BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS  SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2006 – Ordem Alfabética
Paginas:
 1  2

AES TIETÊ (SP)
Responsável: Demóstenes Barbosa da Silva – Environmental Management and Carbon Credits 


Título do Case:
Programa de Manejo Pesqueiro

Principal Motivação: A preservação da diversidade biológica e a sustentação da exploração pesqueira racional.
Principais resultados/benefícios gerados: Verifica-se principalmente que as espécies (Curimbatá, Pacu Guaçu e Piapara) que são soltas pela empresa, mas tem se mostrado em ascendência, isto vem mostrar que o programa da empresa vem tendo resultado satisfatório, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico da região, onde está localizado o reservatório.
 Um aprendizado fundamental: O programa contribui para, e muda positivamente realidade dos reservatórios das mesmas hidroelétricos, pois tem demonstrado ser possível a recuperação, a preservação e interação antropogênica sustentável do potencial de pesca.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: A experiência acumulada com esse programa ao longo dos anos permite concluir que é possível recuperar a Biodiversidade, subsidiando de maneira indireta a pesca.

Resumo: O manejo pesqueiro implica no desenvolvimento de conhecimentos sobre o ambiente aquático e das comunidades aí presentes. O povoamento e repovoamento dos reservatórios são executados exclusivamente com espécies autóctones de piracema ou endêmicas de cada bacia, totalizando 2.500.000 alevinos/ano. A introdução de espécies atrativas para a pesca viabilizou a recuperação do potencial de pesca em reservatórios resultando na geração de renda para as populações ribeirinhas dos entorno dos reservatórios, atualmente, tanto a pesca esportiva quanto a comercial são possíveis nos reservatórios da empresa.

AES URUGUAIANA EMPREENDIMENTOS
Responsável: Demóstenes Barbosa da Silva –
Environmental Management and Carbon Credits  


Título do case:
Conexões Globais da Gestão de Meio Ambiente

Principal Motivação: A percepção de que os impactos globais no meio ambiente do planeta resultam em crescentes pressões locais. 
Principais resultados/benefícios gerados : Planejamento e Desenvolvimento de ações conectadas às principais questões globais. 
Um aprendizado fundamental: O comprometimento de cada equipe com as metas estipuladas no documento a curto, médio e longo prazo é reafirmado periodicamente, sempre em consonância com a política ambiental da Empresa. 
Recomendações para a reprodução da prática adotada: 
Agir localmente e pensar globalmente, tendo consciência de que as ações individuais locais têm um impacto coletivo e global.

Resumo:  O objetivo é estabelecer uma gestão de meio ambiente pró-ativa, conectada aos esforços globais de regeneração e preservação, que têm sido empreendidos no contexto das Nações Unidas. O documento “Conexões Globais da Gestão de Meio Ambiente na “AES Brasil” apresenta cada um do referidos esforços globais, que em geral estão formalizados em Tratados, convenções e protocolos internacionais, e apresenta também a estratégia e metas estabelecidas pela empresa na gestão de Meio Ambiente.

ALCOA ALUMINIO (SP)   
Responsável Aljan Machado


Título do Case: Projeto de Expansão da Linha III

Principal Motivação: Atender os Padrões da empresa para o Meio Ambiente
Principais resultados/benefícios gerados : Mudança de comportamento das pessoas em relação Segurança – EHS Com a implantação do Sistema de Gestão em EHS descrito
Um aprendizado fundamental: A aplicação de técnicas de Gestão de EHS baseadas no comprometimento de lideranças
Recomendações para a reprodução da prática adotada: A aplicação de técnicas de Gestão de EHS baseadas no comprometimento de lideranças

Resumo: Em junho de 2004, iniciou o Projeto de Ampliação da Unidade de Redução (Linha III) para instalação de mais 100 novos fornos nos prédios 105 e 106, ao sul do Eixo 52, com o objetivo de aumentar a produção de alumínio em 63.000 Mtpa. A obra, de grande porte, necessitou da implementação de um sistema de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, com soluções diferenciadas para atender ambos os requisitos legais e os da empresa. Como resultado do sistema de gestão de EHS implantado, até junho de 2005, foram acumuladas 1,5 milhão de horas/homem trabalhadas, sem registro de acidente com afastamento, e um Total Recordable Rate (TRR) menor que 0,19.

AUTOVIAS  
Responsável: Paulo Pacheco Fernandes – Diretor


Título do case: Programa Vias das Águas

Principal Motivação: Ambiental, Técnico e relacionamento com comunidade lindeira
Principais resultados/benefícios gerados: Complementação do sistema de drenagem; Controle e redução da erosão; Recarga do lençol freático e aqüifero; Desassoreamento do manancial e perenização das nascentes.
Um aprendizado fundamental: Implantação de 520 bacias de contenção de águas pluviais
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Quatro fatores básicos para dimensionamento são: Tipo de solo; Declividade do terreno; Pluviosidade; Área de contribuição.

Resumo: O programa “Vias das águas” consiste na construção de bacias de contenções de águas pluviais ao longo da malha viária administrada por essa empresa, principalmente nas áreas vulneráveis de mananciais. Estas obras têm como objetivos armazenar a água pluvial proveniente das rodovias e áreas adjacentes, reduzir a velocidade cinética propiciando sua infiltração e conseqüentemente recarga do aqüífero, e evitando o rebaixamento do lençol freático, alem de evitar a erosão do solo e seu carreamento ao longo da drenagem. Estes fatores assim equacionados beneficiam adequação de drenagem e o ciclo hidrológico local. A meta atingida atualmente foi à realização de 520 bacias de contenção com volume médio de 3780m3 gerando um volume total de 1.970 .000 m 3 de água armazenadas ao longo da malha durante a dinâmica do período chuvoso, tendo área de contribuição de 5.200,00ha.

BANCO NOSSA CAIXA 
Responsável: Nelson Ramos dos Santos – Gestão Ambiental


Título do case: Nossa Responsabilidade Socioambiental Solidária

Principal Motivação: Servir como exemplo às demais empresas e instituições. 
Principais resultados/benefícios gerados : 25.627 cartuchos de impressão doados à APAE/SP. 
Um aprendizado fundamental: Proteção do meio ambiente, com impactos positivos nas dimensões social e econômica. 
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Adotar o triple botton line (sustentabilidade) nas ações corporativas

Resumo: A empresa, através de uma parceria com a Lexmark e a APAE/SP, destinou 9.379 cartuchos de impressões usados em suas unidades para destruição ecologicamente correta, cujos subprodutos foram utilizados na fabricação de novos produtos. Em decorrência disto, a Lexmark reembolsou a empresa em R$ 77.281,00, cujos recursos foram totalmente doados à APAE/SP, cuja entidade os aplicou no programa de atendimento ambulatorial a pessoas com necessidades especiais (sindrome de down). Além disto, a empresa está doando mais 16.248 cartuchos diretamente à APAE/SP de outros fabricantes oriundos de suas unidades e mais de 300 cartuchos doados pelos seus funcionários, cujos produtos deverão ser vendidos pela APAE/SP para um comprador devidamente identificado. Com os recursos arrecadados, a APAE/SP imprimirá 115 mil cartilhas sobre como se relacionar com o portador da sindrome de down (principalmente crianças), para serem distribuidas junto à população. Através dessa atitude, a empresa espera servir como exemplo para que outras empresas e, principalmente, outras instituições financeiras, possam se espelhar no seu exemplo e adotar tal atitude, posto que, é perfeitamente possível agir em prol do meio ambiente e privilegiar o social, sem perder a sua vocação econômica.

BANDEIRANTE ENERGIA
Responsável: Pedro Vicente Iacovino – Meio Ambiente


Título do case: Inclusão de áreas de proteção ambiental no SIT – sistema de Informações Técnicas, em base cartográfica digital

Principal Motivação: Crescente demanda de ligações em áreas ambientalmente protegidas.
Principais resultados/benefícios gerados: Redução nas interferências em áreas protegidas, redução do impacto ambiental gerado pelas atividades da empresa e estreitamento no relacionamento com órgãos de meio ambiente.
Um aprendizado fundamental: Sistema georreferenciado SIT, e dados das unidades de conservação fornecidos pela SMA. Secretaria de Estado de Meio Ambiente – São Paulo.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Implantação de Sistema de informações geográficas e técnicas, Treinamento das equipes e colaboradores envolvidos.

Resumo: Em consonância com os Princípios de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Energias do Brasil e em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, a Empresa desenvolveu mecanismos para a identificação das Áreas Ambientalmente Protegidas de Uso Restrito e Uso Sustentável, nos âmbitos Federal e Estadual presentes em sua área de atuação. Baseado no Sistema de Informações Técnicas – SIT, implantado desde 2003 na empresa, que possui a base cartográfica georeferenciada de toda a área de concessão da empresa, foram inseridos dados referentes às Áreas Ambientalmente Protegidas fornecidos pela própria Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo. A utilização desta ferramenta permitiu a rápida identificação das possíveis intervenções decorrentes dos novos projetos de extensão de redes de distribuição junto às áreas protegidas, bem como ressaltou a necessidade de maior interação entre as ações da empresa para com os órgãos ambientais (licenciamento) e para com seus clientes

BASF
Responsável: Ivania Palmeira – Comunicação


Título do Case: Programa Semente do Amanhã, a educação ambiental no currículo escolar

Principal Motivação: Contribuir para a educação e conscientização ambiental.
Principais resultados/benefícios gerados: Entre os principais resultados estão: A inclusão do Programa no currículo escolar municipal em 2005 , Adoção do Programa como eixo para as atividades educacionais da rede municipal, permitindo que todos os ensinamentos sejam transmitidos com base nos conceitos ambientais. Realização de avaliações rotineiras de aprendizado em cada uma das séries, demonstrando as interfaces entre o conteúdo pedagógico e os conceitos e práticas ambientais. Envolvimento da comunidade, etc.
Um aprendizado fundamental: É fundamental a inserção das iniciativas ambientais que envolvem escolas no currículo escolar, tornando os conceitos e práticas uma rotina na vida de educadores e educandos. Assim, não se trata de realizar mais um projeto, mas construir uma educação com base no meio ambiente, utilizando meios já existentes na comunidade.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Além dos pontos apresentados anteriormente é fundamental a flexibilidade dos envolvidos e o comprometimento da equipe gestora de educação ambiental e da autoridade máxima do município, no caso o prefeito, para que o Programa aconteça e atinja os objetivos estabelecidos. Sua implementação exige mudança na forma como pensamos e construímos os processos educacionais e neste ponto está a principal dificuldade a ser vencida.

Resumo: Desde 2005 o Complexo Químico da empresa em Guaratinguetá desenvolve o Programa Ambiental Interativo Semente do Amanhã, inserindo a educação ambiental no currículo escolar da rede municipal de ensino da cidade. O Programa conta com processo permanente de capacitação de cerca de 500 educadores, que ministram aula para cerca de 6.200 estudantes de 1a. à 4a. série. da rede municipal. As atividades das salas de aula são complementadas com visitação à mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, constituída de cerca de 128 hectares de área dentro do Complexo Químico, onde já promovemos o plantio de mais de 180 mil mudas de espécies nativas da região. O Programa é a primeira iniciativa sistematizada com foco em educação ambiental no município. Seus benefícios extrapolam os limites das salas de aula e atingem a comunidade em diversos momentos e fase, como o envolvimento dos educadores, que são capacitados para a abordagem dos temas ambientais, e a mobilização dos pais dos estudantes e das comunidades por meio de campanhas e eventos públicos durante todo o ano.

BAYER 
Responsável: Eckart-Michael Pohl – Comunicação e Mkt


Título do Case: Jovens Embaixadores Ambientais

Principal Motivação: A preocupação com o meio ambiente está presente na atuação do Grupo em todo o mundo.
Exemplos disso são o fato da BAYER ter sido co-fundadora da inciativa Global Compact da ONU, e ter ganhado importantes reconhecimentos, como o prêmio “Low Carbon Leaders” (Líderes em Baixa Emissão dos Gases do Efeito Estufa) e sua participação no Índice de Liderança Climática e Índice Mundial de Sustentabilidade DowJones. Para incentivar o interesse e estudo sobre o meio ambiente, o Grupo lançou em conjunto com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) o Programa Jovens Embaixadores Ambientais, que oferece aos jovens de todo o mundo a oportunidade de se conhecerem e criarem um networking de estudantes interessados na preservação do meio ambiente e em desenvolvimento sustentável . 
Principais resultados/benefícios gerados : Em dois anos conseguimos conectar oito brasileiros com outros 81 jovens do mundo todo e, proporcionamos a eles, conhecimento sobre métodos atualizados de preservação do meio ambiente e técnicas de educação ambiental. O tema foi publicado, desde abril, em mais de 30 matérias de mídias impressas brasileiras.
Um aprendizado fundamental: A cada ano mais países têm participado, o que implica numa continuidade e importância do Encontro Internacional dos Jovens Embaixadores Ambientais para os próximos anos. Todos os anos os estudantes são questionados quanto às suas opiniões, sugestões e críticas, para que possamos melhorar e adequar o Programa às necessidades dos jovens. 
Recomendações para a reprodução da prática adotada: 
Procurar parceiros que tenham os mesmos objetivos que você, como neste caso o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e sempre respeitar os valores da sua empresa.

Resumo: Desde 2003, o Grupo BAYER e a UNEP – no Brasil, PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) – firmaram uma parceria mundial para jovens e meio ambiente, no valor de 1 milhão de Euros, a serem doados anualmente até 2006. Anualmente, quatro brasileiros têm a oportunidade única de participar de um encontro internacional destes Embaixadores Ambientais, na Alemanha, onde jovens de diversos países do mundo, como Kenya, Venezuela, Polônia e China, têm a oportunidade de trocar experiências sobre seus projetos e idéias sobre responsabilidade ambiental. O Programa Jovens Embaixadores Ambientais investe nos jovens estudantes, de 18 a 25 anos, que tenham projetos ou estudos sobre desenvolvimento sustentável, e que poderão usar seu conhecimento e força de vontade para melhorarar o meio ambiente e a sociedade.

BELGO SIDERURGIA
Responsável: Carlos Alexandre de Miranda – Meio Ambiente
 

Título do Case: Descarte Zero de Efluentes
Principal Motivação: Cultura de melhoria contínua dos processos disseminado em todos os níveis da empresa e necessidade de implantação de um projeto para solução definitiva da questão relativa a todos os efluentes.
Estabelecimento de um projeto referência na gestão dos recursos hídricos para posicionamento da empresa como benchmark na siderurgia.
Principais resultados/benefícios gerados: 100% de utilização dos efluentes na usina; Redução significativa na captação de água; Força de trabalho mais consciente; Ganhos na imagem da empresa junto à comunidade e órgãos de controle; Redução dos custos de tratamento da água ; Posicionamento do índice de recirculação de água em níveis superiores a 99%, posicionando a empresa como benchmarking da siderurgia.
Um aprendizado fundamental: Referência no grupo em que a empresa está inserida e junto à sua área regional de influência. A empresa representa a indústria de Minas Gerais, no CEIVAP (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e no CONPAR ( Consórcio Intermunicipal para a Proteção e Recuperação da Bacia do Rio Paraibuna) onde o trabalho foi disseminado como prática referêcia na gestão das águas. O trabalho também foi apresentado na assembléia legislativa de Minas Gerais como apoio no programa governamental de fortalecimento da gestão dos recursos hídricos.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Implantação de programa de monitoramento quantitativo e qualitativo; Diagnóstico de possíveis pontos para redução e reutilização; Desenvolvimento de projeto; Estudos de custo beneficio; Implementação dos projetos

Resumo: O projeto foi desenvolvido com objetivo de eliminar totalmente o licenciamento de efluentes (industriais e sanitários) nos cursos d ‘água. Como resultado secundário e devidamente projetado, o índice de recirculação de água foi incrementado para valores acima de 99%, sendo as atuais perdas apenas por evaporação. A motivação para o projeto foi a cultura de melhoria contínua que permeia a empresa e as diretrizes da Agência Nacional de Águas, cujo propósito é exatamente a conservação e uso racional dos recursos hídricos. Como conseqüência do reaproveitamento, os custos de tratamento de água foram reduzidos e desta forma o projeto foi viabilizado técnico e financeiramente.

CONSORCIO DE ALUMÍNIO DO MARANHÃO – ALUMAR 
Responsável: Domingos Campos Neto – EHS


Título do Case: 10 Anos do Parque Ambiental Alumar 

Principal Motivação: Com a crescente urbanização de São Luís as áreas naturais diminuíram significativamente, O Parque Ambiental tornou-se a maior área nativa preservada na Ilha de São Luís, sendo que na cidade não há nenhum espaço destinado a educação ambiental; portanto, houve a necessidade e oportunidade de promover atividades de informação, educação e preservação ambiental, como forma de despertar a conscientização e o comprometimento de todos, em relação à preservação ambiental; bem como a demonstração clara que um empreendimento como a instalação de uma das maiores fábricas de alumínio e alumina do Brasil e do mundo pôde se implantar e operar sem causar danos ao ambiente.
Principais resultados/benefícios gerados: O Parque Ambiental Alumar tornou-se um laboratório natural, aberto a pesquisas científicas, preserva espécies da fauna e flora nativas, proporciona práticas de sustentabilidade através dos projetos de educação ambiental e contribui junto à comunidade para formação de uma nova consciência ecológica. Desde a sua inauguração, em julho de 1996, mais 98.000 pessoas da comunidade visitaram o Parque, dezenas de oficinas de educação ambiental e projetos de pesquisas em parcerias com instituições locais foram realizados.
Um aprendizado fundamental: Como ponto de sustentação das atividades desenvolvidas no parque, está a metodologia aplicada, onde os conceitos regionais, culturais e sociais direcionam as ações, são pensados para a comunidade e com a comunidade, preservando cenários naturais, proporcionado novas alternativa no modo de vida com sustentabilidade.

Resumo: Como conseqüência da política ambiental da empresa, foi inaugurado em 31 de julho de 1996, o PARQUE AMBIENTAL ALUMAR, trata-se de um espaço sócio-cultural, técnico-científico e educacional que tem por objetivos principais: preservar e conservar ambientes naturais; integrar a planta industrial como centro de produção e demonstração da capacidade da moderna da indústria no exercício contemporâneo do cuidado ambiental; favorecer o encontro do homem com a beleza, harmonia e equilíbrio expressos pelos ambientes naturais e propiciar o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental direcionadas aos empregados e seus familiares, assim como à comunidade de São Luís, em especial ao público estudantil. Em uma área de aproximadamente 1800 ha composta por manguezais, matas de capoeiras, matas de várzea, brejos, o parque ambiental abriga uma enorme variedade aves, mamíferos, répteis e anfíbios, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

CORN PRODUCTS BRASIL
Responsável
: Fernanda Diaz – Assessoria


Título do Case: Educar para Preservar – Educação Ambiental na Escola
Principal Motivação: Praticar a sustentabilidade e disseminar a consciência ambiental entre os mais diversos públicos
Principais resultados/benefícios gerados : Racionalizar o descarte de materiais recicláveis resultando em recursos financeiros canalizados para entidades assistenciais 
Um aprendizado fundamental: Conscientizar a responsabilidade socioambiental praticando

Resumo: Através do programa “Educação e Ação ambiental nas escolas municipais”, a unidade fabril de Mogi Guaçu objetivou difundir a pratica da conservação do meio ambiente entre alunos de escolas públicas, promovendo palestras e doando recipientes para coleta seletiva para as escolas. Também recebe anualmente visita de centenas de estudantes, para que possam conhecer os projetos de prevenção da poluição, conservação do meio ambiente e sistema de gestão. Trata-se de um trabalho iniciado em 2004 e perdura até os dias de hoje. Parte integrante de um plano ambiental contínuo do nosso sistema de gestão. Este projeto conta com a participação de várias áreas da empresa e da comunidade, através de indicações das escolas de diversos bairros, para que se possa levar o projeto de coleta seletiva.

CST – COMPANHIA SIDERURGICA TUBARÃO
Responsável: Luiz Antonio Rossi -Meio Ambiente


Título do Case: A Central de Supervisão de Monitoramento Ambiental

Principal Motivação: Em função da grande evolução da automação aplicada ao controle e monitoramento ambiental, a empresa tem investido muito nesta área com o objetivo de aperfeiçoar seu sistema de gestão ambiental e se antecipar às demandas da legislação.
Principais resultados/benefícios gerados: Aperfeiçoamento do Controle Ambiental da empresa em função da otimização da avaliação dos processos operacionais e sistemas de controle ambiental , permitindo ações imediatas de controle; Redução das emissões atmosféricas da empresa em função do aprimoramento dos processos e implantação de melhorias nos equipamentos de controle ambiental e para melhoria da qualidade do ar da Região da Grande Vitória e desenvolvimento sustentável da sociedade, etc.
Um aprendizado fundamental: O sistema tem por finalidade monitorar todos os dados coletados no Sistema de Gestão Ambiental da empresa, permitindo o contínuo controle de sua emissões atmosféricas, efetuar a validação dos dados e possibilitar o envio destas informações para os órgãos Estaduais e Municipais de controle ambiental , além de fazer a integração e tratamento de imagens geradas através de câmeras instaladas em locais estratégicos da usina.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: É possível a implantação de um sistema semelhante em qualquer tipo de indústria que possua potencial de emissões atmosféricas e que disponha de sistemas de monitoramento contínuo da qualidade do ar e/ou de suas chaminés, além de câmaras de vídeo , o que nos dias atuais é cada vez mais comum em empresas modernas. O software de gerenciamento de dados já está disponível no mercado nacional.

Resumo: Com o objetivo de suprir a crescente demanda por informações ambientais e gerenciar de forma adequada o imenso volume de dados no monitoramento contínuo de chaminés e também da Rede Automática de Qualidade do Ar da região da Grande Vitória (RGV), a empresa projetou e implantou um sistema moderno e avançado de gerenciamento de dados ambientais – SiGA – Sistema Info rmatizado de Gestão Ambiental que é o “coração” da Central de Supervisão do Monitoramento Ambiental. Esta Central permite a supervisão e monitoramento “on line” das principais fontes de emissão da usina, possibilitando avaliar tendências de resultados e verificar os impactos destas emissões na qualidade do ar da Grande Vitória, bem como atuar preventivamente nos sistemas de controle ambiental e processos de forma a reduzir as emissões. O sistema também permite o recebimento e tratamento dos dados gerados na Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RAMQAr), de propriedade da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA/IEMA) em mapa geográfico vetorial.

DAIMLERCHRYSLER DO BRASIL 
Responsável: Roni Silva Rosa – Meio Ambiente


Título do Case: Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Principal Motivação: Implantação de um sistema de “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, economicamente viável e seguro, visando à redução dos impactos ambientais adversos, o atendimento à legislação e a preservação dos recursos naturais.
Principais resultados/benefícios gerados: Acentuada queda na relação “kg de resíduo perigoso gerado / unidade produzida”, dado este levantado por indicador adotado desde o início do processo de implantação do sistema de gerenciamento de resíduos da empresa. O resultado já verificado indica redução de 55,3 % na geração de resíduos perigosos: queda de 103 kg / veículo (em 2000) para 46 kg / veículo (em 2005). A doação de recicláveis , alumínio – latas de refrigerantes – e vidro , à comunidade da Vila Paulicéia, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, resulta em receita com sua venda na ordem de R$ 50.000,00 / ano.
Um aprendizado fundamental: A doação de recicláveis , alumínio – latas de refrigerantes – e vidro , à comunidade da Vila Paulicéia, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, resulta em receita com sua venda na ordem de R$ 50.000,00 / ano.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: A adoção de um “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” de forma sistemática, caracterizando todas as fases do processo, oferece uma visão segura das oportunidades de melhorias, alem do que, por sua implantação, atendemos as expectativas das partes interessadas, Órgãos de Meio Ambiente e Sociedade.

Resumo:  Em 2001 recebemos o certificado ISO 14.001:1995 e a partir de então foi dado o impulso para a integração com o Sistema de Gestão Ambiental. A padronização de processos e o planejamento das ações permitiram resultados economicamente positivos e adequação à legislação. A utilização de aterros sanitários e industriais licenciados, para destinação dos resíduos não reciclados ou não reaproveitados é exigência do modelo. O resíduo orgânico proveniente dos restaurantes e resíduos de serviços de saúde provenientes dos ambulatórios médicos são armazenados em câmaras frigoríficas até seu transporte ao destino final. DCBR–SBC conta com duas Centrais de Resíduos, uma área de 1.400 m² para triagem, onde é feita a separação /seleção e armazenamento temporário dos materiais recicláveis e outra com aproximadamente 900 m² para armazenamento dos resíduos classificados como perigosos.

DORI ALIMENTOS
Responsável: José Humberto Soares – Qualidade

Título do Case: Destinação de Efluentes Industriais para Fertirrigação

Principal Motivação: Realizar o gerenciamento ambiental com responsabilidade e segurança para a empresa e a comunidade. 
Principais resultados/benefícios gerados : Marco para a criação do Sistema Integrado de Gestão Ambiental na empresa ; gerenciamento do consumo de água e geração de efluentes; adequação legal da empresa; melhoria da imagem institucional
Um aprendizado fundamental: Uso de conhecimento interdisciplinar e determinação para executar o projeto 
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Estudo cuidadoso das características do efluente e do tipo de solo

Resumo: Principais objetivos e metas: Destinar os efluentes industriais de forma ambientalmente correta; Executar um projeto ambiental que sirva de modelo à região e que traga proveitos à comunidade onde a indústria está inserida. Monitoram-se a quantia de água consumida na unidade, a entrada e saída do efluente, a quantia de efluente infiltrada no solo e as características do lençol freático da área de irrigação. Houve melhoria contínua do indicador efluente/produção e redução do consumo de água da unidade como um todo. Busca-se constantemente otimizar os principais processos produtivos geradores de efluentes. A área irrigada é usada em projeto de educação ambiental para crianças da comunidade, como parte do projeto de uma ONG local (Projeto Pingo D’Água, Copati)

DOW AGROSCIENCES INDUSTRIAL
Responsável
: Marcus Vinicius – Relações com a Comunidade

Título do Case: Acerte o Alvo 
Principal Motivação: Problemas com deriva de defensivos agrícolas para locais não desejados.
Principais resultados/benefícios gerados: Redução de 70% dos casos registrados de deriva na região de Londrina (19 municípios no norte do Paraná).
Um aprendizado fundamental: Envolvimento de todas as organizações envolvidas no agronegócio como fiscalização, extensão, comercialização, produção, áreas de ensio, pesquisa, ambiental, etc.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Conseguir o envolvimento de todos no processo.

Resumo: Na última década o Paraná tem permanecido nas estatísticas, como um dos principais Estados de produção agrícola do Brasil. No entanto, a presença de áreas cultivadas com espécies tais como olerícolas e fruticultura, contíguas a áreas de grãos (principalmente soja, milho e trigo), tem gerado conflito entre agricultores; principalmente quando insumos específicos para lavouras de grãos, dependendo de como sejam aplicados, ocasionam a deriva (deriva é o desvio da trajetória das gotas produzidas na pulverização, para fora do alvo que se pretende atingir), que pode apresentar efeito deletério sobre as referidas espécies. Uma vez que as referidas ineficiências encontram-se materializadas na ocorrência de sinistros tais como: intoxicação de operadores, contaminação ambiental, prejuízos em culturas atingidas e presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, este programa propõe-se a tratar de forma multi-institucional e multi-disciplinar o problema da deriva de agrotóxicos, na região de Londrina.

Proxima pagina