BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2008 – ORDEM ALFABÉTICA
Paginas: 01   02   03   04  

Duke Energy Geração Paranapanema S/A
 
Case: Mitigação de Impactos em Reservatórios Hidrelétricos – Estudo de Caso da UHE Taquaruçu.
 
Cidade: Chavantes
Estado: SP
Responsável: Ivan Takeshi Toyama
Cargo: Coordenador de Meio Ambiente
 
Principal Motivação: Avaliar os resultados dos trabalhos de mitigação ambiental realizados no reservatório de Taquaruçu, já que o empreendimento é contemporâneo a implantação da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6938/81) e do Processo de Licenciamento Ambiental (CONAMA 001/86) sendo possível comparar a realidade antes e depois da formação do reservatório, passados 15 anos do início de sua operação.
 
Principais Resultados: (i) Estabelecimento de Áreas de Conservação Ambiental que contemplam áreas de remanescentes florestais, áreas de várzeas, áreas em regeneração natural, áreas reflorestadas com espécies nativas e lagoas marginais da ordem de 2.800 hectares. (ii) Reflorestamento de 1026 hectares com alta diversidade de espécies florestais, servindo como “ilhas de diversidade” aos fragmentos remanescentes da região, superior aos 408 hectares de remanescentes florestais anterior ao enchimento do reservatório. (iii) Conectividade dos principais fragmentos florestais existentes pertencentes a terceiros (1400 hectares na margem paulista e 443 hectares na margem paranaense), inexistente antes da formação do reservatório. (iv) Vitalização das áreas de desova e crescimento utilizadas pela ictiofauna do reservatório, através da recuperação de ambientes degradados adjacente a essas áreas. (v) Reaparecimento da piracanjuba (Brycon orbgnyanus) atestado pela pescaria amadora, praticada por turistas, com aumento do afluxo de pescadores na região.
 
Aprendizado: A aplicação do conceito de integração das ações mitigadoras aos impactos ambientais e a adoção de inovações técnicas baseadas nos avanços do conhecimento científico, vem conseguindo obter maior eficácia e efetividade em suas ações, reduzindo custos e promovendo alternativas regionais para cada reservatório. Conseguindo com isso reverter os impactos ambientais decorrentes da implantação do reservatório e melhor a qualidade de vida das populações de entorno.
 
Recomendações: A atuação das empresas detentoras de empreendimentos modificadores do meio ambiente deve ser pautada com objetivos claros visando à mitigação de seus impactos ambientais, sendo que o processo de licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental constituem referência fundamental tanto para nortear e definir essas ações quanto serve como linha base de comparação e avaliação dos resultados obtidos.
 
Duratex S.A
Case: Projeto de Inovação da Área de Vivência Ambiental PIATAN – AVAP
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: João Carlos Redondo
Cargo: Gerente de Sustentabilidade
 
Principal Motivação: A avaliação de aspectos pedagógicos verificados nos quase dez anos de atividades da AVAP e o atual quadro de exposição pública dos valores das plantações florestais manejadas para o abastecimento industrial motivaram uma revisão do trabalho desenvolvido. Na nova abordagem, o tema central da AVAP passou a ser a Produção sustentada de madeira a partir do manejo de plantações florestais, com maior amplitude das explicações sobre o manejo de plantações florestais e o valor destas como fontes sustentáveis de matéria-prima de alta aplicação na vida das pessoas.
 
Principais Resultados: Nas novas instalações da AVAP, entre 2007 e junho de 2008 foram atendidas 10.365 pessoas, entre estudantes, clientes, fornecedores e funcionários. Desde a criação da área, em dezembro de 1996, até 2007 foram recebidos 63.791 visitantes. Em 2007, a Área de Vivência Ambiental Piatan – AVAP finalizou o ano com o atendimento a 7.124 visitantes, atingindo 118,73% da meta de 6.000 visitantes prevista para o período.
 
Um aprendizado fundamental: Esta inovação, com todas as melhorias pedagógicas voltadas para atender aos mais diversos perfis dos públicos interessados é que a empresa entendeu que foi um diferencial para a adequação da proposta inicial às necessidades. Todo o projeto foi concebido utilizando como base nas contribuições de visitantes e dos representantes das instituições acadêmicas, que forneceram importantes informações para a formatação das metodologias.
 
Recomendações: O programa reforça a diretriz de estabelecer um canal transparente de comunicação e abertura com a comunidade quanto às atividades da empresa. Por último, o projeto tornou-se uma eficiente ferramenta para a apresentação e disseminação de técnicas sustentáveis para atendimento da demanda da sociedade por matéria-prima.
 
Fundação Espaço ECO
Case:SEEBALANCE® – Análise de Sócio-Ecoeficiência
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: SP
Responsável: Jaqueline Masetto
Cargo: Analista de Marketing
 
Principal Motivação: A necessidade de mensurar a sustentabilidade em produtos, processos e serviços ofertados pela organização
 
Principais Resultados: Simulação de cenários; Auxílio na tomada de decisão; Aspectos considerados com o mesmo grau de importância
 
Um aprendizado fundamental: A flexibilidade da ferramenta permite a simulação de cenários, esta, por sua vez, auxilia a tomada de decisão.
 
Recomendações: A ferramenta é patente da BASF, na Alemanha, no entanto, é oferecida para outras instituições por meio da Fundação Espaço ECO. Em função da confidencialidade dos estudos, não é permitida a divulgação de informações para replicabilidade da ferramenta.
 
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO.
 
Case:Programa de Educação Ambiental – HEMOCICLE.
Cidade: Rio de Janeiro
Estado – RJ       
Responsável: Dra. Clarisse Lobo                   
Cargo: Diretora Geral
 
Principal Motivação: A adoção de um Plano de Gestão Ambiental foi uma decisão estratégica da alta administração, sendo ela uma de nossas diretrizes. O principal fator de motivação é saber que, a força de trabalho do HEMORIO, contribui, a cada mês, com a sobrevivência de 21 árvores, são ao todo 252 ao ano. E tudo isso sem precisar plantar a semente, adubar a terra ou podar os galhos, apenas com o mais rico inovador dos fertilizantes – a responsabilidade social. 
 
Principais resultados/benefícios gerados: Os recursos, arrecadados com a reciclagem dos resíduos, foram empregados na aquisição de cadeiras de rodas, materiais de manutenção, entre outros. No entanto a maior parte dos investimentos ocorreu na qualidade de vida dos funcionários do HEMORIO; com a verba pôde investir em passeios, cinema, campanhas de prevenção de câncer de colo de útero, de mama e próstata, na aquisição de óculos e outros.
 
Um aprendizado fundamental A Metodologia: A preservação do meio ambiente é fator essencial para o desenvolvimento sustentável da empresa. O Programa HEMOCICLE é voltado à conscientização da força de trabalho do HEMORIO, familiares, pacientes, doadores, fornecedores e comunidade para segregar e descartar corretamente os resíduos que podem ser reciclados.
 
Recomendação para a reprodução da prática adotada: Este programa poderá ser utilizado como referencial para as outras unidades de saúde.É necessário que todos promovam a conscientização e a sensibilização sobre o tema, através da educação permanente, com foco nos 03 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), promovendo a responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente.
 
INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias
Case: Logística Reversa
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Juliana Hosken Wernek
Cargo: Gerente de Comunicação e Educação
 
Principal Motivação: Uma premissa para garantir a eficiência do sistema de destinação final das embalagens é a adoção da Logística Reversa. Por esse modelo, o caminhão que transporta as embalagens cheias de produtos fitossanitários para os distribuidores e as cooperativas agrícolas, em vez de voltar vazio, segue para a unidade de recebimento mais próxima e transporta as embalagens vazias devolvidas e compactadas até o destino final: reciclagem ou incineração.
 
Principais Resultados: Em 2007, a Logística Reversa foi responsável por 98,3% dos fretes realizados entre as centrais de recebimento de embalagens vazias de fitossanitários e o destino final (reciclagem ou incineração), propiciando uma redução de 45% nos custos do transporte. Desde o início das atividades do inpEV, já seguiram para reciclagem ou incineração mais de 84 mil toneladas de embalagens, foram movimentados 28.950 caminhões, sem a ocorrência de acidentes e as embalagens têm sido retiradas, em média, 9,14 dias depois da solicitação, apesar de a legislação oferecer o prazo de um ano para retirada. O aumento da capacidade de compactação das embalagens vazias aumentou, cada caminhão levava em média 9.072 kg, número que saltou para 10.619 kg, em 2007, um crescimento de 17%, gerando diminuição de custos e menor quantidade de caminhões movimentados.
 
Um aprendizado fundamental: No início, com o objetivo de conferir qualidade e eficiência máximas no funcionamento do sistema, o inpEV realizou um estudo que mapeou as áreas com maior potencial de consumo de defensivos agrícolas e onde poderiam ser instaladas as unidades de recebimento (maior facilidade de entrega pelo agricultor).
 
Recomendações: Participação ativa do setor nas discussões do projeto de lei que deu origem à legislação vigente sobre embalagens vazias. Definição de uma entidade/estrutura exclusivamente focada no tema, como o inpEV. Planejamento da estrutura a ser implantada. Engajamento de todos os elos da cadeia produtiva agrícola. Investimentos em programas educativos para o usuário final, etc.
 
Itautec S/A – Grupo Itautec
Case: Gestão Ambiental aplicada na cadeia de valor – Case embalagens – Redução de insumos sob a ótica ambiental
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: João Carlos Redondo
Cargo: Gerente de Sustentabilidade
 
Principal Motivação: Aprimoramento dos processos visando a redução de insumos e resíduos
 
Principais Resultados: Diminuição da matéria-prima (papelão); Redução do número de paletes de madeira; Ganho no armazenamento de produtos; Redução dos custos da embalagem e do calço; Redução da quantidade de carretas Redução da conta frete (transporte); Redução no consumo de combustível; Redução da emissão de CO2. Detalhamento do tema no arquivo anexado.
 
Um aprendizado fundamental: A análise crítica do processo atual foi precisa graças ao aprimoramento da visão abrangente das equipes envolvidas com relação a importância de avaliar processos também sob a ótica ambiental. O tema está detalhado no arquivo anexado.
 
Recomendações: Por se tratar de um item comum nas empresas de qualquer segmento, o projeto oferece a oportunidade de melhoria contínua em diversos segmentos da economia.
 
Klabin S.A.
 
Case: Programa Klabin de Monitoramento da Biodiversidade
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Ivone Satsuki Namikawa Fier
Cargo: Coordenadora de P&D, Qualidade e Ambiência Florestal
 
Principal Motivação: A preocupação em preservar as espécies nativas existentes nas áreas florestais da empresa levou à criação do Programa, que teve início com a definição da política de manutenção da biodiversidade, possível graças ao manejo em mosaico – áreas de vegetação nativa entremeadas por plantios florestais em vários estágios – o que garante habitats adequados, manutenção da qualidade das águas e equilíbrio do ecossistema.
 
Principais Resultados: O Programa de Monitoramento da Biodiversidade já identificou 881 espécies de animais na região de florestas plantadas de Santa Catarina e Paraná. Em Monte Alegre (PR) já foram identificadas na região 43% das espécies de mamíferos e 57% das espécies de aves existentes em todo o estado do Paraná. Do total já identificado, 75 espécies são consideradas ameaçadas de extinção pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), 21 pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e 51 pela IUCN (International Union for Conservation of Nature). Em relação a flora, o herbário HKLABIN, no Paraná, já catalogou mais de 2000 espécies de plantas encontradas nas áreas de abrangência da Unidade Monte Alegre. Em Santa Catarina, já foram catalogadas 301 espécies de plantas.
 
Um aprendizado fundamental: Por meio da parceria entre a Klabin, universidades públicas e privadas de todo o Brasil e ONGs, são realizados levantamentos e acompanhamentos constantes da fauna e flora das áreas florestais da companhia para monitoramentos e preservação das espécies. A prática de manutenção e preservação da biodiversidade é possível ao manejo florestal em mosaico áreas de vegetação nativa entremeados por plantios florestais em vários estágios – o que garante habitats adequados, manutenção da qualidade das águas e equilíbrio do ecossistema.
 
Recomendações: A Klabin demonstra no relato caso, a metodologia de reaplicação de seu Programa de Monitoramento da Biodiversidade, para que outras empresas, de qualquer porte, possam implementá-lo em suas atividades, adequando o Programa às necessidades de cada região.
 
SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Case: Operação Natureza (Programa Córrego Limpo)
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Anelise Brigano Luzio e Fábio Sanazaro Marin
Cargo: Geógrafa e Advogado
 
Principal Motivação: Atender a demanda pela melhoria das condições ambientais dos corpos d’água na Região Metropolitana da Capital, contribuindo para redução da poluição e o desenvolvimento de ocupação urbana sustentável. Teve, ainda, como motivação, a realização de intervenções envolvendo o Poder Público local como maneira de consolidar os benefícios obtidos.
 
Principais Resultados: Foi selecionado, como indicador de resultado, o nível de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) dos respectivos corpos d’água. Este indicador é comumente utilizado para medir a poluição orgânica dos rios e córregos. Assim, até o momento, no aspecto ambiental, se identificou, nas localidades objeto das intervenções, significativa melhora das condições dos cursos d’água, com o retorno, inclusive, de parte da fauna aquática. Socialmente, importou em melhoria da qualidade de vida nas regiões atendidas, permitindo a adequada coleta e disposição de esgoto, bem como a redução do lixo próximo às residências. No ponto de vista econômico, resulta, em médio e longo prazo, na diminuição de despesas com saúde pública. Permite, também, a elevação da arrecadação da SABESP, por meio da geração de novas ligações de esgoto, permitindo a maior disposição de recursos para novos investimentos no sistema de saneamento ambiental. Finalmente, com o êxito das ações desenvolvidas até o momento, a SABESP, especificamente na Unidade de Negócio Oeste, está adotando junto a outros municípios a mesma forma de trabalho.
 
Um aprendizado fundamental: A característica principal de diferenciação do case refere-se à quebra do tradicional paradigma de planejamento e organização. Assim, foi esquecida a metodologia da adoção de planos, projetos e cronogramas de maneira isolada, preferindo-se o equacionamento conjunto da questão. A forma de tratamento exigiu dos participantes maturidade no sistema de gestão de cada um, sendo necessária a coordenação e perfeita sintonia entre os dois órgãos para a viabilização do Programa.
 
Recomendações: Apesar do vulto do Programa, a metodologia, pela simplicidade, pode ser aplicada a qualquer empreendimento. As recomendações são as seguintes: 1º) abandono do planejamento unilateral; 2º) identificação das diferentes partes interessadas e das oportunidades de parceria; 3º) planejamento conjunto, buscando a potencialização dos esforços; e 4º) formalização de instrumento contratual, com mecanismos que garantam o interesse de cada um e o resultado final.

Paginas: 01   02   03   04