BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Paginas:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22


KLABIN 

Case: Programa Caiubi de Educação Ambiental: Um Caso de Mobilização Social

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Responsável: Wilberto Lima Júnior 

Cargo: Diretor

 

Resumo: O presente case relata atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na Fazenda Monte Alegre, situada em Telêmaco Borba, no Paraná, desde o ano 2001. Atualmente, o Programa Caiubi atinge os municípios da região de Telêmaco Borba, a saber, Curiúva, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Ventania, que representam cerca de 4,0 % da área total do Estado do Paraná. As principais metas do programa são: capacitar cerca de 100 professores (multiplicadores) a cada ano, mesclando atividades teóricas e práticas, até atingir 100% do corpo docente da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Núcleo Regional de Ensino (NRE); estender, nos próximos anos, o Programa Caiubi para as Secretárias Municipais nos municípios vizinhos; aumentar a conscientização ambiental de professores e alunos da rede pública e privada de ensino; propiciar condições às escolas que fazem parte da SME (22) e do NRE (47) visitas monitoradas ao Parque Ecológico e Criadouro Científico de Animais Silvestres da empresa; estimular boas práticas ambientais e estimular o consumo consciente. Edição 2006

 

LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda

Case: Programa de Relocação Porto Sudeste

Cidade: Rio de Janeiro

Estado: RJ   

Responsável: Marcus Vinicius Ferreira do Nascimento

Cargo: Coordenador de Responsabilidade Social

 

Resumo: Comunicar e envolver a população das comunidades de Vila do Engenho e Ponta da Mariquita, afetadas pela implantação do projeto Superporto Sudeste, no processo de realocação. O projeto foi concebido de modo a compensar e garantir às famílias uma nova moradia em decorrência dos impactos resultantes da construção do empreendimento, além de propiciar as condições necessárias para a reprodução dos vínculos sociais pré-existentes e a recomposição das atividades econômicas. Os resultados, até o momento, foram de um total de 298 famílias, 269 foram realocadas para uma casa de tamanho igual ou superior às de origem. Além disso, as novas moradias possuem um padrão construtivo superior. A população afetada teve suas condições pré-existentes reproduzidas e suas atividades econômicas recompostas, o que pressupõe o acesso aos meios de produção, a uma nova moradia, assim como a recomposição do tecido social. Edição 2011

 

LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda.

Case: Plano de Investimento Social da Pesca do empreendimento Porto Sudeste, Itaguaí, Rio de Janeiro

Cidade:Rio de Janeiro

Estado: RJ

Responsável: Marcus Vinicius Ferreira do Nascimento

Cargo: Coordenador de Responsabilidade Social

 

Resumo: O movimento da responsabilidade social empresarial estimulou uma abordagem mais efetiva e consistente das empresas na relação com suas partes interessadas. Em decorrência disso, foram desenvolvidas ou ampliadas as iniciativas de diálogo e de parcerias com o objetivo de fortalecer e gerenciar as relações com esses públicos. Nesse cenário, a EMPRESA realiza suas atividades respeitando o meio ambiente, agindo com responsabilidade social e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde desenvolve seus projetos. O Plano de Investimento Social da Pesca teve como objetivo promover a compensação de potenciais impactos da implantação do Porto Sudeste; atender às condicionantes das licenças ambientais do empreendimento e investir no desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira na Baía de Sepetiba. Os principais resultados foram: estreitamento dos laços e diálogo entre empresa e comunidade pesqueira local, ínício do Plano de Investimento Social da Pesca, com a participação de 11 projetos definidos em parceria com as entidades de classe interessadas, investimento de R$ 2,3 milhões, beneficiando mais de 1,6 mil pescadores; fomento à atividade pesqueira da região. Alto grau de poder de replicabilidade do projeto que já vem sendo estudado para implantação em outra região. Edição 2011

 

LLX AÇU operações 
Case: Cenário da situação educacional das comunidades pesqueiras de São João da Barra. 
Cidade: São João da Barra
Estado: RJ
Responsável: Gleide Gomes 
Cargo: Especialista de Responsabilidade Social

 

Resumo: Fizemos o desenvolvimento de estudo visando identificar as principais questões sobre a realidade das comunidades pesqueiras que atuam no entorno do projeto de implantação do empreendimento Superporto do Açu, no Município de São João da Barra, Norte Fluminense e contribuir para a construção de processos multilaterais (setor privado, governo, instituições e terceiro setor, por exemplo) de incremento das condições sócio-econômicas destas comunidades, com ênfase na questão da educação, além de incentivar a melhoria das políticas públicas da atividade pesqueira. O Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto. Em fase de construção em São João da Barra, no Norte fluminense, o Superporto está localizado próximo à Bacia de Campos, que abriga a maior produção de petróleo e gás do Brasil. O material desenvolvido contou com detalhamento de informações, poucas vezes disponíveis para acesso e consulta de terceiros, principalmente órgãos públicos, daquela localidade. Complementarmente a outras iniciativas relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento de políticas públicas específicas do setor educacional local, que poderão ser implementadas com apoio da iniciativa privada, espera-se que se possa motivar debates e ações efetivas que foquem o atendimento das necessidades educacionais dos pescadores e de suas famílias, além de descrever a história particular e, ao mesmo tempo, tão característica das comunidades pesqueiras do município de São João da Barra. Todos os levantamentos de informações com finalidade de diagnósticos devem levar em consideração os aspectos e particularidades locais, incluindo a própria comunidade na construção do trabalho para que os mesmos possam ter um autoconhecimento. Idealmente, deve-se considerar a disponibilização deste estudo para os órgãos públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal a fim de contribuir para a inclusão de políticas públicas que sanem as carências apresentadas. Realização de entrevistas com os pescadores da localidade para interpretar a história da região e as necessidades das comunidades. Edição 2010

 

Paginas:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22