Grandes mestres e pensadores nos ajudam a entender com mais profundidade as inovações, suas origens e fronteiras.

Na visão de Peter Drucker, considerado o pai da administração “Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?”.

Já Clarice Lispector, escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, destaca um fator de extrema importância sobre simplicidade, que segundo Drucker, é a principal característica das inovações. Ela diz: “Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”.

Ou seja, só é possível inovar com muito trabalho e dedicação.

Se a inovação significa transpor fronteiras, o primeiro passo para se chegar a ela, é demarcar fronteiras. E o segundo é trabalhar duro para superá-las. Mas surgem 2 novos passos primordiais que é simplificar e demarcar novas fronteiras. Parece simples, mas na prática é muito desafiador para as empresas, que são organismos vivos e respondem conforme as percepções de seus diferentes players internos que criam o que chamamos de “Cultura” da empresa.

Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples

Entendemos a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação com base no pensamento de C.V. Prahalad, autor de vários livros e artigos de gestão, quando diz “Empresas inteligentes tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação”. Não considerar sustentabilidade e inovação como novos condutores para as estratégias das empresas é no mínimo preocupante.

Portanto, a cultura da empresa para a inovação, passa seguramente pela compreensão de cenários futuros que envolvam tecnologia, recursos e demandas. Estar atento as demandas ambientais e sociais, os estilos de vida e de bem estar que as gerações criam será determinante para demarcar fronteiras e seguir os passos da inovação. As práticas sustentáveis serão o pavimento deste caminho de sucesso. Se o seu negócio não for inovador o suficiente para atender as demandas que se configuram em cenários futuros, esteja certo que o negócio do seu concorrente será.

Sobre Benchmarking Brasil:

Um respeitado Programa certificador de práticas sustentáveis que reconhece, certifica e compartilha cases de boas práticas há 17 anos. Mais de 400 cases e projetos foram certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525

 

São Paulo, 06 de Novembro de 2019

Benchmarking Brasil

Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

www.benchmarkingbrasil.com.br