CT_2015_GIF_COM_LOGO Bench_Indicadores_legenda_rodape_p

…..

……Página Principal Inscrições Regulamento Metodologia Comissão Técnica Lista de Cases Benchmarking já certificadosDOCs

….

COMISSÃO TÉCNICA BENCH INDICADORES – Edição 2016

Perfil e depoimento

Ordem Alfabética

Catarina_edit_p

Para realizar exercícios de comparação, identificar e reconhecer boas práticas e promover a replicação de soluções torna-se essencial trabalhar com indicadores. O programa Benchmarking Brasil introduz esta modalidade essencial para quantificar e qualificar o desempenho e evolução da sustentabilidade das organizações, contribuindo também para suportar a tomada de decisão e a definição de políticas públicas e estratégias empresariais.

 

Catarina Selada, Diretora da Unidade de Cidades da INTELI – Inteligência em Inovação, Centro de Inovação; Gestora técnica da Rede RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (46 cidades), Coordenadora da plataforma Smart Cities Portugal e responsável pelo projecto Índice de Cidades Inteligentes 2020.

 

O Programa Benchmarking do Instituto Mais é uma referência não só dos principais projetos socioambientais das empresas no Brasil, mas também é referência das histórias de sucesso de todos os profissionais que criaram, desenvolveram, avaliaram e deram a sua energia para a real busca do desenvolvimento sustentável.

 

Fabiano Rangel é consultor e professor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da GVPEC/SP, e Gestão Sustentável MBA UNICAMP. Criador do Blog Movendo Sustentabilidade (sustentabilidademovimento.blogspot.com.br), e, Sócio fundador e Diretor da ABRAPs  – Associação brasileira de Sustentabilidade Professional.

 

Jamile1

O Programa Benchmarking Brasil contribui em larga escala com a Gestão de Conhecimento das Boas Práticas de sustentabilidade no Brasil há mais de 10 anos. As tendências promovidas pela Sustentabilidade são irreversíveis no mundo e já se mostram bastante maduras em vários aspectos. Ja é possível também mostrarmos os resultados efetivos alcançados e a evolução trazida por estas melhorias. Para isto, são utilizados os Indicadores de Desempenho de Sustentabilidade.

Jamile Balaguer, Consultora especializada em RSE, Riscos, BSCS, Indicadores, PMO, Boas Práticas, BSC – Balanced Scorecard e Projetos de Incentivos Fiscais com impactos sociais e ambientais.

marcelofreire_edit

Quando tratamos de qualquer tema relevante para o desenvolvimento organizacional é fundamental termos clareza de objetivos e uma missão bem definida e tangível.  Mas para termos sucesso nessa jornada e podermos avançar rumo aos objetivos traçados, é fundamental podermos acompanhar os caminhos que estamos percorrendo, através dos passos dados, de maneira efetiva e concreta.  Precisamos verificar qual o nível de progresso no qual as ações empreendidas tem efetivamente resultado. Com isso, temos condição de avaliar nosso avanço rumo aos objetivos propostos e principalmente, atuar constantemente na orientação de nossas ações, visando orienta-las aos melhores resultados em direção a realização da missão da organização

Marcelo Donnini Freire é Especialista em Sustentabilidade Corporativa e identificação e mitigação de riscos ambientais, atuando desde 2001  prestando serviço para  grandes e médias empresas nacionais e multinacionais.  Com experiência na equipe de  estruturação da área de sustentabilidade da PWC, foi sócio da Keyassociados Soluções Sustentáveis e Representante Brasileiro da iniciativa GameChangers500.

MariaRobinson

Com tantas ideias inovadoras, iniciativas e soluções sendo propostas, a transição para um futuro mais sustentável não será uma questão técnica ou conceitual, porém, precisamos igualmente avançar nas dimensões política e de valores pessoais. A forma de mensurarmos a evolução nessa jornada precisa também avançar, sendo capaz de refletir a complexidade e relação sistêmica que o resultado de cada iniciativa e ação executadas têm no todo impactado.

 

Maria Moraes Robinson, Expert e keynote speaker em estratégia, gestão da mudança, sustentabilidade, valores humanos nas organizações e Balanced Scorecard

Kassai_edit

Há pelo menos três razões que motivam a adoção de práticas de sustentabilidade nos dias de hoje: para tirar proveito desta onda que é uma realidade global; para realmente mudar comportamentos e adotar práticas que respeitam o meio ambiente; e para ajudar a construir um novo mundo. A iniciativa Benchmarking se encaixa nesta última.

 

José Roberto Kassi é Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP) do Departamento de Contabilidade e Atuárias da FEA/USP, cujos objetivos são: estudar aspectos de mensuração das questões sociais, ambientais e econômicas de empresas e a evidenciação por meio de  relatórios de sustentabilidade (IIRC) ou Relatos Integrados (Integrated Reporting).

 

Sonia Bruck edit

A sustentabilidade se tornou um tema primordial para o Brasil e o Programa Benckmarching se consolidou como um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país. Para a consolidação e ampliação desse tema é fundamental o estabelecimento de indicadores que possam mensurar os resultados dessas iniciativas.

 

Sonia  Bruck, Consultora nas áreas de sustentabilidade e investimento social privada, especialista em avaliação de programas e projetos, desenvolvimento de indicadores de desempenho e implementação de projetos.