BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
 RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2006 – Ordem Alfabética

Paginas:  1  2

EMBRAER
Responsável: Maria Inez Pimentel – Meio Ambiente

Título do Case: Reflorestamento da Mata Ciliar do Ribeirão Vidoca 

Principal Motivação: Treze trilhões de dólares.
Esse é o preço da biodiversidade mais fantástica, contanto intrínseca complexidade, que existe sob a casca da frágil e poderosa mãe terra: a biodiversidade e o subsolo brasileiro. Tendo em mente esses princípios, o grupo começa a atuar em seu próprio cotidiano, pois acredita que cada indivíduo inicia sua contribuição ao todo mostrando que é capaz de melhorar a si mesmo. Para isso, o objetivo de seus integrantes, residentes no vale do Paraíba é possibilitar a despoluição de um importante ribeirão que corta a cidade de São José dos Campos . 
Principais resultados/benefícios gerados: O impacto do plantio das primeiras 800 mudas na nascente do Vidoca será melhor auferido dentro de dois ou três anos, quando as medições produzirão as primeiras médias históricas. De antemão, sabe-se que as matas situadas às margens dos cursos d’água funcionarão como uma barreira para evitar o carreamento de sedimentos para o sistema aquático. Além disto, a floresta também amortece a impacto das gotas de chuva, propiciando uma infiltração mais lenta da água no solo. Isto reduz o processo erosivo, os riscos de escorrimento superficial e os deslizamentos. É por meio da infiltração da água no solo que são abastecidos os lençóis freáticos que alimentam as nascentes. 
Um aprendizado fundamental: Pedagógicos: Aprofundamento das matérias estudadas em sala de aula; Socialização e trabalho em equipe; Interdisciplinaridade; Contextualização da realidade a partir da ciência como instrumento de aprendizado; Interação do Grupo de Ciências com as escolas públicas ribeirinhas. Técnicos e Científicos: Compreender a interação dos processos naturais por uma óptica sistêmica; Desenvolver conhecimentos e práticas em reflorestamento e recuperação de matas ciliares e de fauna e flora nativa; Fomentar a proposição de medidas mitigadoras ambientais; Compreender o processo de produção de imagens de satélites e mapas, entre outros.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Resultados estimados: Recuperação da mata ciliar e fauna local; Realização de um projeto científico baseado no protagonismo juvenil; Reconhecimento do trabalho perante a sociedade e autoridades; Divulgação do trabalho desenvolvido para conscientização da população; Obtenção de patrocínio para manter a iniciativa.

Resumo: O reflorestamento da mata ciliar do Vidoca é resultado de um projeto iniciado em 2002 pela Gerência de Meio Ambiente da EMBRAER e pelos alunos da Oficina de Ciências do Colégio. O primeiro desafio foi localizar e conhecer as nascentes do Ribeirão Vidoca. Após a localização cartográfica das nascentes do Vidoca, seguiu-se o trabalho de campo. Nesta fase da campanha, os alunos confirmaram as informações in loco, ou seja, conheceram pessoalmente a localização das nascentes do rio. A partir daí, os estudantes entrevistaram as populações ribeirinhas para melhor conhecer seus problemas sócio-ambientais, mediram a vazão d!a água em trechos do Vidoca, coletaram material biológico e amostras físico-químicas, e mediram a concentração de coliformes a fim de determinar as condições ambientais do corpo d’água. Local escolhido: Fazenda Saúde, propriedade particular,cuja a manutenção se encontra no segundo ano após o plantio, e, as mudas já na altura de 1,60m. 

EUROFARMA
Responsável: Isamara Freitas – SSMA


 

Título do Case: Gincana Ecológica

Principal Motivação: CONSCIENTIZAR ATRAVÉS DE GINCANA DE FOTOGRAFIAS TEMÁTICAS E CRIAÇÃO DE MENSAGEM RELACIONADA AO MEIO AMBIENTE. 
Principais resultados/benefícios gerados : 1º ANO DA GEE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 207 PESSOAS ENTRE COLABORADORES, FORÇA DE VENDAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS;
CONSIDERAMOS QUE A INICIATIVA DEU ORIGEM A UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE MUDANÇA DE ATITUDES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL, POIS APESAR DA PEQUENA PARTICIPAÇÃO A GINCANA ATINGIU O OBJETIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO E ENVOLVER TODOS. 
Um aprendizado fundamental: MARKETING AMBIENTAL, A GEE INICIOU SUA DIVULGAÇÃO EM AGO/05 E FINALIZOU COM A APURAÇÃO DOS RESULTADOS E DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES EM OUTUBRO. TODO O MATERIAL GRÁFICO CHAMOU A ATENÇÃO PARA IMAGENS RELACIONADAS AO TEMA DA GINCANA (NATUREZA), TORNANDO-SE UM ATRATIVO PARA A ADESÃO E BUSCA PELA MAIS BELA IMAGEM QUE RETRATASSE A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA EM NOSSA VIDA. 
Recomendações para a reprodução da prática adotada: 
ESTABELECER CRONOGRAMA PARA AS AÇÕES DE CHAMADA RELATANDO QUE NO PRÓXIMO MÊS ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A GE;

Resumo: A Gincana Ecológica é um projeto do Setor de Meio Ambiente criado e desenvolvido para aprimorar a conscientização ambiental entre os colaboradores e prestadores de serviço. A GE é um concurso interno de fotografias relacionadas à questões ambientais. A cada ano,será escolhido um tema específico a ser abordado. Os ganhadores do concurso serão premiados e qualificados para se tornarem os "Eco-fiscais” durante o período de 1 ano. O Objetivo é de sensibilizar a cada ano um número maior de participante nessa Gincana, não foram estabelecidas metas para esse projeto.  

FIRMENICH
Responsável Max Araujo – SSMA

Título do Case: Estabelecendo Parcerias e Quebrando Paradigmas

Principal Motivação: Desejo de demonstrar que a área ambiental não é necessariamente uma consumidora de recursos financeiros .
Principais resultados/benefícios gerados: Taxa percentual de resíduos reciclados, Economia na Destinação de Resíduos (em milhares de dólares) e toneladas de CO2 gerado por kg de produto produzido.
Um aprendizado fundamental: Utilização da ferramenta da qualidade MASP (Metodologia de Avaliação e Solução de Problemas) adaptada à área ambiental e busca de parcerias externas.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Treinar a equipe de otimização de desempenho na utilização a metodologia MASP; Ao utilizar a metodologia não se limitar aos recursos técnicos/humanos disponíveis internamente – buscar parcerias estratégicas; O coordenador do time deve assegurar que se mantenham suas mentes abertas às novas idéias; Ser pragmático, o projeto deve sua efetividade mensurada.

Resumo: O presente caso trata da adaptação e uso de ferramentas da qualidade na área de meio ambiente e, principalmente, da busca por tornar a otimização do desempenho ambiental em também uma oportunidade de redução de custos. Inicialmente é realizada uma avaliação utilizando a metodologia MASP. A metodologia baseia-se na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem teorias ou hipóteses previamente levantadas. Através da utilização de algumas das ferramentas da qualidade busca-se identificar as causas que possam estar relacionadas ao problema em estudo. Para cada problema identificado e priorizado, em função de riscos, custos, e benefícios para o negócio se estabelece um projeto de análise e solução. Com um investimento de aproximadamente USD 1.600.000,00, em 2002 a empresa instalou em um incinerador de gases que tinha como função única e exclusiva a queima dos odores gerados no interior dos seus prédios de produção. Durante a aplicação da metodologia MASP, uma nova oportunidade que surgiu foi a otimização de todo o fluxo de gerenciamento e destinação de resíduos.

FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO (BASF)
Responsável: Rui A. Goerck – Diretor

Título do Case: ESPAÇO ECO

Principal Motivação: Característica inovadora
Principais resultados/benefícios gerados: Reconhecimento de Stakeholders interno e externos
Um aprendizado fundamental: Ferramenta de Análise de Ecoeficiência, Parceria Público Privada com a Agência de Cooperação Alemã GTZ
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Entendimento dos princípios do Desenvolvimento Sustentável e sua priorização estratégica.
Uso conceitual para agregação de valor aos negó cios das empresas clientes.

Resumo: A empresa, com o apoio da GTZ (agência do governo alemão para a cooperação internacional) inaugurou em junho de 2005 a Fundação Espaço ECO, em uma área do Complexo de Tintas e Vernizes da empresa em São Bernardo do Campo/SP. Trata-se de um centro de excelência em desenvolvimento sustentável, que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina e ainda projetos de educação socioambiental e de reflorestamento. Em conjunto com os seus parceiros, a instituição acredita que pode construir um futuro de sucesso , desenvolvendo soluções inteligentes, sobretudo por oferecer as empresas da América Latina a possibilidade de utilizar a metodologia de Análise de Ecoeficiência. Esta ferramenta foi desenvolvida pela empresa na Alemanha e direciona estratégias para o desenvolvimento sustentável a medida que identifica produtos e processos ecoeficientes, considerando todo seu ciclo de vida. A Fundação ocupa uma área verde de cerca de 290 mil m², considerada reserva da biosfera – zonas de ecossistemas terrestres reconhecidas internacionalmente pelo Programa sobre o Homem e a Biosfera (MaB) da UNESCO.

KLABIN 
Responsável: Wilberto Lima Júnior – Diretor Responsabilidade Social

Título do Case: Programa Caiubi de Educação Ambiental: Um Caso de Mobilização Social 

Principal Motivação: O baixo nível de conscientização da população quanto às questões ambientais e a dificuldade em visualizar resultados importantes em termos de preservação decorrentes da criação de uma consciência coletiva maior sobre as questões ambientais, na última década.
Principais resultados/benefícios gerados: O Programa está na 10ª. Fase (quinto ano) de existência, comprovando a sua continuidade e importância;
Um aprendizado fundamental: A inovação do Programa Caiubi de Educação Ambiental está na articulação com o governo e escolas públicas estaduais e municipais juntamente com professores de Biologia da Universidade Estadual de Londrina, alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo USP-ESALQ e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da organização não-governamental APREMAVI ( Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí), mesclando ações pedagógicas, lúdicas, palestras e oficinas.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: A empresa desenhou a seguinte metodologia de reaplicação do Programa Caiubi de Educação Ambiental para que outros atores sociais possam implementá-lo em suas comunidades, adequando o programa às necessidades de cada região.

Resumo: O presente case relata atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na Fazenda Monte Alegre, situada em Telêmaco Borba, no Paraná, desde o ano 2001. Atualmente, o Programa Caiubi atinge os municípios da região de Telêmaco Borba, a saber, Curiúva, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Ventania, que representam cerca de 4,0 % da área total do Estado do Paraná. As principais metas do programa são: capacitar cerca de 100 professores (multiplicadores) a cada ano, mesclando atividades teóricas e práticas, até atingir 100% do corpo docente da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Núcleo Regional de Ensino (NRE); estender, nos próximos anos, o Programa Caiubi para as Secretárias Municipais nos municípios vizinhos; aumentar a conscientização ambiental de professores e alunos da rede pública e privada de ensino; propiciar condições às escolas que fazem parte da SME (22) e do NRE (47) visitas monitoradas ao Parque Ecológico e Criadouro Científico de Animais Silvestres da empresa; estimular boas práticas ambientais e estimular o consumo consciente.

KINROSS – RIO PARACATU MINERAÇÃO  (MG)

Responsável: Rodrigo Dutra Amaral – SSMA

Título do Case: Evolução, Adequação e Resultados do Programa de Educação Ambiental – PEA

Principal Motivação: Aumentar nível de conscientização ambiental dos funcionários e comunidade, manter a comunidade informada sobre questões ambientais da empresa, melhorar desempenho ambiental e operacional da empresa, desenvolver projetos sócio-ambientais como parte da estratégia de fechamento da empresa.

Principais resultados/benefícios gerados: O PEA já recebeu cerca de 10.000 alunos em seu Centro de Educação Ambiental; Vem auxiliando no Cumprimento de metas individuais e globais; Propiciou desenvolvimento de Parcerias para desenvolvimento de projetos sócio-ambientais.

Um aprendizado fundamental: O PEA evolui com a percepção e anseios da comunidade e funcionários. O PEA proporciona conscientização e melhoria de eficiência de processo. Resultados sócio-ambientais: Conscientização, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado, qualificação da mão-de-obra local e geração de emprego e renda.

Recomendações para a reprodução da prática adotada:O PEA deve fazer parte de um Plano de diretrizes, com objetivos e metas que se desdobrem para 100% dos funcionários. Devem ser direcionadas de forma integrada com as questões econômicas, sociais e ambientais.


Resumo: Os objetivos específicos do PEA são: Contribuir para a inserção da Educação Ambiental no ensino formal do município da Área de Influência do empreendimento; Realizar parcerias com os órgãos e as instituições educacionais públicas, e com diferentes entidades ambientalistas locais e regionais; Integrar técnicos da empresa e população da ADA (área diretamente afetada) e da AID (área indiretamente afetada) em projetos que visem à obtenção de conhecimento a respeito do Meio Ambiente da área de influência da empresa; Aprofundar os conhecimentos da população local sobre o ambiente onde vivem, como base para o desenvolvimento de projetos comunitários de alternativa de renda; Apresentar à comunidade os principais impactos positivos e negativos, bem como os controles ambientais realizados pela empresa. Possibilitar oportunidade para esclarecimento de duvidas e manutenção de comunicação direta; Treinar funcionários da empresa e contratadas no SGI (Sistema de Gestão Integrada) englobando o SGA onde são apresentados os principais impactos e controles ambientais da empresa, além da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

ORSA FLORESTAL
Responsável: Maria Helena Miessva – Comunicação

Título do Case: Manejo florestal sustentável 

Principal Motivação: Desde o final dos anos 90, os acionistas do Grupo Orsa vislumbravam a possibilidade de adquirir a Jarí Celulose. Em uma área de 1,7 milhão de hectares, percebeu-se o grande potencial de oportunidades para o uso múltiplo da floresta como base para o desenvolvimento de um plano de gestão sustentável para a Amazônia.
Principais resultados/benefícios gerados : Criação de cultura de manejo florestal sustentável em detrimento de uma cultura de desmatamento tradicional; demonstração da possibilidade do uso múltiplo da floresta, sem destruí-la;geração de impostos,; desenvolvimento de negócios madeireiros e não-madeireiros por meio do manejo florestal sustentável, certificado pelo FSC; geração de projetos de desenvolvimento local sustentável, criação de cultura de manejo florestal sustentável em detrimento de uma cultura de desmatamento tradicional; entre outros.
Um aprendizado fundamental: Envolvimento participativo da comunidade no projeto;parcerias com órgãos governamentais, institutos de pesquisas e universidades; acompanhamento permanente do processo e auditorias periódicas do FSC.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Todos os visitantes são convidados a conhecer também os projetos sociais realizados na região pela Fundação Orsa, e podem verificar in loco a importância das atividades do Grupo para a economia, a conservação ambiental e o desenvolvimento social na região.
Todas as organizações do Grupo estão abertas a parcerias e trocas de experiências.

Resumo: O método consiste no emprego de técnicas modernas para colher cuidadosamente as árvores, de forma a causar o menor impacto possível na natureza. O manejo florestal em bases sustentáveis retira da floresta somente aquilo que ela naturalmente pode fornecer, respeitando os limites do ecossistema, estas práticas visam tornar a produção de madeira contínua ao longo dos anos. Do total de 545 mil hectares da área de manejo, cerca de 92 mil formam a Área de Preservação Absoluta, constituída por 7 reservas genéticas e pela área do entorno da Estação Ecológica. As Reservas Genéticas foram formadas ainda nos anos 80, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) e o Cenargen (o então Centro Nacional dos Recursos Genéticos). Dos cerca de 450.000 hectares restantes, cerca de 270.000 representam áreas de preservação permanente (APP) e/ou áreas de restrição operacional. Estas permanecem inalteradas sendo preservadas. Assim, somente cerca de 180.000 hectares são manejados num ciclo de 30 anos ou cerca de 6.000 hectares por ano.

PETROBRAS
Responsável:Thiago Dias Rodrigues – Engenheiro de Produção

Título do Case: Programa de Educação Ambiental – Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro

Principal Motivação: Oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, multiplicando conhecimentos, metodologias e tecnologias através da Capacitação de Educadores Ambientais, da Educação Ambiental para Estudantes de Escolas Públicas e, da Educação Ambiental para Agricultores e Comunidades Rurais-Urbanas.

Principais resultados/benefícios gerados:Foram capacitados 141 educadores ambientais, professores de escolas públicas e lideranças comunitárias e 150 professores. Participaram das atividades do programa aproximadamente 9 mil alunos de escolas públicas dos municípios atingidos pelo programa .

Um aprendizado fundamental: O objetivo principal foi a elaboração e execução de projetos de educação ambiental pelos educadores, sendo assim, ao final da capacitação faz-se um acordo sobre um cronograma de trabalho para definir temas e equipe, elaboração e execução do projeto, apresentação dos resultados e eventos de divulgação.

Recomendações para a reprodução da prática adotada:Tanto pessoas quanto instituições, devem compartilhar seus conhecimentos e experiências em educação ambiental, capacitando educadores de forma a multiplicar as ações efetivas para uma sociedade mais sustentável em todos aspectos das atividades humanas. Muito importante neste processo é dar exemplos.

Resumo: Dirigido aos professores de escolas públicas e lideranças comunitárias, existe um curso, de dois dias, (carga horária: 16 hrs.) que tem como objetivo principal capacitar os participantes na elaboração e execução de projetos de educação ambiental. A meta é capacitar 300 educadores ambientais e atender 5 mil estudantes. E a escolha e diagnóstico sócio-ambiental de uma microbacia de referência. A escolha da microbacia hidrográfica será feita em função das características fisiográficas mais representativas da região, onde se planejará a gestão agroambiental de uma propriedade, a partir do diagnóstico do uso atual do solo e do levantamento de indicadores sócio-econômico-ambientais.Serão induzidas ações coletivas no sentido de promover a transição dos sistemas de produção agropecuários ou formas de ocupação do espaço para patamares cada vez mais altos de qualidade ambiental. Pretende-se envolver nesta ação cerca de 20 propriedades rurais

SIEMENS
Responsável: Daniela Cardim Taibo  – Qual

Título do Case: Comunicação Ambiental

 

Principal Motivação: Apresentar como a SIEMENS Brasil conduz seus programas de comunicação e educação ambiental para seus colaboradores e para a comunidade onde está inserida, de forma alinhada aos Nossos Princípios, ao Fit4More e com uma estratégia clara de social commitment que gera resultados para os colaboradores, pessoas, empresa e para o país.
Principais resultados/benefícios gerados : Satisfação com o treinamento; Quantidade de pessoas abrangidas; Índice de presenças; Conscientização ambiental
Um aprendizado fundamental: O programa vai muito além das exigências legais. As atividades da SIEMENS na comunicação e educação ambiental e social commitment promovem atividades deliberadas para colaboradores e para a sociedade visando maior integração empresa – comunidade, aumento de empregabilidade, consciência de cidadania e desenvolvimento do país, tendo a sustentabilidade como base .
Recomendações para a reprodução da prática adotada: A empresa deve iniciar o planejamento do calendário de atividades relacionadas à educação ambiental e responsabilidade social, com seus respectivos orçamentos, para o próximo ciclo.
Analisar os resultados obtidos com as ações do ano em curso, para se incorporar o aprendizado. Analisar as estratégias da empresa para o próximo ano, no caso de comunicação ambiental e responsabilidade social, analisar principalmente as estratégias ligadas ao desenvolvimento de mercado e marca no âmbito externo e quais competências relacionadas à gestão ambiental precisam ser desenvolvidas internamente.

Resumo: Anualmente, no âmbito corporativo, a SIEMENS define seu calendário de educação e comunicação sócio-ambiental Esta definição considera os resultados dos programas anteriores, os objetivos ambientais revisados, as necessidades das localidades, avaliação dos sistemas de gestão ambiental, as prioridades estratégicas da empresa, o contexto sócio-político e econômico do país as necessidades de cada site e recursos disponíveis. Uma metodologia é então adotada para implementação dos programas. Cada programa sócio-ambiental, que pode incluir atividades como cursos e palestras internas e externas, vivências práticas em localidades ambientalmente relevantes, publicações, trabalho em instituições de ensino, contribui para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e das comunidades vizinhas uma vez que geram aumento da conscientização ambiental e da cidadania, mostrando a efetiva implementação de suas políticas, alicerçadas sob os pilares do desenvolvimento sustentável.

Souza Cruz
Responsável:Antonio Carlos Perrone Freire – Gerente de Engenharia Industrial

Contato com a Imprensa: Luciano Kirst – Telefone: (52) 3470-7478

Título do Case: Educação Ambiental, investimentos e processos como pilares de Gestão 

Principal Motivação: Busca de desenvolvimento e produtividade sem a exploração indiscriminada de recursos naturais, que permitisse uma melhoria contínua na qualidade de vida, baseada na crença do poder transformador das pessoas e nas políticas de responsabilidade social e de gestão integrada do meio ambiente, qualidade, segurança e saúde ocupacional da empresa.

Principais resultados/benefícios gerados:Maximização do percentual de reciclagem de resíduos sólidos gerados; Uso de água de chuva e água reciclada como fonte alternativa, possibilitando descongestionar os sistemas públicos; Auto produção de energia elétrica como fonte alternativa , possibilitando descongestionar os sistemas públicos, no horário de ponta; Redução contínua dos consumos internos de água e de energias elétrica e térmica pela implementação e manutenção de uma comissão interna de energia e meio ambiente (CICEMA); entre outros.

Um aprendizado fundamental: Comprometimento da empresa suportando com recursos necessários; Políticas e ferramentas de Gestão Integrada de Meio Ambiente, Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional ( ISO 14000, ISO 9000, OHSAS 18000); Projetos com premissas voltadas a preservação do meio ambiente; Conscientização ambiental dos colaboradores; Parcerias com: Projeto Vida, AKATU, Secretaria de Educação do Estado e do Município, e outros.

Recomendações para a reprodução da prática adotada:Projeto de construção integrado ao meio ambiente privilegiando a harmonia entre produção e natureza; Estrutura organizacional que permita envolver os colaboradores em um trabalho de conscientização; Investimentos em infra-estrutura na área de meio ambiente; Modelo de gestão integrado (Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente); Uso da própria natureza (parque) como instrumento de educação ambiental; Auto gestão das equipes operacionais – Projeto AUGE (empowerment); Parcerias com empresas especializadas no assunto.

Resumo:  A área ocupada pelo site representa apenas 10% do terreno de 208 ha, o restante foi preservado para o parque, onde podemos encontrar 8 lagos, 1 arroio e, também, uma enormidade de espécies da mata nativa. Para tanto, o parque é uma ferramenta de educação poderosa, onde já recebemos cerca de 2300 visitantes, desde a sua inauguração em abril de 2004. Através do jardim sensorial, inaugurado em 2005, estendemos este contato com a natureza, também, para os portadores de deficiência visual. Em parceria com o Instituto AKATU, implementamos o projeto Cuide, buscando o envolvimento de todos colaboradores e familiares no consumo consciente dos recursos naturais através da distribuição de um vasto material educativo. A unidade possui uma comissão interna de energia e meio-ambiente (CICEMA), representada por funcionários de todos os setores da fábrica, onde são discutidos os índices de meio-ambiente e elaborados planos de ação, visando o aprimoramento contínuo dos nossos processos.

VIVO
Responsável: Paulo Roberto Nunes Nemy – Gestão Ambiental

Título do Case: Programa de Educação Ambiental Continuada

Principal Motivação: A atuação responsável na área ambiental é entendida como fundamental para o cumprimento da estratégia de negócios preconizada pela VIVO, que quer ser reconhecida como a marca que melhor atende e presta serviços aos consumidores. Assim, adota medidas ambientais, que superam as exigências legais, para melhorar a qualidade de vida da população – o que é fundamental para a continuidade dos negócios –, economizar e aumentar seus lucros, conseqüências do uso racional de recursos.
Principais resultados/benefícios gerados : Palestras Emissões eletromagnéticas (EE) SP, RJ, BA, DF ( 964 colaboradores – 2000 cartilhas); Treinamento Coleta Seletiva RJ (+ de 50 colaboradores terceirizados da Adm. Predial e sensibilização – 2000 colaboradores); Expedição e Gincana Ambiental / Piloto Circuito VIVO (80 Colaboradores do PR e RJ);Projeto Transformando com Arte a Vida ( Oficina de capacitação -PR – 70 professores da rede pública municipal de ensino de Curitiba); I Semana Meio Ambiente ( 35.000 colaboradores); Ações externas (exposições, seminários- + de 100.000 pessoas); Projeto Transformando com Arte a Vida ( Oficinas – 806 alunos da rede pública do Paraná); etc.
Um aprendizado fundamental: A metodologia consiste principalmente em visualizar e aplicar a gestão ambiental de forma transversal, transparente, participativa e responsável. Outro fator importante da metodologia é unir o aspecto da sustentabilidade ambiental com a sustentabilidade do empreendimento; também a questão ambiental como diferencial competitivo.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Campanhas de sensibilização; Reforço na comunicação interna; Apoio a projetos regionais; Valorização do colaborador como atuante para a mudança de paradigmas, de atitudes e desenvolvimento do meio ambiente.

Resumo: Desde 2004, com a criação da Gerência de Meio Ambiente, têm sido desenvolvidos projetos que capacitem, sensibilizem para a questão ambiental, e que também priorizem a busca pelo desenvolvimento sustentável. Procura despertar o interesse e a aplicação interna e externa de atitudes ambientais que tenham como foco a busca pela sustentabilidade nos negócios, da aplicação dos Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar), pela preservação e conscientização ambiental. Os projetos visam promover o comprometimento ambiental da EMPRESA para com a sociedade e a responsabilidade ambiental corporativa.

VOMM Equipamentos e Processos
Responsável: Marco Vezzani –  Diretor

Título do Case: Transformando resíduos em receitas sócio-ambientais e econômicas, através da Turbo-Tecnologia

Principal Motivação: Enquadramento da empresa dentro dos mais rígidos padrões de gestão ambiental, eliminação de passivos e redução de desperdícios.

Principais resultados/benefícios gerados : Foi implementado um plano de gestão de resíduos caracterizado pela minimização dos desperdícios, pela rastreabilidade, e pela reutilização interna e externa.

Um aprendizado fundamental: Adoção da Turbo-Tecnologia VOMM : eficaz, limpa, moderna e econômica, capaz de agregar valor a lodos e sub-produtos hidratados, preservando suas características físico-químicas, com o menor consumo energético e com a maior segurança operacional e ambiental.

Recomendações para a reprodução da prática adotada: Análise prévia com equipe técnica altamente qualificada, demonstração e testes práticos do processo, implementação de planta piloto, aprovação do projeto e confecção de planta definitiva.