O Benchmarking Ambiental Brasileiro foi lançado em 2003, após uma pesquisa realizada com aproximadamente 300 empresas onde constatamos instituições com estrutura e processos definidos de atuação ambiental, e deste universo pesquisado, 89% confirmavam interesse pela ferramenta benchmarking .
A partir desse resultado, nasceu o prêmio com o propósito de viabilizar essa prática gerencial baseada no acesso compartilhado e democrático do conhecimento ambiental aplicado em ações de melhoria contínua com resultados comprovados para a empresa, comunidade e meio ambiente natural, ou seja, ações bem sucedidas e compromissadas com os princípios da sustentabilidade.
Identificar as melhores práticas nesta área, premiar esses cases e revelar sua fórmula de sucesso para torná-los exemplos a serem seguidos é o objetivo principal do Benchmarking Ambiental Brasileiro , iniciativa pioneira que este ano alcança sua terceira edição.
Mudando hábitos e quebrando paradigmas:
Um conjunto de fatores define uma identidade única para o prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro. A começar pelo nome, que valoriza uma ferramenta de gestão especifica, e já no nome, informa o principal objetivo: compartilhar para desenvolver.
E Não para aí. Modifica o formato tradicional de premiações e constrói um ambiente amigável para a troca de experiências e compartilhamento do conhecimento aplicado nas organizações, até então pouco praticado no país.
Comprova que a produção do conhecimento não está restrita às universidades e que também pode ser construído nas organizações.
Reconhece todos os selecionados como vencedores e não apenas um, o primeiro lugar, como culturalmente estamos acostumados a ver e esperar nas premiações.
Define uma comissão técnica multidisciplinar com representantes dos vários setores da sociedade e, assim, evita uma visão unilateral e comprometida.
Cria uma proposta capaz de integrar diferentes setores, segmentos, ramos de atividade e porte em torno de um objetivo comum.
E, principalmente quebra paradigmas quando comprova que a identificação e produção desta dinâmica, pode ser realizada por iniciativas simples e independentes como o próprio Benchmarking Ambiental Brasileiro .
Todos ganham, e o beneficiário maior é a sociedade brasileira, que pode conferir os indicadores e a metodologia das ações ambientais de instituições modernas e comprometidas com a melhoria contínua, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.