BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2010 – ORDEM ALFABÉTICA
Paginas: 01  02   03   04   05

    

Moto Honda da Amazônia Ltda

Case: Motocicleta Bicombustível
 
Cidade:  São Paulo
Estado: SP
Responsável: Patrícia Peres
Cargo: Analista de Relações Institucionais

Principal motivação: Oferecer ao consumidor, liberdade de escolha ao abastecer. Proporcionando oportunidades de economia financeira e ao mesmo tempo melhorando os padrões de emissão das motocicletas atuais.

Principais resultados: Entre as vantagens citadas pelos usuários, as principais são a possibilidade de escolha do combustível e a economia de dinheiro, aliada a preservação do meio ambiente, com a criação de novas tecnologias ecologicamente responsáveis. Quando comparado à gasolina, o álcool tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável. Além disso, polui menos que os combustíveis fósseis e não possui enxofre em sua composição – tornando sua combustão mais limpa.
Quando abastecida com álcool, motocicleta emite menos gases poluentes se comparada ao uso da gasolina. Vale lembrar que, nas duas situações, atende-se com folga aos limites de emissões estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). 
 
Um aprendizado fundamental: O desenvolvimento desta motocicleta foi feito em conjunto com a matriz do Japão que levou em consideração as necessidades e desejos do Consumidor brasileiro, para desenvolver esta inédita tecnologia no mercado brasileiro e mundial.

Recomendações: Para adequar a motocicleta mix à utilização do álcool, algumas alterações técnicas foram necessárias. O bocal interno do tanque agora possui tela antichamas, para evitar a propagação de fogo de fora para dentro do tanque. O bico injetor, exclusivo, permite maior vazão, enquanto o filtro de combustível secundário possui maior capacidade de retenção de sujeiras e evita o entupimento precoce da bomba. O gerador foi adequado para atender ao maior esforço provocado pela partida a frio. O tratamento interno do tanque e o potenciômetro do marcador de combustível foram alterados para funcionamento com álcool. Por fim, a bomba de combustível ganhou um tratamento interno para suportar o uso do álcool.
Vale ressaltar que, para garantir a partida a frio em ambientes com temperatura abaixo de 15oC, é preciso que o tanque contenha um mínimo de 20% de gasolina. Isto porque, para que haja a combustão inicial, a mistura deve entrar de forma vaporizada na câmara de combustão. No entanto, devido ao baixo poder de vaporização do álcool, em temperaturas reduzidas a substância não consegue entrar de forma vaporizada na câmara. Nestes casos, a gasolina ajudará a realizar a primeira queima.
Com o objetivo de auxiliar o usuário quanto à partida a frio, nossa motocicleta possui um mecanismo de alerta por lâmpadas em seu painel de instrumentos. Há duas luzes: “MIX” e “ALC”. Quando ambas estiverem apagadas, significa que a partida é possível em qualquer temperatura. Se a luz "MIX" estiver acesa, o usuário deve abastecer sua motocicleta com um mínimo de dois litros de gasolina. Caso a lâmpada "ALC" esteja acesa, é preciso adicionar pelo menos três litros de gasolina. Se, ao ligar a chave de ignição, a lâmpada "ALC" piscar, significa que a temperatura ambiente é baixa e que o teor de álcool no tanque é alto – o que pode dificultar a partida. Já em caso de pane seca, é necessário que o usuário abasteça a motocicleta com, no mínimo, 50% de gasolina para que o sistema volte a funcionar adequadamente o mais rápido possível.
Para tornar este procedimento ainda mais fácil para o usuário, há no tanque uma etiqueta explicativa e didática, que instrui quanto à quantidade de gasolina que deve ser adicionada ao tanque de acordo com cada situação.

NEOENERGIA S.A.

Case: PROJETO ENERGIA VERDE – Projeto de incentivo para eficientização energética residencial e conscientização ambiental. 
 
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Ana Christina Romano Mascarenhas
Cargo: Assessora de Eficiência Energética

Principal motivação: Seguindo as tendências mundiais com respeito à preocupação quanto às mudanças climáticas e os impactos ambientais causados pelo modo de vida humano, o projeto Energia Verde surgiu como uma forma de conscientizar consumidores de unidades residenciais sobre o uso da energia elétrica e o seu impacto no meio ambiente, incentivando os consumidores a contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica.  

Principais resultados: O projeto ENERGIA VERDE, estimula a sociedade a contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica, que é um dos biomas mais importantes do ecossistema do planeta, e um dos mais ameaçados. Originalmente, a Mata Atlântica percorria toda a extensão do litoral brasileiro, possuindo uma área equivalente a 1,3 milhões de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. Hoje, restam cerca de 7 % de sua área original das quais menos de 20% se encontram em unidades de conservação (UCS).
Estima-se que com um consumo mensal de 100 kWh uma residência emite cerca de 35,40 kg de CO2 na atmosfera, o que significa que seria necessário o plantio mensal de 7 árvores para compensar essa emissão pelos próximos 30 anos. Ao reflorestar aproximadamente 100 ha de Mata Atlântica na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, realiza-se a compensação de CO2 já emitido pelas residências participantes, porém, com o auxilio de práticas de eficiência energética pode-se diminuir este consumo, consequentemente diminuindo o nível de emissões futuras.
O apoio ao reflorestamento da Mata Atlântica, realizado com participação comunitária, gera emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico para famílias das regiões beneficiadas.
O projeto se compromete, ainda, em recolher gratuitamente os eletrodomésticos usados substituídos, realizando o descarte adequado dos mesmos, garantindo que componentes poluentes dos eletrodomésticos, como o CFC, não venham a prejudicar o meio ambiente. Tal ação colabora, também, para evitar o repasse desses eletrodomésticos para terceiros, reduzindo a quantidade de eletrodomésticos ineficientes em uso. O descarte dos equipamentos ocorre em duas etapas: a primeira consiste na retirada do gás refrigerante e do óleo do motor e a segunda na desmontagem dos equipamentos para venda das sucatas. A renda obtida com a venda das sucatas é revertida para colaborar com obras sociais como: Ilê Aiyê, Bagunçaço, Camapet, Paciência Viva, Cooperativa de Biscoito Salvador, CEFET.
Até o presente momento, temos 2.876 clientes inscritos, dos quais 1.915 já efetuaram a troca do equipamento, sendo 1.537 refrigeradores, 114 freezers e 264 condicionadores de ar.
Do ponto de vista do recolhimento dos equipamentos, até a presente data foram vendidos o equivalente a 14,7 toneladas de sucata provenientes da desmontagem dos eletrodomésticos. Quanto ao gás refrigerante, em média, retira-se 105g por geladeira e freezer, já foram retirados 173.355g de CFC das 1.537 geladeiras e 114 freezers recolhidos. Enquanto que, para os condicionadores de ar, é retirado em média 27,5g de gás, resultando em 7.260g de gás com recolhimento de 264 aparelhos.
Os consumidores que trocaram refrigeradores e freezers, tiveram o seu consumo reduzido em aproxidamente 80%, já os consumidores que trocaram condicionadores de ar, em 93%.
 
Um aprendizado fundamental: O projeto integra os Programas de Eficiência Energética das três distribuidoras do Grupo, e visa atender a 6.000 consumidores em três capitais (Salvador, Recife e Natal).
Destaca-se por aliar a conscientização ambiental aos conceitos de eficiência energética, contribuindo para a preservação do meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 provenientes do consumo de energia e compensa as emissões através do plantio de árvores nativas da mata atlântica.

Recomendações: O projeto é amplamente replicável tendo em vista que ele já está em andamento desde maio de 2009 na Bahia e desde setembro de 2009 em Pernambuco e Rio Grande do Norte, atuando nos três estados onde o Grupo possui distribuidora de energia. Como o projeto ainda está em fase inicial, ele atende apenas as capitais e área metropolitana, porém há previsão de que com o crescimento do projeto possamos expandi-lo atendendo as comunidades rurais também. Algumas distribuidoras de energia se interessaram pelo projeto, como a AES Eletropaulo e a EDP Bandeirante e a COELCE.

O Energia Verde chama a atenção por ser um projeto sustentável e diferenciado, atentando para questões sócio-ambientais, em sintonia com as preocupações mundiais sobre as mudanças climáticas.

PepsiCo do Brasil Ltda

Case: Programa de Sustentabilidade para Fornecedores
 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Andreza Araujo
Cargo: Gerente de Sustentabilidade SAF

Principal motivação: Comunicar nossos fornecedores de nossas políticas e diretrizes do nosso negócio, alem de fomentar negocios sustentáveis.

Principais resultados: Participaram do Programa 1000 fornecedores em toda a América do Sul.
 
Um aprendizado fundamental: Para este trabalho foi feito uma pesquisa de todas as diretrizes EMPRESA que queríamos comunicar.

Recomendações: Implementar cada etapa passo à passo.

PepsiCo do Brasil Ltda

Case: Promoção da Conscientização Ambiental por meio de calculadoras de impacto.
 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Andreza Araujo
Cargo: Gerente de Sustentabilidade SAF 

Principal motivação: Contribuir para a formação de uma consciência sobre sustentabilidade na equipe de colaboradores da companhia, multiplicando nas famílias e lares dos funcionários as boas práticas implantadas na empresa. Adicionalmente temos uma busca constante de ter mais que simples empregados que cumpram com as nossas procedimentos e participem de programa internos de sustentabilidade e sim, formar cidadãos que tenham praticas de sustentabilidade em suas vidas.

Principais resultados: Até o momento, 40% dos colaboradores foram impactados pelas ações na America do Sul e já podemos notar um equipe muito mais consciente, composta por cidadãos mais responsáveis. 
 
Um aprendizado fundamental:
– O grande destaque foi a disseminação para o público interno do conceito de Calculadora ecológica, a ser utilizada como ferramenta profissional e pessoal para promover a conscientização sobre o impacto do estilo de vida de cada pessoa no meio ambiente. A ferramenta eleita também contribuiu para divulgar a agenda EMPRESA de diretrizes em sustentabilidade;
– Diante do sucesso da calculadora ecológica entre os colaboradores – com participação de mais de 7000 mil pessoas em toda a América Latina – a companhia decidiu criar duas novas ferramentas dentro do mesmo formato, a calculadora de carbono, destinada a mostrar os impactos do estilo de vida de cada pessoa nas emissões de carbono e ainda a calculadora de água, com a meta de mostrar o impacto no planeta dos hábitos individuais de consumo de água;
– O grande desafio foi utilizar uma linguagem simples, pois a ferramenta se destinou a colaboradores EMPRESA de todos os níveis sociais e em realidades completamente distintas de sete países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Ecuador, Peru, Colombia e Venezuela)
– A boa aceitação destas ações resultou na decisão da companhia de estender a calculadora ecológica aos seus clientes em 2010 num website aberto ao público externo e ainda aproveitar o lançamento da calculadora de água para público interno com uma abordagem também ao público externo.

Recomendações: Todo este trabalho nos proporcionou uma percepção de que a melhor forma de gerar consciência ambiental é desenvolver ferramentas que toquem na individualidade de cada colaborador, seus hábitos e seus impactos ao meio ambiente, que se refletirão nas futuras gerações.

Rio Paracatu Mineração (Kinross Paracatu)

Case: Evolução, Adequação e Resultados do Programa de Educação Ambiental – PEA da EMPRESA.
 
Cidade: Paracatu
Estado: MG
Responsável: Ana Lúcia Taveira
Cargo: Bióloga

Principal motivação: Ampliar a percepção e a conscientização dos funcionários e comunidade, manter a comunidade informada sobre as questões ambientais desenvolvidas pela EMPRESA, melhorar o desempenho ambiental e operacional, desenvolver projetos sócio-ambientais como parte do Plano de Fechamento da empresa.

Principais resultados: 
-Até 2009 dentro do Programa de Educação Ambiental realizado no CEAM, já foram recebidos cerca de 15.000 alunos e já foram ministradas cerca de 350 palestras nas escolas.
-Observação de Aves: Foi iniciado em 2000, já foram observadas mais de 80 diferentes espécies de aves, dentre as quais foram identificadas cinco espécies raras e duas migratórias.
-“A EMPRESA está efetivando um projeto único e de real importância para todos, valorizar, cuidar e garantir um futuro brilhante; a valorização do Meio Ambiente. Que novas etapas possam surgir, crianças compromissadas e adultos conscientes” – Escola Estadual Afonso Arinos.
-Capacitação de 40 Monitores Ambientais que atuarão no ano de 2010 de forma a desenvolver o senso de responsabilidade e conscientização ambiental no adolescente, sensibilizando indiretamente os funcionários para as questões ambientais.
-Capacitação de 30 Agentes Ambientais, para que possam contribuir para uma maior disseminação de conhecimentos, habilidades e comportamentos ambientais no cotidiano dos locais de trabalho e também como difusores da educação ambiental para as comunidades e áreas de trabalho.
 
Um aprendizado fundamental: O PEA evolui conforme a percepção e anseios da comunidade e funcionários. Ele proporciona parcerias diversas com a comunidade, aprofunda os conhecimentos da população local sobre o ambiente onde vivem como base para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. As ações são desdobradas e traduzidas em diretrizes de ação com vista a assegurar noções da realidade ecológica capazes de possibilitar a permanente busca de soluções para os problemas sócio-ambientais locais. Para isto, a todo o momento as ações da empresa devem estimular:
Conhecimento: propiciar aos funcionários e comunidade uma compreensão sobre o meio ambiente, os problemas a ele relacionados e sobre a presença e o papel de uma humanidade criticamente responsável em relação a este ambiente;
Conscientização: contribuir para que funcionários e comunidade adquiram convivência próxima, se sensibilizem em relação ao meio ambiente e aos problemas a ele relacionados;
Atitudes: possibilitar aos funcionários e comunidade condições para a aquisição de valores sociais, vínculos efetivos fortes para com o meio ambiente e motivação para que se transformem em agentes pró-ativos nas questões ambientais de forma a contribuir com sugestões e ações para possibilitar a melhoria contínua e o desempenho ambiental;
Habilidade: propiciar aos funcionários e comunidade condições para adquirirem as habilidades necessárias à solução dos problemas ambientais; e em especial aos funcionários, para que conheçam suas respectivas responsabilidades dentro do Sistema de Gestão Ambiental;
Capacidade de avaliação: estimular os funcionários e comunidade a avaliarem as questões relativas ao meio ambiente que estão associadas com processos industriais, de forma que possam analisar os impactos ambientais gerados na produção de bens, e assim reduzirem o consumo, reutilizarem os produtos e favorecerem a reciclagem quando possível;
Participação: contribuir com os funcionários e comunidade no sentido de desenvolverem senso de responsabilidade e de urgência com relação aos problemas ambientais para assegurar o desenvolvimento sustentável;
Principais resultados sócio-ambientais: Conscientização, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado, qualificação de mão-de-obra local e geração de emprego e renda.

Recomendações: O Programa de Educação Ambiental da EMPRESA vem se aprimorando e evoluindo em um crescimento mútuo de acordo com a evolução da percepção e anseios da comunidade e funcionários. Proporciona interação com funcionários e comunidade, discutindo temas amplos de Meio Ambiente que busquem sensibilizar que a conservação da vida e o desenvolvimento sustentável dependendo da ação de todos. Além de esclarecer as dúvidas da comunidade com relação às operações e fechamento da empresa.
Internamente, a adoção do Programas de Educação Ambiental, Objetivos e Metas, Participação no Resultados (metas individuais), e a manutenção de Indicadores de Performance Ambiental, tem resultado em grande envolvimento e conscientização dos funcionários com as questões de Meio Ambiente e melhoria de eficiência de processo. A título de exemplo: O aumento no percentual de reuso de água industrial vem proporcionando a empresa queda gradativa no consumo de água nova (proveniente de ribeirões) desde 2002.
A manutenção de parcerias duradouras é essencial para se obter resultados. Os programas sócio-ambientais da EMPRESA, desenvolvidos principalmente com a comunidade local, e focados nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, vêm apresentando resultados na forma de: Ações de conscientização e treinamento, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado; e, ainda, qualificação da mão-de-obra local e geração de emprego e renda. Estes dois últimos fazem parte da Estratégia de Fechamento da empresa, visando minimizar impactos sociais quando da desativação do empreendimento.

Paginas: 01  02   03   04   05