BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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Cooperativa Central Aurora Alimentos

Case: Programa ” A Turma da Reciclagem”

Cidade: Chapecó 

Estado: RS 

Responsável: Isabel Machado 

Cargo: GERENTE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

Resumo: Por acreditar no desenvolvimento sustentável e com o objetivo de produzir sem agredir o meio ambiente, mantém programas que minimizam os impactos ambientais e trabalha junto com os colaboradores e a comunidade a consciência da preservação. Diretores e funcionários engajados com o meio ambiente demonstram o respeito e o compromisso da empresa com as questões ambientais. Edição 2012

 

Corn Products Brasil
Case:
 Educar para Preservar – Educação Ambiental na Escola 

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Fernanda Diaz
Cargo: Coordenadora Ambiental

 

Resumo: Através do programa “Educação e Ação ambiental nas escolas municipais”, a unidade fabril de Mogi Guaçu objetivou difundir a pratica da conservação do meio ambiente entre alunos de escolas públicas, promovendo palestras e doando recipientes para coleta seletiva para as escolas. Também recebe anualmente visita de centenas de estudantes, para que possam conhecer os projetos de prevenção da poluição, conservação do meio ambiente e sistema de gestão. Trata-se de um trabalho iniciado em 2004 e perdura até os dias de hoje. Parte integrante de um plano ambiental contínuo do nosso sistema de gestão. Este projeto conta com a participação de várias áreas da empresa e da comunidade, através de indicações das escolas de diversos bairros, para que se possa levar o projeto de coleta seletiva. Edição 2006

 

CPFL Energia  

Case: EE_ANEEL: Educacionais CPFL e RGE

Cidade: Campinas

Estado: SP

Responsável: Estela Kurts

Cargo: Consultor externo

 

Resumo: Como um dos líderes do setor de energia elétrica, e educação par a Eficiência Energética é mais do que uma adequação à ANEEL, é uma questão tratada no planejamento estratégico da empresa. Desde 1998, já foram investidos cerca de R$ 1,936 milhões em 3.219 projetos ligados aos PEEs, dentre os quais na área de Educação, que não é obrigatória por lei, tem se destacado pela confiança da empresa em que atingir públicos infanto-juvenis pode garantir resultados mais efetivos, primeiro a criança e a escola, e depois a família. Com esta visão, a empresa mantém dois projetos de Educação Energética com formatos distintos, mas propósitos similares. Apostar em modelos distintos ajuda a avaliar a adequação aos públicos, oportunidades inovadoras de aprendizado e servem de base para desenvolvimento de projetos futuros. Os dois projetos se desenrolam em duas regiões do país: Interior do Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Projeto de Educação para eficiência Energética no Rio Grande do Sul. O primeiro surgiu em 2010, no estado gaúcho. Fisicamente, apresenta-se como um Espaço Educativo Interativo, cuja disposição de materiais e elementos forma uma grande Arena Cênica. O Projeto envolve arte, cultura, ciência, tecnologia, energia, segurança, eficiência energética e Meio Ambiente. A Arena é a responsável por acomodar o Espetáculo Teatral e o Túnel do Conhecimento, com uma programação aberta ao público e gratuita. Para cativar, a estratégia é a diversão, mas os fundamentos estão embasados em conteúdos didáticos, previamente trabalhados em sala de aula com diferentes suportes por jovens em idade escolar, de 6 a 18 anos, que estão frequentando Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O envolvimento e a formação dos educadores são fundamentais em todo o processo e ocorrem, paralelamente, por meio de seminários. Edição 2014


 

Damha Urbanizadora e Construtora
Case:
  Ações sustentáveis transformando vidas.

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Fernanda Toledo
Cargo: Gerente de Relacionamento

 

Resumo:  A “Requalificação” da Vila dos Pescadores da Praia de Araçagy (Paço do Lumiar, MA), vizinha do empreendimento da empresa, com investimento de R$ 45 mil, gerou melhorias pela valorização do indivíduo e da autoestima da população. Criado pela associação da urbanizadora, o projeto diagnosticou que 40 famílias do local viviam em casas de palafita levantadas há 40 anos em área de proteção ambiental e com graves problemas: descarte irregular de resíduos e efluentes; falta de energia e saneamento; e fonte de renda precária (pesca artesanal e trabalhos temporários). As ações que sensibilizaram para o descarte adequado de resíduos e auxiliaram a formação de uma rede de articulação são: restauração externa e interna das casas (pintura, substituição das madeiras, com uso de mais de mil unidades de tábuas, tintas etc., e oficinas de decoração), educação ambiental, formação de grupos de trabalho, criação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos e fomento à aquicultura para geração de renda. Edição 2013

 

Danone 
Case:
 Construindo um case de sensibilização ambiental por meio de uma campanha de marketing
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Adriana Matarazzo
Cargo: Diretora de Sustentabilidade e R&D

 

Resumo: O foco desta ação está na sensibilização ambiental de crianças por meio de uma campanha de marketing relacionado à causa (MRC). Foram desenvolvidas campanhas direcionadas a 03 temas: Reflorestamento, Conhecimento da biodiversidade brasileira e mundo do gelo.

Na campanha sobre reflorestamento, lançada em 2010, as crianças eram motivadas a interagir no website com um conteúdo sobre esta temática. Na campanha de 2011, escolas puderam participar por meio de atividades que foram disponibilizadas para trabalharem com as crianças. A campanha sobre Mundo do Gelo ocorreu em 2012 e sensibilizou as crianças sobre características da biodiversidade com foco na Antártica, por meio do conteúdo do livro publicado pelas irmãs Klink. Como resultado de todo esse processo, a marca que liderava as campanhas decidiu conduzir, em parceria com a área de sustentabilidade, um estudo sobre a relação da companhia com serviços ecossistêmicos (Ecosystem Services Review), sob o ponto de vista de biodiversidade. Edição 2013

 

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