BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2009 – ORDEM ALFABÉTICA
Paginas: 01   02   03   04   05
 

Intermédica Sistema de Saúde S/A

Case: Boas Idéias para Todo o Mundo – Consumo Consciente

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Roseli Maesi
Cargo: Ger. Geral de MKT e Responsabilidade Social

 
Principal motivação: O fato de sermos um Grupo de Empresas, atendendo a mais de 3,2 milhões de pessoas e termos em nossa missão o compromisso com a comunidade. O Grupo da qual esta empresa faz parte, acredita que não basta ser economicamente forte, é preciso ser socialmente comprometido para ser institucionalmente melhor.
 
Principais resultados: Obtenção e manutenção da ISO 14001 em um dos nossos hospitais da rede própria da empresa e também redução de consumo com quantidades de árvores poupadas para o planeta. Em 08 meses de campanha reduzimos 628 árvores.
 
Um aprendizado fundamental: Mais que um relacionamento ético, consciente e transparente a empresa e o Grupo são agentes participativos e catalizadores de várias ações, visando o bem estar da sociedade e das comunidades do entorno. No decorrer de seus 41 anos de existência o Grupo compreendeu e praticou valores como desenvolvimento sustentável, respeito a diversidade e relacionamento de longo prazo. O Programa Boas Ideías para Todo o Mundo é uma iniciativa do Grupo e busca unir a força do voluntariado da empresa em AÇÕES DE Responsabilidade Social onde encontramos na diversidade os valores necessários que fazem de nossos funcionários pessoas capazes de prestar o melhor atendimento de qualidade e aos nossos parceiros condições de atuar mde forma mais consciente na comunidade. Boas Idéias para Todo Mundo – Consumo Consciente, tem uma metodologia simples, na linha de multiplicação de ações e de pessoas que acabam se engajando no Programa, acabando não somente sendo um mecanismo implantado internamente mas também disseminado entre os nossos milhares de parceiros/empresas sejam eles fornecedores,credenciados, clientes, canais de distribuição como corretores, associados, enfim toda a nossa rede de stakeholders. Por ser de mecanismo multiplicável e portanto simples, os resultados e alcances são ilimitados e surpreendentes. São ações de educação em relação a mudança de cultura e comportamento em relação ao meio ambiente, onde incluimos palestras, envios de e-mail mkt, divulgação de cartazes, jornais impressos e eletronicos, informações no portal, informações em folders, folhetos, campanhas internas de sensibilização, concursos de desenhos onde o tema envolve a sustentabilidade e o consumo consciente.
 
Recomendações: Como informamos anteriormente, os cartazes, os e-mail mkts, as campanhas ficam à disposição de todos os nossos parceiros e funcionários para serem repicadas ou disseminadas e divulgadas em quaisquer outros locais, onde nos dispomos sempre a inclusive, customizar com a logotipia do parceiro uma determinada ação sem que ele tenha custo de criação nenhum deixando a confecção e envio dos materiais aos seus cuidados.

Itaipu Binacional

Case: Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade

Cidade: Foz do Iguaçu
Estado: PR
Responsável: Nelton Miguel Friedrich
Cargo: Diretor de Coordenação e Meio Ambiente

 
Principal motivação: Reconhecer que a Educação Ambiental é um caminho pelo qual as pessoas e as relações podem se transformar questionando e redimensionando os modos de pensar e agir na busca e na prática da sustentabilidade. Se necessitamos cuidar do Planeta, mais especificamente do meio ambiente e das relações com ele de aproximadamente 1.000.000 de pessoas pertencentes a uma região estratégica para a Empresa (bacia hidrográfica, 8.000 km2), esse processo só seria possível de modo participativo e emancipatório, através de uma interação de aprendizados, diálogos de saberes e experiências. É assim que o referido Programa atua: integrando-se na teia socioambiental para enraizar idéias e práticas que nos permita habitar esse Planeta como pessoas cada vez mais responsáveis e cientes pela manutenção e compartilhamento da Vida, tanto da espécie humana, quanto das inúmeras outras espécies em convivência.
 
Principais resultados: O referido Programa, conjuntamente com seus parceiros, em 5 anos de atuação, tem gerado inúmeros resultados – refletidos na sensibilização de pessoas e recuperação de passivos ambientais – em uma área que abrange 29 municípios pertencentes à uma bacia hidrográfica. Um dos indicadores mais significativos é constatar que a Educação Ambiental tem se consolidado como uma política pública, onde cada Prefeitura tem se comprometido com esse processo, inclusive na indicação de dois gestores (58, no total) da Educação Ambiental em cada município. Alguns dados quantitativos: 175 Oficinas do Futuro nas comunidades agrícolas (17.432 pessoas); 65 Oficinas da Carta da Terra para 3.000 professores; 135.000 alunos sensibilizados para importância dos alimentos orgânicos; 117 Comunidades de Aprendizagem (2.907 pessoas) na Formação de Educadores Ambientais (FEA), entre inúmeros outros.
 
Um aprendizado fundamental: Aponta-se como premissas metedológicas: firmar parcerias com Instituições e pessoas (associações comunitárias como as de agricultores e catadores, com as prefeituras, universidades, ongs, conselho de municípios, entre inúmeras outras); reconhecer que a experiência popular também é uma forma de (re)conhecimento (metodologia PAP – pessoas que aprendem participando); fomentar, estimular e facilitar o trabalho em rede, com o objetivo de descentralizar e enraizar as informações e conhecimentos (efeito mandala); fazer a gestão da Educação Ambiental (técnicos responsáveis por ações, matricialidade, produção de dossiês e relatórios, participação em eventos e fóruns); produzir e realizar a distribuição dirigida de materiais, tanto daqueles produzidos pela comunidade quanto de publicações que fundamentem as ações (educomunicação).
 
Recomendações: A viabilidade da proposta dependerá essencialmente de: infraestrutura para a Educação Ambiental no organograma da empresa (Departamento ou Divisão específica); orçamento anual específico para a Educação Ambiental, tanto para aquisição, produção e divulgação de materiais, como para estabelecer contratos com terceiros (empresas tercerizadas para a execução de ações); trabalhar com a gestão por ações; firmar parcerias com outras Instituições e com a comunidade; atuar em rede; realizar diagnósticos socioambientais participativos na região, mapeando principais problemas e potencialidades, com o objetivo de conferir inteligibilidade e sentido para os atores envolvidos no processo, principalmente se envolve a recuperação de passivos ambientais (ex: recuperação de microbacias, reflorestamento, gestão de resíduos sólidos).

Johnson & Johnson do Brasil e Comercio Produto

Case: Tecnologia Limpa: Pró Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Adejair Cristino
Cargo: Diretor

 
Principal motivação: Provocar uma mudança de postura das instituições de saúde com relação aos métodos adotados para esterilizar artigos médico-hospitalares utilizados em suas atividades levando em consideração a saude no seu sentido mais amplo (saúde humana e do planeta).
 
Principais resultados: Diminuição no consumo dos recursos naturais e das emissões, maior conscientização ambiental e melhoria da imagem da empresa adotante. Em termos praticos, a redução do consumo de agua e energia de 120 máquinas em operação, é da ordem de 48 mil litros de água e 2.040 kW de energia. Este case treinou mais de 15 mil profissionais da saude em visitas técnicas e seminários. Outro ponto a se destacar é que a Campanha vai forçar as demais empresas a produzirem tecnologia limpa, determinando avanços significativos para o ambiente natural e humano.
 
Um aprendizado fundamental: A dimensão humana não pode ser matematizada. Mas ela é, afinal, a razão de ser de todo o nosso esforço. Cases como este se baseiam nos cálculos econômicos, mas vão muito, além disso, ao contribuir para a boa saúde e qualidade de vida das pessoas e de seus dependentes.
 
Recomendações: Visão sistêmica e integrada dos princípios da sustentabilidade para conquista de indicadores positivos socio-economico-ambiental. Multidisciplinaridade da equipe montada. Capacitação da equipe, realizada sob comando de um profissional especializado na área de Gestão Ambiental contratado para o desenvolvimento do projeto.

Klabin S.A.

Case: Ganhos ambientais conquistados com aplicação de alta tecnologia em tratamento de efluentes

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Rosana Viegas
Cargo: Analista de Comunicação Sênior

 
Principal motivação: Melhoria dos indicadores de desempenho ambiental e comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
 
Principais Resultados: Redução da carga específica de DBO5 no efluente tratado enviado para o Rio Tibagi em 59,06 %; Redução da carga específica de DQO no efluente tratado enviado para o Rio Tibagi em 36,9 %; Redução de 90% ou mais na emissão de sólidos no efluente tratado enviado para o Rio Tibagi;
 
Um aprendizado fundamental: Devido ao fato do Grupo possuir uma sólida política de sustentabilidade, todos os esforços foram focados em encontrar uma maneira de modernizar o tratamento de efluentes, de forma que o aumento da produção não gerasse aumento das cargas dos efluentes tratados enviados para o Rio Tibagi. Focado neste objetivo, foi comprovado pelo case, que realizando investimentos em novas tecnologias para o tratamento de efluentes, é possível realizar aumentos de produção sem gerar aumentos de impactos ambientais.
 
Recomendações: Durante a escolha de uma nova tecnologia, não deve-se apenas ficar focado em custos de implantação. Devem ser avaliados os consumos de químicos, gasto com manutenções futuras, flexibilidade para realizar manutenções, potenciais de geração de impactos ambientais e c onsumo de energia.

Rodonorte Concessionária De Rodovias Integradas S/A

Case: Projeto Sócio-Ambiental SacoLona

Cidade: Ponta Grossa
Estado: PR
Responsável: Simone Suzzin
Cargo: Gestora de Comunicação Social

 
Principal motivação: Destinação correta dos resíduos sólidos (lonas) utilizadas para a comunicação dos usuários nas rodovias administradas pela empresa.
 
Principais resultados: Destinação ambientalmente correta de 100% das lonas utilizadas pela empresa.
 
Um aprendizado fundamental: Disseminação do conceito da reciclagem e preservação dos recursos naturais entre os públicos de relacionamento da empresa.
 
Recomendações: Reaproveitamento de toda a lona utilizada para a comunicação interna/externa da empresa. Esse material, que não tem um reaproveitamento específico no meio ambiente, pode se transformar em sacolas retornáveis, necessáires, bolsas customizadas, bolsas universitárias / escolares, aventais e uma série de outros produtos ecologicamente corretos.

Souza Cruz S.A.

Case: Inventário de emissões de gases de efeito estufa e estoque de carbono na produção

Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Jorge Augusto Rodrigues
Cargo: Gerente de Meio Ambiente, Segurança e Saúde

Principal motivação: O inventário de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa de uma organização é um instrumento que permite sua auto-avaliação e retrata a preocupação corporativa, a assunção de responsabilidade e o engajamento no enfrentamento das questões relativas às mudanças climáticas, transformando o discurso em atitude responsável. Com a elaboração deste inventário buscou-se compreender o perfil das emissões do seu principal fornecedor de insumo e passou-se a ter o conhecimento da abrangência do impacto de suas ações organizacionais no meio ambiente. Isto possibilitará a implementação de ações consistentes para redução das emissões além da sua cadeia produtiva direta. Ações que deverão integrar o planejamento, implementação e operação de suas atividades empresariais, além de contribuir para o desenvolvimento da assunção da responsabilidade de cada ator com as questões relativas.
 
Principais resultados: De tudo que se pode apreender deste estudo inédito na cultura deste insumo no Brasil podemos concluir que as técnicas recomendadas pela empresa para os seus agricultores associados propiciam um balanço favorável em termos de emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global. Também ficaram evidentes as ações a serem implementadas e que devem ser focadas de forma a contribuir ainda mais para os bons resultados obtidos.
 
Um aprendizado fundamental: O gerenciamento eficaz em termos de técnicas agrícolas recomendadas e do uso de insumos, assim como de todas as etapas de produção é fundamental para que se possa fazer um levantamento como este.
 
Recomendações: Levantar e conhecer com detalhes todas as etapas de produção, neste caso agrícola, criar um banco de dados compilando todas as variáveis (energias, insumos, combustíveis, etc.), buscar assessoria com empresas capacitadas para auxiliar nas verificações e cálculos de conversão, e buscar a asseguração do trabalho junto à empresa capacitada para que possa ser dada credibilidade ao trabalho.

Valtra do Brasil Ltda.

Case: REÚSO DE ÁGUA

Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: SP
Responsável: Marcelo Matarazzo Araújo
Cargo: Gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente

 
Principal motivação: Aliar o tratamento de alta eficiência dos efluentes industriais gerados, com a possibilidade de reaproveitamento da água tratada, visando o melhor aproveitamento dos recursos hídricos e redução do esgotamento de recursos naturais.
 
Principais resultados: Redução do consumo de água nos processos de pintura de componentes e pintura de chassi. Pintura de chassi- Redução do consumo específico (volume de água utilizada por unidade de produção): Consumo 2006=171 L/trator Consumo 2007=150 L/trator Consumo 2008=109 L/trator Pintura de componentes- Redução do consumo específico (volume de água utilizada por unidade de produção):Consumo 2007=307 L/peça pintada Consumo 2008=217 L/peça pintada. Redução do volume de efluentes lançado: Tratamento de efluentes por batelada. Redução de uma média de 28,3 m³/mês de efluente lançado pela empresa.
 
Um aprendizado fundamental: O estudo prévio de consumo, das características físico-químicas e do perfil de geração do efluente industrial foi fundamental para a elaboração de um projeto que ao mesmo tempo atendesse às necessidades de tratamento e permitisse o reuso da água.
 
Recomendações: As principais dicas para a adaptação das práticas do case são: Implantação de programa de monitoramento quantitativo, a fim de identificar atividades com consumo considerável de água; Diagnóstico de possíveis pontos para reutilização; Desenvolvimento de projeto; Estudos de viabilidade técnica e econômica; Implementação dos projetos; Conscientização para uso racional da água.

Wal-Mart Brasil Ltda.

Case: Consumo consciente de sacolas plásticas

Cidade: Barueri
Estado: SP
Responsável: Julia Claire Gemignani Noble
Cargo: Gerente Assistente de Sustentabilidade

 
Principal motivação: A distribuição de sacolas plásticas pelo varejo aos clientes tem um impacto ambiental devido à destinação inadequada das sacolas após seu uso. A rede varejista, dentro da sua estratégia de sustentabilidade, elabora e executa projetos com o objetivo de mitigar o impacto da operação de suas lojas no meio ambiente. Desta forma, desenvolve um programa que envolve diversas ações para incentivar o consumo consciente de sacolas plásticas e, assim, reduzir o seu consumo.
 
Principais resultados: Em abril 2008 foi lançado o programa de sacolas retornáveis, com ações para reduzir o uso de sacolas plásticas nas lojas da rede. A primeira iniciativa foi oferecer aos clientes a opção de adquirir, a preço de custo, sacola de algodão retornável. Em um ano, foram vendidas 2 milhões de peças. Uma segunda ação foi dar aos clientes que não utilizarem nenhuma sacola plástica desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos. A empresa já deu mais de R$150 mil em descontos e evitou o uso de 5 milhões de sacolas plásticas desde o início do programa, em dezembro de 2008 nas lojas em Recife (PE) e Salvador (BA). Hoje a ação está presente em todo Nordeste e nas lojas do Sul. Ao se comparar janeiro a maio de 2007, ao mesmo período de 2009, verifica-se uma redução de 9% no consumo de sacolas plásticas nas lojas da rede no País, o que representa cerca 50 milhões de sacolas.
 
Um aprendizado fundamental: A implementação gradual dos projetos de uso racional de sacolas plásticas permitiu a adequação operacional dos sistemas para cada localidade. Percebeu-se também a necessidade de um trabalho de conscientização dos clientes para que haja uma mudança de hábitos. Para ser efetiva, a ação precisa começar internamente e foi realizado treinamento dos funcionários para melhor aproveitamento das sacolas plásticas na hora de empacotar as compras. Paralelamente, foram envolvidos outros públicos formadores de opinião que pudessem reforçar a mensagem do consumo consciente.
 
Recomendações: A empresa precisa definir o tema como relevante e definir uma equipe capaz de desenvolver as iniciativas, executa-las, avaliá-las, aperfeiçoa-las e amplia-las. Por envolver a mudança de hábito, é necessário atrelar ações de comunicação de curto, médio e longo prazos com diferentes públicos para que haja o processo de conscientização do consumidor. Deve-se identificar também fornecedores de sacolas retornáveis que atuem de acordo com a legislação vigente. Suas operações devem ter o menor impacto possível no meio ambiente para que todo o esforço positivo feito em uma ponta da cadeia produtiva não seja causador de impactos negativos na sua origem.