BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2008 – ORDEM ALFABÉTICA
Paginas: 01   02   03   04

BANCO BRADESCO S.A.
Case: Fundação Amazonas Sustentável: um projeto win-win de desenvolvimento
Cidade: SÃO PAULO
Estado: SP
Responsável: LINCOLN CESÁRIO FERNANDES
Cargo: Gerente de Responsabilidade Socioambiental
 
Principal Motivação: Viabilizar a implantação de um programa de desenvolvimento sustentável em uma área de 17 milhões de hectares no estado do Amazonas, em parceria com o governo do Estado, mas em um ambiente de transparência, governança e independência através da criação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) obtendo com isso benefícios mercadológicos competitivos na região, no país e no mercado internacional.
 
Principais Resultados: Implantação de uma política de desenvolvimento sustentável em uma área de 17 milhões de hectares de floresta tropical Redução da pobreza de mais de 4.000 famílias Aumento de faturamento de R$ 400 milhões/mês, com a folha de pagamento dos funcionários do Amazonas Aumento de volume de quase todos os serviços na região Norte Comercialização de 189.406 títulos de capitalização com a bandeira FAS (4 meses) Dois reconhecimentos internacionais: Único banco brasileiro na lista das 7 instituições financeiras com os melhores resultados em sustentabilidade do relatório Goldman Sachs Sustain; e Prêmio de Melhor Site em Sustentabilidade pela Management & Excellence (M&E) Fortalecimento do Programa de Sustentabilidade da empresa Fortalecimento da reputação junto aos clientes, ao mercado de capitais, públicos governamentais e formadores de opinião
 
Um aprendizado fundamental: A criação da Fundação Amazonas Sustentável tem como principais características a ética, a transparência, a governança e a independência e a inserção destes valores no plano mercadológico. A FAS foi criada para implantar uma política pública, mas com independência do poder público, capital próprio e gestão profissionalizada. A geração de recursos do Banco Bradesco para a FAS está sendo e será obtida a partir de resultados mercadológicos, com o aumento do volume de negócios na região Norte e o lançamento de produtos e serviços financeiros exclusivos, com a bandeira FAS. Esta metodologia replica o que a empresa vem realizando no bioma mata atlântica, através de parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que em 3 anos viabilizou o plantio de 18 milhões de mudas de árvores nativas, a recuperação de mais de 10.000 hectares de áreas e a neutralização de 20 milhões de toneladas de Carbono.
 
Recomendações: A metodologia tem amplas condições de replicabilidade em qualquer região detentora de coberturas florestais ricas em biodiversidade, porque associa uma organização financeira a uma unidade governamental e outras organizações da sociedade civil na constituição de uma terceira entidade, autônoma em termos administrativos e orçamentários, com programas calcados em políticas públicas participativas, e também porque se baseia em exemplo bem sucedido de captar recursos de funding com a comercialização de produtos e serviços relacionados ao projeto.
 
Bandeirante Energia SA.
Título do Case: Programa Bandeirante Comunidade e Educação
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Paulo dos Santos Ramicelli
Cargo: Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social
 
Principal Motivação: Acreditamos que a principal motivação está relacionada à visão sustentável que a empresa busca sempre implementar em suas ações frente à sociedade. Nosso objetivo foi contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e do ensino fundamental de escolas públicas municipais, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento de atividades ainda não exploradas por essas instituições, sempre em busca de uma sociedade mais justa e humana.
 
Principais Resultados: Maior aproveitamento do ensino nas salas de aula; Integração efetiva: Empresa + Comunidade + Governo + Escola; Implantação de hortas escolares Todos os alunos foram beneficiados com o plantio e colheita das verduras; Substituição de salas containeres de latão por salas de alvenaria e mobiliários adequados; Melhoria no relacionamento com as comunidades; Melhoria no aproveitamento escolar do aluno; Integração dos colaboradores com a realidade da região; Reflexo na produtividade do corpo funcional; Redução do número de invasões e vandalismo nas escolas; Conservação das melhorias realizadas nas escolas pelos alunos; Redução do número de acidentes com cerol.
 
Um aprendizado fundamental: Um dos pontos principais que fez a diferença foi o de que o projeto Bandeirante Comunidade Educação está alinhado com os valores da Empresa, principalmente àquele voltado para a cidadania. A partir disto tivemos condições de não só analisar e planejar um programa que beneficiasse comunidades carentes de recursos como a informação e conscientização de consumo de energia – importante tanto para a empresa quanto para a sociedade, como também implementar e controlar todo o seu processo.
 
Recomendações: O programa é multidisciplinar e desenvolve vários temas junto aos seus públicos de interesse, como, por exemplo, conservação do meio ambiente. A integração empresa – escola – prefeitura – comunidade contribui para a melhoria do relacionamento entre as partes e promove o desenvolvimento de todas as partes. No final do programa, a sustentabilidade é uma garantia à instituição de ensino, que passa a ter condições de se auto-desenvolver com as metodologias aplicadas.
 
Botica Comercial Farmacêutica S/A
Case: Bioconsciencia
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: PR
Responsável: Maíra Gonçalves da Luz Pereira
Cargo: Técnica em Meio Ambiente
 
Principal Motivação: A função das embalagens é, principalmente, garantir as condições de higiene necessárias ao produto e protegê-lo contra eventuais choques durante o transporte e manuseio. Depois de usadas, as embalagens formam montanhas de lixo. Diante deste contexto, a organização evidenciou a necessidade de reduzir os impactos ambientais do ciclo de vida de seus produtos, por meio do projeto de reciclagem pós-consumo, que estimula o consumidor a exercer sua cidadania e responsabilidade ambiental por meio da devolução das embalagens após o seu uso.
 
Principais Resultados: No ano de 2006, quando foi implantado o projeto piloto nas lojas de Curitiba e dentro da indústria, o programa recolheu 1,6% das embalagens pós-consumo dos produtos vendidos na região. No ano seguinte, como resultado do esforço de marketing realizado, este número aumentou para 2,8%. O critério de sucesso para 2008, já com operação do projeto em quatro cidades (Curitiba, Belo Horizonte, Campinas e Recife), é de 4%.
 
Um aprendizado fundamental:
1. Estabelecimento do fluxo reverso
2. Definição das responsabilidades compartilhada
3. Desenvolvimento de parceiro local
Este projeto gera como principal produto um modelo replicável a outros negócios independente do seu segmento e porte.
 
Recomendações: Para o fluxograma logístico deve-se atentar para a tributação e os investimentos necessários para o transporte dos produtos e resíduos na composição do custo do projeto. Viabilizar a retirada do resíduo no momento da entrega do produto reduz os impactos ambientas e custos financeiros desta etapa.
 
Braskem S/A
Case: Redução das Emissões de Compostos Orgânicos na UNIB- BA.
Cidade: Camaçari
Estado: BA
Responsável: Sérgio de Rezende Hortélio
Cargo: Coordenador Meio Ambiente
A principal Motivação: A preocupação com a redução e controle de emissões atmosféricas se deve ao impacto negativo destas sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas, alem de representar perdas de matérias-primas e produtos, gerando prejuízos econômicos a empresa.
 
Principais Resultados: Nos últimos 5 anos, verificou-se uma redução de 54% na emissão de compostos orgânicos voláteis no Parque de Tancagem e de 56% na Ilha de Carregamento. Com a implantação do Plano pode-se reduzir perdas de produtos na ordem de 1.446 toneladas desde 2002. Essa quantidade de matéria-prima valorada ao preço de nafta equivale a aproximadamente US$1,360,000.00 dólares no período de 2002 a 2007. Quanto a qualidade do ar, verifica-se que o número de violações no ar por conta de COV’s se manteve desprezível no entorno do Pólo Industrial de Camaçari.
 
Aprendizado: O uso de ferramentas da qualidade e estatísticas no formato de lean six sigma.
 
Recomendações: Acredita-se que este Plano possa ser inteiramente reproduzido e adaptado a realidade de qualquer empresa do ramo químico e petroquímico, uma vez que ele compila e sistematiza a gestão integrada dos processos, independente da condição física do produto.
 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Case: Projeto "ILHAS DE IMPRESSÃO"
Cidade: BRASILIA
Estado: DF
Responsável: Maria Fernanda Ramos Coelho
Cargo: Presidente
 
Principal Motivação: Grande dimensão do parque de impressoras gerando altos custos de suporte e atualização dos equipamentos, de logística e manutenção de grande diversidade e quantidade de insumos de impressão. Perda de escala na aquisição (compra) e formação de estoque de segurança para 83 tipos de cartuchos diferentes; Ser um agente de mudança na implementação da Política Ambiental Corporativa e de Responsabilidade Social Empresarial. Mostrar que é possível estar atento às práticas de consumo sustentável, fomentando a sustentabilidade sem perder o foco empresarial.
 
Principais Resultados: O projeto Ilhas de Impressão, ação desenvolvida com base nos princípios aprovados, junto com a campanha educativa, gerou uma economia de 56,7% dos gastos com os insumos de impressão no período de março de 2005 até novembro de 2006 em toda a CAIXA. Reduziu em 59,37% o parque de impressora, somente no Prédio da Matriz e conseqüentemente reduziu o consumo e os resíduos sólidos (cartuchos, papel e componentes de impressora).
 
Um aprendizado fundamental: O projeto Ilhas de Impressão consistiu no agrupamento de equipamentos de impressão em locais de circulação de empregados. Com a implantação das ilhas, a CAIXA passou de uma média de 1 impressora para atender 5 empregados para 1 impressora para 30 empregados. O projeto foi implantado em fase de piloto no edifício Matriz da CAIXA e nas cidades de Porto Alegre e Fortaleza e, após, foi estendido para as demais capitais do país nas unidades administrativas. Foi instalado software de controle de impressão que passou a monitorar toda a impressão na Empresa.
 
Recomendações: Diagnóstico do consumo e gastos; Campanhas de educação e conscientização para o consumo consciente; instalação de um software de controle de impressões.
 
Celulose Irani S.A.
Case: Inventário de emissões e sumidouros de gases de efeito estufa em uma fábrica de Celulose e Papel
Cidade: Vargem Bonita
Estado: SC
Responsável: Leandro Alexis Farina
Cargo: Gerente de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental
 
Principal Motivação: Conhecer e avaliar a emissão de GEE da empresa, avaliando o balanço entre emissões e remoções e as possibilidades de neutralização.
 
Principais Resultados: As atividades da IRANI são consideradas Carbono Neutro por retirar mais carbono da atmosfera do que emite.
 
Um aprendizado fundamental: O inventário permite acompanhar as emissões e remoções possibilitando maior percepção para novos projetos de MDL
 
Recomendações: Definição de fronteiras, identificação de fontes de emissão e remoção, levantamento de dados, elaboração do relatório, auditoria externa.
 
DAEE – DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA
 
Título do Case: Programa Agua Limpa
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Ubirajara Tannuri Felix
Cargo: Superintendente
 
Principal Motivação: Implantação de sistemas de tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 30 mil habitantes não atendidos pela SABESP. 
 
Principais Resultados: Tratamento de 100% dos esgotos domésticos nos municípios beneficiados. Despoluição de rios e córregos que recebiam os esgotos in natura. Minimização dos índices de vulnerabilidade social e de doenças decorrentes de veiculação hídrica.

Um aprendizado fundamental: A formulação do diagnóstico situacional da infraestrturura hídrica dos municípios de pequeno porte. A implementação do plano de ação focado na preservação dos recursos hídricos, na educação ambiental e na saúde da população envolvida.

Recomendações: Tem fundamental importância o estabelecimento de parcerias entre os órgãos das administrações públicas estadual e municipal e demais entidades públicas ou privadas a eles vinculados.
 
Dana Indústrias Ltda
Case: A natureza ajudando na redução dos resíduos sólidos do Tratamento de Efluentes
 
Cidade: Gravataí
Estado: RS
Responsável: Simone Nogueira
Cargo:  Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental
 
Principal Motivação: Reduzir a geração do lodo do Tratamento de Efluentes e eliminar o Aterro de Resíduos Industriais da Instituição/empresa.
 
Principais Resultados: A eliminação de passivo ambiental e do risco ambiental associado. 1.800 toneladas de resíduos acumulados foram inertizados, sendo transformados em matéria-prima auxiliar para a fabricação de cimento. A área onde se localizava o antigo aterro já foi totalmente recuperada, com plantio de vegetação nativa e construção de uma praça ecológica de contemplação para os colaboradores. Paralelamente à desativação do aterro, as demais iniciativas proporcionaram uma redução total mensal de 62% da geração de lodo na Estação de Tratamento de Efluentes, diminuindo das 41,7 toneladas ao mês (em 2004) para 16 toneladas ao mês (a partir de 2006). Isso representa 308 toneladas a menos de resíduos gerados por ano, além de reduções dos custos operacionais.
 
Aprendizado: Foi desenvolvido um trabalho intensivo que utilizou uma ferramenta pouco comum no trato ambiental, mas que se revelou arma poderosa nesse setor: a metodologia 6 Sigma, que utiliza métodos estatísticos para identificar, analisar e propor a solução de problemas. Com o auxílio de um Black Belt, o time de SGA reviu processos e, assim, efetuou testes de jarros com novos insumos para o tratamento dos resíduos. Três áreas foram focadas: a troca do neutralizante, a substituição do agente coagulante inorgânico (policloreto de alumínio) por um coagulante vegetal, à base de tanino e o desenvolvimento de um container específico para armazenamento e compactação do lodo.
 
Recomendações: A troca do coagulante foi vital para o sucesso deste case, pois foi o componente que reduziu o volume de lodo industrial. O neutralizante também foi trocado e o equipamento foi adaptado para criar uma caçamba compactadora do lodo, que auxiliou a redução deste resíduo. Outro item fundamental foi a aplicação da metodologia 6 Sigma, que utiliza métodos estatísticos para identificar, analisar e propor a solução de problemas como este.