BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING

TEMÁTICA GERENCIAL
FERRAMENTAS E POLÍTICAS DE GESTÃO

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EMBRATEL – Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. 
Case: Projeto Agenda 21 EMBRATEL
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Alexandra Zühlsdorff Mendes Silva 
Cargo: Analista de Meio Ambiente

 

Resumo: O Documento Base da Agenda 21 Embratel foi construído a partir de esforços conjuntos da equipe técnica do projeto e dos membros do Grupo de Trabalho, com representantes de todas as diretorias e interessados que se auto- indicaram para o grupo. Os temas escolhidos para compor a Agenda 21 Embratel foram: Educação Ambiental, Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Gestão da Qualidade de Vida, Conservação de Energia, Qualidade do Ar, Gerenciamento de Resíduos, Racionalização e Conservação dos Recursos Hídricos. Desde que esse processo interno foi iniciado, 7 mil novos parceiros foram comunicados e envolvidos. Profissionais capazes de colocar seu talento e habilidades pessoais a serviço do bem-estar coletivo, e cheio de disposição para vencer o desafio da preservação da vida. Edição 2003

 

Firmenich & Cia Ltda

Case: Cadeia Sustentável da Copaíba Amazônica

Cidade: Cotia

Estado: SP 

Responsável: 

Cargo: Gerente Regional de Ingredientes Naturais

 

Resumo:  Na cadeia produtiva tradicional os coletores de óleo de copaíba produzem somente quando precisam de dinheiro, o que leva a uma inconstância no fornecimento do material. Adicionalmente, não há qualquer tipo de treinamento para esses coletores e não há controle sobre a forma como a extração é realizada. O óleo coletado por eles é vendido por valores entre R$ 5,00 a R$ 13,00 reais o quilograma ou trocado por alimentos a preços abusivos com os intermediários. Esses vendem o óleo por R$ 10,00 a R$ 20,00 reais o quilograma para os nossos fornecedores tradicionais (anteriores à implementação do projeto). No projeto desenhado por nossa empresa, a compra é feita diretamente das comunidades coletoras, sem intermediários. A condição para o fornecimento é que a coleta seja feita de forma sustentável, respeitando as boas práticas para esta coleta. Para eventual suporte técnico-financeiro às comunidades, quando necessitarem, a empresa disponibilizará recursos que serão doados a ONG’s, que serão obrigatoriamente usados na viabilização da produção pelas comunidades. Edição 2011

   

Firmenich & Cia Ltda
Case:
 Estabelecendo Parcerias e Quebrando Paradigmas
Cidade: Cotia
Estado: SP
Responsável: Max Araujo
Cargo: Gerente Regional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – América Latina

 

Resumo:O presente caso trata da adaptação e uso de ferramentas da qualidade na área de meio ambiente e, principalmente, da busca por tornar a otimização do desempenho ambiental em também uma oportunidade de redução de custos. Inicialmente é realizada uma avaliação utilizando a metodologia MASP. A metodologia baseia-se na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem teorias ou hipóteses previamente levantadas. Através da utilização de algumas das ferramentas da qualidade busca-se identificar as causas que possam estar relacionadas ao problema em estudo. Para cada problema identificado e priorizado, em função de riscos, custos, e benefícios para o negócio se estabelece um projeto de análise e solução. Com um investimento de aproximadamente USD 1.600.000,00, em 2002 a empresa instalou em um incinerador de gases que tinha como função única e exclusiva a queima dos odores gerados no interior dos seus prédios de produção. Durante a aplicação da metodologia MASP, uma nova oportunidade que surgiu foi a otimização de todo o fluxo de gerenciamento e destinação de resíduos. Edição 2006

   

Firmenich & Cia Ltda
Case:
 O que é essencial dura para sempre
Cidade: Cotia
Estado: SP
Responsável: Max Araujo
Cargo: Gerente Regional de Segurança, Saúde

 

Resumo:O programa de Gestão Responsável da Empresa foi desenvolvido utilizando como referência a norma inglesa BS8900 – Diretrizes para a Gestão do Desenvolvimento Sustentável e com o objetivo de identificar qual a contribuição da empresa no desenvolvimento dos seus funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e da comunidade que reside no entorno da fábrica, bem como reduzir riscos que possam gerar perdas financeiras, danos na imagem da companhia ou geração de custos. A intenção é consolidar o programa de “gestão sustentável” e garantir que esteja estivesse genuinamente ligado ao papel da empresa na vida do público interno, externo e à cadeia de produtiva incluindo os seus fornecedores e clientes. Bem como possibilitar um maior planejamento das atividades socioambientais garantindo que estejam alinhadas com o papel da empresa. Edição 2009

 

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