste estudo de caso.
 
Um aprendizado fundamental: O destaque deste trabalho é o esforço conjunto de diferentes áreas da empresa e a parceria com fornecedores, o que possibilitou que este trabalho se realizasse e fosse bem sucedido.
 
Recomendações: Na verdade é um trabalho simples e pode-se dizer que o mais difícil é reunir as pessoas certas, e conscientizá-las da importância de se trabalhar diretamente nas fontes geradoras de resíduos.

Alcoa Alumínio S/A
 
Case: Guia de Sustentabilidade Para Projetos Hidrelétricos no Brasil
 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Juliano
Cargo: Gerente de Meio Ambiente

Principal motivação: Ausência de orientação e requisitos básicos em sustentabilidade para empreendimentos de energia (hidréletricos) com participação societária da Empresa.

Principais resultados: O Guia de Sustentabilidade oferece elementos que apóiem os profissionais que atuam no ciclo de vida das plantas de geração de energia para: Encarar e resolver questões que a experiência mostrou serem de importância significativa; Tornar a gestão de seu negócio mais transparente e socialmente responsável; Apontar caminhos que podem melhorar seu relacionamento com as comunidades do entorno e outras partes interessadas; Indicar ações para reduzir os riscos financeiros e sócio-ambientais; Construir um plano de gestão sustentável para os seus projetos, que contribua efetivamente para o desenvolvimento da região; Iniciar um processo de gestão que incorpore a sustentabilidade aos processos, políticas e práticas da empresa.
 
Um aprendizado fundamental: – Divisão e organização dos quesitos de sustentabilidade na forma de Temas (Pilares); – Elaboração de uma ferramenta de auto avaliação para verificação da conformidade com o Guia; – Análise e divulgação do Guia em workshops com duração de 2 dias
 
Recomendações: Tecnologia aplicável a empreendimentos de geração de energia de fonte hidráulica, não necessariamente que tenha participação da Empresa. Define ações e quesitos de responsabilidade da gerenciadora da Usina aplicáveis ao site, comunidades e partes interessadas diretamente relacionadas a Usina. As solicitações definidas neste Guia também pode ser aplicado às Contratadas e Prestadoras de Serviços da Gestora da Usina. Uma vez que a participação da Empresa ocorre em Consórcio junto com outros investidores do Setor Privados e Públicos Elétrico, esta tecnologia pode ser replicada / aderida também pelos acionistas.

 

Anglo American Brasil Ltda.
 
Case: Otimização do Reuso de Água – ORAC
 
Cidade: Cubatão
Estado: SP
Responsável: Dany Shauer
Cargo: Gerente de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade – Unidade de Cubatão

Principal motivação: Um dos valores da Empresa é o Desenvolvimento Sustentável. Para nós, ele se traduz como o comprometimento em respeitar o meio ambiente com foco no uso racional dos recursos naturais e prevenção da poluição ambiental, buscando maneiras práticas de atender as necessidades do presente sem prejudicar a capacidade das gerações futuras. No contexto de seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável, e considerando a água um recurso essencial à vida e aos nossos negócios, a empresa criou o Projeto de Otimização do Reuso da Água – ORAC para redução do consumo de água e lançamento de efluentes. O objetivo deste projeto foi reduzir o consumo de água captada; aumentar o reciclo e reuso de água; reduzir o descarte de efluente líquido para o Meio Ambiente e envolver e comprometer os funcionários na redução do consumo de água.
 
Principais resultados: Principais resultados do ORAC: – Redução de 40% do volume de água captada; – Redução de 50% do descarte de efluente líquido para o Meio Ambiente. – Elevação da taxa de reuso para 50%; – Envolvimento e conscientização de funcionários das diferentes áreas da empresa.
 
Um aprendizado fundamental: Para realização deste projeto foi criado o “Comitê de Otimização do Reuso de Água” (CORAC), grupo multidisciplinar contando com pessoas de vários níveis e atividades. Através deste comitê, foi fundamental o empenho dos operadores na etapa de mapeamento do consumo de água das unidades, o que possibilitou um trabalho de conscientização dos funcionários a respeito do uso racional da água. A maioria das idéias de reuso obtidas foram sugeridas pelos operadores das áreas. Com sua expertise e conhecimento aprofundado da área, a contribuição deles foi fundamental para o sucesso do trabalho e demonstrou seu comprometimento com o uso racional e otimizado da água.
 
Recomendações: A revisão periódica do Balanço Hídrico do site, envolvendo todas as unidades industriais e funcionários de diversas áreas, traz novamente a temática da redução do consumo de água à tona, reforçando a conscientização sobre o uso racional de recursos naturais e tendo resultados práticos no desempenho ambiental das unidades.

 

ArcelorMittal Brasil S.A.
 
Case:
Gestão Sustentável de Resíduos e Co-produtos
 
Cidade: Serra
Estado: ES
Responsável: Luiz Antônio Rossi
Cargo: Gerente de Meio Ambiente
Principal motivação: Necessidade de reduzir estoques de resíduos antes considerados passivos ambientais e sem valor agregado. Melhorar o diálogo com as diversas partes interessadas, desmistificando a classificação dos resíduos gerados antes vistos como lixo industrial. O próprio aprimoramento da Gestão Ambiental da empresa, que definiu como estratégia a adoção de melhores práticas ao longo dos anos nas diversas áreas quanto a Gestão sustentável dos Resíduos gerados em seus processos/atividades. Transformado estes resíduos em co-produtos (alguns inéditos no setor), com a maximização no reuso e/ou reciclagem interna ou externa, a disposição adequada e a comercialização. O desenvolvimento de Pesquisas e estudos de novas aplicações de co-produtos são resultados de uma gestão baseada no conceito da Sustentabilidade proporcionando ganhos nos aspectos: Ambiental; Social; e Econômico.
 
Principais resultados: Garantia da sustentabilidade na empresa; agregar valor e reduzir custos; propiciar a destinação adequada, eliminando passivos e garantindo novas aplicações técnicas e ambientalmente corretas; contribuir para a diminuição da extração e degradação de recursos naturais; contribuir para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade do entorno. Diminuição de grandes estoques e criação de valor para os co-produtos nas diversas aplicações (lucro de 48 milhões de dólares em 2008 com a comercialização). Reutilização e reciclagem em torno de 99,7% dos resíduos gerados na produção do aço. Implantação de projetos junto a comunidades do entorno, com geração de renda, e capacitação de adolescentes em condição de risco social. Projeto em conjunto com as prefeituras locais com melhorias de acesso em estradas rurais não pavimentadas.
 
Um aprendizado fundamental: Em primeiro lugar a visão proativa e de melhoria contínua que a empresa adota quanto as questões ambientais. Destacando: a implantação da Central de Armazenamento de Resíduos e Co-produtos (CASP) para disposição temporária de resíduos visando seu reaproveitamento futuro; o início da caracterização ambiental quebrando paradigmas e eliminando o conceito “equivocado” do uso de escórias, pós e lamas pelos órgãos ambientais, que enxergavam os seus usos como descarte de lixo industrial; o investimento e desenvolvimento de novas tecnologias; a diminuição de grandes estoques de lamas, pós e escórias; e a criação de valor para os co-produtos nas diversas aplicações.
 
Recomendações: Estas práticas podem ser replicadas em outras empresas do setor siderúrgico e em outros segmentos industriais reduzindo estoques, custos, eliminando passivos, melhorando a economia local e a utilização de co-produtos de forma sustentável. Dentre as principais práticas a serem desenvolvidas destacamos: O Planejamento para Reutilização e Reciclagem; Implantar uma Gestão Centralizada para Desenvolvimento, Beneficiamento e Aplicações; Desenvolver Novos Mercados/Clientes; Capacitar Técnicamente e Ambientalmente as equipes envolvidas; Efetuar Parcerias com Institutos de Pesquisa / Universidades / Órgãos Governamentais / Comunidades; Realizar ações integradas com engajamento das áreas operacionais da empresa; Buscar sinergias e avaliar benchmarkings para melhores práticas; Estabelecer Indicadores Chave e realizar o Monitoramento.

 

Associação Intergerencial da Cemig
 
Case:
Programa AI6% – Programa de Destinação de Recursos para Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente
 
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Responsável: Wagner Delgado Costa Reis
Cargo: Presidente da AIC
Principal motivação: Para viabilizar a obtenção de recursos para programas e ações sociais onde seus empregados atuavam como voluntários, a empresa em parceria a com a Associação X criou, em 2000, o Programa AI6%, e passou a destinar parte de seu imposto de renda devido e a incentivar os empregados, através de uma campanha interna, a fazer doações para os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). Os FIAs, são contas bancárias abertas e movimentadas pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, em âmbito municipal, estadual ou federal.
 
Principais resultados: Nos anos de 2006, 2007 e 2008 foram repassados aos Conselhos o montante de R$ 1.780.395,00, R$ 2.365.141,58 e R$ 2.868.757,58, respectivamente e com isto, beneficiadas 12.513, 15.485 e 25.917 crianças, respectivamente. Principais Indicadores: Indice de Participação de Empregados da empresa na Campanha AI6%, Meta: 30% de participação; Índice de Reclamação do cliente, Meta: 1% de reclamação; Indice de Destinações de Recursos, Meta: 96% do Valor Liberado pela empresa; Indice de Crianças Beneficiadas, Meta: 26.000 crianças no Estado de Minas Gerais. O resultado do trabalho é demonstrado de várias formas: mostras de responsabilidade social, encontros promovidos pelas Diretorias da empresa e Associação X com instituições e por meio de Relatórios de Aplicação dos Recursos assinados pelos Conselhos, Instituições, Facilitadores dos Projetos e Gerentes da empresa. Os relatórios ficam na intranet da empresa.
 
Um aprendizado fundamental: O Programa AI6% acontece no segundo semestre e tem início com uma chamada anunciando as instituições que participaram do Programa no ano anterior e que cumpriram suas obrigações legais. O empregado pode solicitar a inclusão da instituição mediante a apresentação do registro da instituição no CMDCA do município onde está localizada, certificado de utilidade pública, atestado quanto à regularidade referente à prestação de contas junto à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Belo Horizonte), autorização para captação de recursos financeiros ( Belo Horizonte), ficha de inscrição. O CMDCA recebe o dinheiro conforme o Termo de Parceria e repassa para a instituição. Os empregados preenchem a “Autorização da destinação do recurso financeiro, através de sistema informatizado da empresa”. Quem não tem acesso à intranet da empresa, autoriza através do preenchimento manual de formulário específico.
 
Recomendações: As ações bem sucedidas dos CMDCA(s), se referem principalmente à questões ligadas à criação e implantação do Conselho Tutelar, busca dos recursos do FIA, estabelecimento de parcerias, capacitação para os Conselheiros, conferências, interação com as entidades de atendimento, elaboração do diagnóstico da realidade da infância e da adolescência, avaliação da política pública do município. O trabalho de divulgação é realizado em encontros, palestras, eventos de divulgação do CMDCA e mídia local. Entre as iniciativas dos Conselhos predominam os envolvimentos pontuais dos CMDCAs em questões diversas (campanhas, seminários, palestras, atendimento aos direitos da criança e do adolescente, etc).