BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS RESUMOS CASES BENCHMARKING CERTIFICADOS EM 2014 Ordem Alfabética
Empresa – Duke Energy International Brasil Case: Circuito de Educação Ambiental Cidade: São Paulo Estado: SP Responsável: Antônio Americo Mazzocco Junior Cargo: Analista de Meio Ambiente
Resumo: Tem como objetivo disponibilizar um espaço de fácil acesso aos visitantes, de forma a sensibiliza-los para as questões ambientais com foco na demonstração da participação de cada um no cenário ambiental atual. A proposta deste projeto é iniciar um processo participativo mais amplo, ou seja, motivar a sociedade a participar e cobrar, o poder público em gerir e a iniciativa privada a investir. Como inicio, este projeto teve a prospecção de áreas aptas a receberem os investimentos, onde os critérios utilizados para definição se pautaram: (i) na região que absorveria o maior número de pessoas ligadas às atividades desenvolvidas pela empresa; (ii) na região onde a população já possuía certa identidade com as questões ambientais, pois como se tratava de uma iniciativa pouco usual, aumentaria as possibilidades de sucesso e serviria como exemplo para sensibilizar outras regiões a adota-las; e (iii) interesse demonstrado pelo poder público para parceria. A partir do momento em que se definiu o local, o projeto passou pela fase de planejamento que consistiu na identificação das principais necessidades e na definição das ações. Com isso, foram desenvolvidas as seguintes ações por esta iniciativa privada: (i) adequação de um prédio administrativo, de forma que o mesmo foi dividido em duas partes, sendo uma para continuar a exercer sua função e a outra para abrigar um centro receptivo aos visitantes. Neste centro receptivo foram instalados paneis temáticos (colonização local, fauna, flora, clima, solo e água), sala de interação e cinema, onde a parte interativa contou com uma atração onde o visitante entra em uma floresta digital e árvores surgem de seu avatar e o cinema contou com um vídeo que conta a colonização local, associando à situação ambiental atual a forma como ocorreu a ocupação, além de trazer informações sobre a formação dos solos e as sensações que cada um pode buscar em ambientes naturais. Ao final do percurso foi instalado um mapa e algumas fotos das atrações do local; (ii) Instalação de uma trilha na floresta existente, com adequação do piso, construção de ponte, passarela e escada, instalação de placas educativas e de sinalização e criação de um ponto de descanso em meio a um bambuzal, o qual conta com diversos materiais (bancos, equipamentos sonoros e filtro dos sonhos) fabricados a partir de bambus; (iii) Confecção e instalação de placas e folders; (iv) Reformas pontuais (sistemas elétricos e hidráulicos, pinturas e acabamentos); e, (v) Capacitação dos voluntários como monitores. Edição 2014
Empresa – Duke Energy International Brasil Case: Gibi – A Reprodução dos Peixes Cidade: São Paulo Estado: SP Responsável: Luiz Augusto Nogueira Perino Cargo: Analista de Meio Ambiente
Resumo: Assegurar informação sobre ações desenvolvidas pela empresa na preservação do meio ambiente é o objetivo principal da publicação do gibi tendo como meta a distribuição do mesmo, através de parceira com as prefeituras, em todos os municípios que fazem parte da área de atuação da empresa proporcionando o acesso ao mesmo por parte de suas comunidades. Quando foi detectada a necessidade de readequação de nossos gibis como uma condição necessária para o desenvolvimento de ações integradas de Educação Ambiental, a área de comunicação da empresa foi acionada e após as definições das mudanças a serem realizadas no gibi e dispondo de orçamento, houve a publicação do mesmo. Essa fase foi importante, pois as ações posteriores dependiam das informações constantes no gibi para que pudessem ser preparadas. Após essa etapa houve contato com alguns municípios para agendamento de ações já com o novo foco, ou seja, integradas (Educação Ambiental x Soltura de Peixes), alinhadas ao PEA – Programa de Educação Ambiental da empresa. Foram procuradas as secretarias de Educação e Meio Ambiente e oficializadas as parcerias através de ofício, sendo que na sequencia foram agendadas reuniões de trabalho para definição de cronograma de ações. A partir desse momento as ações foram ocorrendo e foram avaliadas juntamente com os parceiros municipais para que pudessem ser aprimoradas. As palestras ocorreram tanto em sala de aula, quanto em auditórios e atreladas a soltura de peixes. Em alguns casos ocorreram também visitas a Estação de Piscicultura da empresa e o plantio simbólico de árvores na mata ciliar do local de soltura. Edição 2014
Empresa – Ecovias dos Imigrantes Case: Capacitar, promovendo a cidadania Cidade: São Bernardo do Campo Estado: SP Responsável: Valdir Ribeiro Cargo: Coordenador de Sustentabilidade
Resumo: Criado em 2012, o Projeto Capacitar oferece cursos para moradores das comunidades próximas ao Sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo de estimular a qualificação e geração de renda, além da participação desses moradores nos processos seletivos da empresa, de seus fornecedores e prestadores de serviços. Os cursos são realizados em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Toda a estrutura necessária para a realização do curso é custeada pela empresa. Com duração de dois meses, o projeto oferece formação em atendimento ao cliente, segurança e sinalização, informática e treinamento técnico para identificação de c?la duvidosa além de um treinamento específico para conhecer os aspectos institucionais e a estrutura da empresa. Em 2014 o projeto será ampliado- além de novas células de conhecimento, o Capacitar vai oferecer qualificação para mão de obra prisional, oferendo oportunidades para que as mesmas participem de processo seletivo de empresas parceiras. Além dos cursos para reeducandos oriundos do sistema prisional, continuam os cursos para as comunidades, e a capacitação será destinada a Tráfego, Pedágio e Conservação. Atualmente, a concessionária colhe os frutos deste projeto: além do exercício da responsabilidade social, oito participantes do Capacitar fazem parte do seu quadro de colaboradores, com perspectiva de aumentar esse número a cada etapa. Edição 2014
Empresa – Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros Case: Projeto Pedagogia Ambiental Cidade: Ipojuca Estado: PE Responsável: José Roberto Carvalho Zaponi Cargo: Coordenador de Educação Ambiental
Resumo: O PEA conforme previsto no Projeto Básico Ambiental aprovado pelo órgão licenciador considera, Educação Ambiental/E.A. de caráter permanente, oferecendo atividades ecopedagógica sistemática e periódica. Visa introduzir E.A. na empresa como processo capaz de contribuir com a formação de consciência ambiental e minimização dos impactos. O PPA é constituído por Cursos Livres de E.A., Cursos de Pedagogia Ambiental, Oficinas Metodologias de Desenvolvimento da E.A. e Oficinas de Restauração Florestal/Mata Atlântica. Ações de Responsabilidade Socioambiental são o Plano de Ação para Coleta Seletiva de Papel, integrante do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos; o Combate à Dengue com Boletins informativos, o Almanaque Ambiental com eventos ambientais, formação de funcionários; e publicações técnico-científicas na área. O PPA promoveu a inclusão ambiental, desenvolvendo atividades pedagógicas voltadas para a Ecologia Humana, Social e Ambiental com práticas de proteção do patrimônio socioambiental. Edição 2014
Empresa – Essencis MG Soluções Ambientais Case: Melhores Práticas Ecomembrana Cidade: Betim Estado: MG Responsável: Weslei Leandro Ferreira da Silva Cargo: Assitente de RH
Resumo: Avaliação da Ecomembrana como cobertura temporária de um aterro sanitário e registro dos conhecimentos obtidos em manual a fim de promover a melhoria contínua e gestão do conhecimento. 1. Redução de 87,5% dos custos referentes ao tratamento do material percolado, o que equivale a aproximadamente R$890.000,00. 2. Mitigação do impacto visual e diminuição da emissão de material particulado. 3. Área operacional mais organizada e limpa. 4. Diminuição de poeira na área operacional. 5. Redução expressiva das queixas devido à cobertura verde. 6. Ausência de aves nas áreas não operantes. 7. Odor de biogás saindo somente por áreas pontuais 8. Possibilidade de controle destas erosões. 9. Ausência destes animais no aterro uma vez que a ecomembrana dificulta a entrada dos mesmos na área. 10. Redução desta geração, uma vez que a mesma mitiga o nível de infiltração no aterro. 11.Possibilidade de tratamento destas águas através de canaletas confeccionadas com a própria ecomembrana. Edição 2014
Empresa – Flexibrás Tubos Flexíveis Case: Juntos por uma Ilha mais Limpa Cidade: Vitória Estado: ES Responsável: Mykaella Sbardellotto Cargo: Engenheira de Segurança e Meio Ambiente
Resumo: Identificamos na comunidade a necessidade de melhoria da disposição de resíduos sólidos, tendo em vista que, constatamos no diagnóstico com a participação dos moradores, através do Programa de Educação Ambiental da empresa, a referida problemática que estava se agravando na comunidade ao longo dos anos, devido ao crescimento populacional e consequentemente o aumento da geração de resíduos e as dificuldades para o escoa-los. Tais dificuldades tinham como principais motivos: Inviabilidades de acesso de caminhões de lixo, uma vez que, as ruas são estreitas e as coletas se restringiam a poucas ruas. Falta de conscientização ambiental dos moradores quanto aos problemas sócios-ambientais relacionados à disposição dos resíduos, como consequências, problemas de saúde pública e ao meio ambiente. Deficiência no serviço público do munícipio na disponibilização de estruturas físicas para acomodação e logística dos resíduos. Considerando a responsabilidade ambiental é um dos pilares da organização, onde são investidos recursos para garantir o correto gerenciamento e destinação dos resíduos – indicadores ambientais mostram que 98% destes são reciclados – somando ao processo contínuo de formação do colaborador, onde parte reside na referida comunidade, não é coerente aceitar a diferença da realidade entre a empresa e o meio em que ela está inserida, contrastando assim, com o valor de retorno justo para todos. Edição 2014
Empresa – Furnas Centrais Elétricas Case: Pavimentação Sustentável Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ Responsável: Ricardo Sforza Cargo: Jornalista
Resumo: O óleo vegetal residual de fritura é uma substância insolúvel em água e causa prejuízos se despejado diretamente no solo ou na rede de esgoto. Sendo mais leve que a água, o óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água. Também causa entupimento na rede de esgoto e mau funcionamento das estações de tratamento. Em função de seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, a Empresa verificou que pequenas ações poderiam trazer bons resultados não só para a conservação do meio ambiente, como também para a educação ambiental e para mudanças de atitude de seus funcionários. Assim, a Empresa determinou que a empresa contratada para a prestação do serviço de elaboração e fornecimento de refeições no restaurante situado em sua sede implementasse rotina de recolhimento do óleo residual culinário para transferência para o PROVE, o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Empresa implantou pontos de coleta para que seus funcionários pudessem trazer o óleo culinário usado de suas casas. O óleo é adequadamente armazenado na sede da Empresa até o envio para as cooperativas de catadores ligados ao PROVE. Edição 2014
Empresa – Gerdau Case: Gerdau – Reciclagem Inclusiva Cidade: Porto Alegre Estado: RS Responsável: Liza Zotz Jaworski Cargo: Gerente
Resumo: A Empresa vem realizando este projeto em parceria com o setor público e ONGs desde 2007, contribuindo para a formalização do setor de recicladores de sucata com ações de significativos benefícios ambientais, sociais e econômicos para a sociedade e integração à cadeia do aço. As principais fases do projeto são: 1. Capacitação com abrangência técnica e de gestão. As Organizações Não Governamentais e instituições de aprendizagem são responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos nas áreas de gestão ambiental, planos de negócio, gestão de indicadores e formalização das organizações e executam as consultorias. 2. Fortalecimento das redes intermediárias da cadeia de reciclagem e criação de uma rede nacional de cooperação: Realização de atividades de comunicação e de team building para alinhar as ONGs que executaram as capacitações e consultorias. A rede nacional auxilia na troca de conhecimentos e experiências e apoia as cooperativas de reciclagem na busca por uma posição na mesa de debates de políticas públicas. 3. Sistema de monitoramento para a cadeia de valor: criação de um sistema de indicadores de desempenho para acompanhar e avaliar quantitativamente os resultados de cada cooperativa e os impactos dos programas por meio de rotina. Todas as entidades implementaram um sistema de gestão à vista para fomentar a transparência das organizações. 4. Contribuição para as políticas públicas em nível local e nacional: envolvimento com o poder público (municipal e estadual) no projeto, parceria com organizações que representam as cooperativas como o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e o Compromisso Empresarial para a Reciclagem. As alianças objetivam a busca das melhores práticas e o envolvimento das Cooperativas nos debates públicos para formação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a ser implementado em 2014 pelo governo federal. A nova legislação vai colaborar para a redução dos impactos ambientais dos resíduos gerados por todas as cidades brasileiras a partir de seu correto encaminhamento. Edição 2014
Empresa – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Case: Economia 10, Desperdício 0 Cidade: São Paulo Estado: SP Responsável: Rosemeire da Silva Pereira Cargo: Gerente de Administração Predial
Resumo: A Engenharia de Infraestrutura da entidade vem ao longo dos anos implementando ações de melhorias nas instalações com o objetivo de reduzir o custo variável de insumos primários como: Água, Energia Elétrica, Gás Natural e Gases Medicinais. Baseado nos Programas de Uso Racional da água foi desenvolvido o Projeto de Instalação de arejadores, adaptadores e redutores de água em torneiras, chuveiros e duchas higiênicas. Para permitir a efetividade da redução foi realizado a diminuição da temperatura do aquecimento da água dos boilers, reforma das torres de resfriamento e aumento da temperatura da Central de Água Gelada de 5 para 7,5°. Para implementar as ações de Energia Elétrica foi instalado banco de capacitores e escolha de equipamentos com melhor eficiência energética. Para garantir a diminuição de gás natural foram implantadas as seguintes ações: Diminuição da temperatura de aquecimento dos Boilers de 75 para 63° C e dos tanques de aquecimento da água de 65 para 53° C, concomitantemente foi realizado a adequação de temperatura da água do Ar condicionado de 65 para 48°C. Para redução de gases medicinais foram realizadas algumas ações estratégicas juntamente com a equipes multiprofissionais do qual se destacam: Treinamento para o uso racional do Oxigênio, Criação de tabela padronizada para atender a troca de cilindros de oxigênio gasoso, Implantação do uso de oxigênio conforme protocolo de homogeneização médica, Implantação da utilização de ar comprimido para macro e micronebulização e Padronização dos fluxometros e válvulas e realizado campanha de conscientização focado na equipe assistencial referente aos vazamentos de gases medicinais.A nossa meta foi de reduzir 15% do custo variável nas contas de água, luz e gas natural e gas medicinal e reduzir 20% no consumo geral dos utilitários. Edição 2014
Empresa – Instituto Embratel Claro Case: Claro Recicla Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ Responsável: Luiz Bressan Filho Cargo: Diretor
Resumo: O Programa de coleta de celulares, baterias e acessórios de celular tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre a importância de dar um destino ambientalmente correto para os celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios fora de uso. Além disso, o Programa visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga os comerciantes de eletroeletrônicos a garantir a logística reversa e reciclagem do material do produto vendido à população. O controle dos itens coletados nos cerca de 2000 pontos de descarte do Programa é realizado por meio de relatórios e acompanhamento on-line. A empresa monitora todo o fluxo de reciclagem dos aparelhos coletados em cada um dos pontos de coleta instalados nas lojas próprias e agentes autorizados de todo o Brasil. Além disso, a empresa realiza ações de incentivo ao descarte consciente do celular e produz materiais educativos que trazem informações sobre como cada pessoa pode fazer a sua parte, como a cartilha e o vídeo sobre o lixo eletrônico, disponibilizados nos pontos de venda da empresa. Para o consumidor, é simples ter uma atitude cidadã: o cliente de qualquer operadora de celular pode depositar o material obsoleto de qualquer fabricante nas urnas coletoras disponíveis nas lojas e agentes autorizados da empresa. Edição 2014
Empresa – Intel Semicondutores do Brasil Ltda Case: Inclusão Digital EaD – Case MG Cidade: Sao Paulo Estado: SP Responsável: Rosangela Melatto Cargo: Diretora de Responsabilidade Social
Resumo: O Programa é uma iniciativa mundial de inclusão digital e possui mais de 90 horas de conteúdo construído em três módulos: Tecnologia no Trabalho (TeT), Tecnologia e Empreendedorismo (TeE) e Tecnologia e Comunidade (TeC). O módulo Tecnologia e Comunidade aplicado em Minas Gerais trabalha habilidades como processamento de textos, edição gráfica, uso de planilhas eletrônicas, multimídia e pesquisas na internet. Assim, os alunos descobrem como o uso eficaz do computador e de softwares pode ajudar o lugar onde vivem. Mediante termo de cooperação assinado em abril de 2012 com a Superintendência de Inovação Social da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e a empresa, foi apresentado o desafio de transformar o Programa em política pública, com o objetivo de capacitar mediadores a distância (EaD) por meio de uma plataforma denominada Moodle. Esses mediadores seriam encarregados de retransmitir aos aprendizes o conhecimento sobre uso de tecnologia para redução da vulnerabilidade social de seu local de origem. Edição 2014 |