Reputação e Sustentabilidade, uma relação direta
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A confiança é a base dos relacionamentos sólidos e harmônicos. Não é possível estabelecer vínculos de qualquer natureza sem este ingrediente para cimentar as relações.
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Quando falamos em sustentabilidade esta questão toma uma dimensão ainda maior. Começa com a coerência entre o que se fala e o que se faz. Se este quesito não for satisfatório tudo o que se fizer para fortalecer a confiança e a reputação da organização neste quesito será perda de tempo e energia. Ninguém com um pouco de raciocínio lógico vai acreditar.
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Discursos e práticas devem ser convergentes
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De nada adianta, missões e visões em publicações com qualidade gráfica superior preparados para impressionar convidados de eventos corporativos. O que convence mesmo é a prática, ou melhor, a boa prática que a organização implementa no seu dia a dia, provando que faz o que fala e fala o que faz. Todo dia a empresa tem a oportunidade de mostrar sua coerência nesta questão, a começar pela disposição em compartilhar suas práticas sem receios e resistências. Mas compartilhar com coerência não significa se auto certificar em mídias espontâneas alimentadas por textos auto promocionais. Compartilhar com coerência significa formatos respeitosos, com metodologias qualificadas e confiáveis, e, de preferência com aval de quem entende, ou seja, de especialistas e lideranças da área.
Benchmarking Brasil é um programa de valorização das boas práticas, e de quem trabalha com elas, nas organizações que está em sua 14a edição. Neste período certificou mais de 330 boas práticas socioambientais com metodologia reconhecida pela ABNT e com a participação de aproximadamente 200 especialistas de 22 países, que avaliaram as práticas sem ter acesso ao nome da organização. Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de sustentabilidade até 31 de março.
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“Quando o discurso não é convergente com a prática, a sustentabilidade é questionável. Portanto, a coerência entre o que se prega e o que se faz na prática define o grau de envolvimento de uma organização com os princípios e diretrizes da sustentabilidade”, afirma Marilena Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking Brasil.
Sobre o Programa Benchmarking Brasil:
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O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 339 práticas, de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades.
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Com aproximadamente 200 especialistas de mais de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma da inteligência coletiva em sustentabilidade. Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking.
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Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. Inscrições de cases para concorrer a certificação Benchmarking que define o XIV Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil até 31 de março.
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São Paulo, 18 de Março de 2016
(11) 3257-9660/ 3729-9005
benchmarkingbrasil.com.br