III BENCHMARKING JUNIOR
Inovações & Sustentabilidade
O Futuro Começa Aqui
COMISSÃO TÉCNICA 2014
Benchmarking Jr é uma excelente oportunidade para que os estudantes desenvolvam projetos sustentáveis, o que é de grande importância para sua formação profissional e cidadã
João Alexandre Paschoalin Filho
Mini Currículo: Pós Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal) (2013), Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008), Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2002) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (1999). É professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho e professor do curso de Engenharia Civil. Desenvolve projetos e consultorias ligados as seguintes áreas: Governança Ambiental, Sustentabilidade em Operações, Geotecnia Ambiental, Desenvolvimento de Novos Materiais e Gestão e Manejo de Resíduos de Construção Civil .Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), membro da comissão de estudos de Fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos). É revisor científico das Revistas de Gestão Social e Ambiental, Holos e Gestão Ambiental e Sustentabilidade, além de parecerista de artigos em eventos técnicos e científicos nacionais e internacionais. Possui artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais além de patentes. Foi vencedor do I Prêmio Pinhalense de Processamento de Produtos, professor homenageado por cinco vezes, escolhido como autor do melhor trabalho do tema “Viabilidade econômica de utilização de resíduos de construção e demolição reciclados em usinas de reciclagem” no Semead 2013 realizado na FEA/USP. É sócio diretor da Paschoalin&Versolatto Engenharia Consultiva localizada na cidade de São Paulo.
O Programa Benchmarking Brasil Junior provoca e inspira pessoas a pensarem e a modelarem uma ideia de maneira a esboçar um mini, mas bem mini mesmo, plano de negócio. Mesmo que ainda muito simplista essa ideia colocada nesse mini plano poderá e deverá evoluir. É nessa evolução da ideia que nós queremos atuar e apresentar o CIETEC, um centro de inovação e empreendedorismo que também opera uma incubadora de empresas. Nossa missão é contribuir para que uma ideia possa evoluir em todos os aspectos gerenciais, incluindo o apoio para a busca de recursos públicos e privados finalizando por apoiar aquele negócio nas ações iniciais de mercado. Porém, o tempo todo nosso primeiro trabalho concentra-se em garimpar ideias inovadoras em todos os ambientes onde essas ideias possam germinar e entendemos que no BB Jr encontraremos uma mina de pedras preciosas a serem lapidadas. Essa é a nossa aposta ao entendermos o inovador e já vencedor modelo de negócios do Benchmarking Brasil ao inspirar pessoas para o engajamento nas praticas das inovações verdes.
Sergio Wigberto Risola
Mini Currículo: Diretor e CEO do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC) desde sua criação em 1997. Diretor da ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores desde 2011; Membro Titular do COMSAUDE – Comitê da Cadeia da Saúde da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, desde 2008 ; Fundador em 2000 e atual Diretor da ONG Sociedade do Sol; Conselheiro da Empresa Magnamed – Tecnologia Médica S/A. desde 2009. Membro do Comitê Gestor de Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo; Conselheiro do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Professor Apoiador do Mestrado e Extensão na Faculdade de Economia e Administração da (USP). Professor Assistente da Pós Graduação de Inovação e Empreendedorismo da (FGV). Advogado pela Faculdade de Direito de Pinhal (SP) OABSP 34715; Extensão em Administração de Empresas no Curso Avançado de Aprimoramento Empresarial na (USP); Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica na UNICAMP e Pós-graduação lato sensu em Gestão de Habitats de Inovação na FIA.
Benchmarking Junior incentivando e valorizando os jovens pesquisadores
Denise Moreira dos Santos
Mini Currículo: Mestre em Ciências – Área de Energia, pela Universidade de São Paulo (POLI/IEE/USP), Lato Sensu em Química (Faculdades Osvaldo Cruz), Especialização em Educação Ambiental (USP); Bacharel em Engenharia Química, pela Faculdade Osvaldo Cruz; Licenciada em Ciências com Habilitação em Química, pela Faculdade Osvaldo Cruz. É Professora do curso Técnico em Química e atualmente Coordenadora de Projetos da área: Química/Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
O estado da inovação é a ação!
Marcelo Gozeloto
Mini Currículo: Possui graduação em engenharia industrial mecânica, mestrado em engenharia e ciência dos materiais e doutorado em engenharia agrícola pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Na área de P&D tem experiência no desenvolvimento de materiais de construção mecânica e metalurgia, com ênfase nos processos de fabricação, sobretudo no desenvolvimento de mecanismos e ferramentas de usinagem e processamento de materiais. Na área corporativa tem experiência em gestão de processos e negócios, atuando como membro diretor de empresa de manufatura de expressão internacional, onde desenvolveu novos negócios com empresas Indianas, Chinesas e Japonesas. Na área acadêmica, leciona nos cursos de pós-graduação e graduação, cujas disciplinas são majoritariamente relacionadas com gestão de negócios e tecnologia. Na área de propriedade intelectual tem atuado como agente da propriedade industrial, fomentando e assessorando diversos pedidos de patentes de invenção, modelos de utilidade e registro de desenhos industriais. Orientou mais de uma centena de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação e participou em igual número em bancas de defesas de trabalhos de conclusão de cursos, monografias e dissertações de mestrado.
A Sustentabilidade com enfoque triple bottom line (Elkington, 1998) pode ser considerada, do ponto de vista socioeconômico, o estado que proporciona os melhores ganhos sistêmicos a médio e longo prazo, em função do desenvolvimento do uso racional dos recursos naturais, minimização dos impactos ambientais e desenvolvimento humano. Dentro desta perspectiva — que integra as dimensões ambiental, econômico e social –, o Programa Benchmarking Brasil Júnior é uma oportunidade para os jovens evidenciarem seu potencial inovador, valorizando a responsabilidade com o “bem comum”, em seu significado mais amplo.
Nanci Gardim
Mini Currículo:Mestre, com Doutorado em andamento, em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente está vinculada à Gerência de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP. Tem experiência nas áreas de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Gestão do Conhecimento. Já atuou como pesquisadora do Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” (CTI-MCTI), integrada ao GAIA (Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem Organizacional). Atuou também, na elaboração de Estudos de Casos sobre os Licenciamentos de Tecnologias efetuados pela Agência de Inovação INOVA UNICAMP e, no desenvolvimento de cursos e treinamentos para capacitação de profissionais de Núcleos de Inovação Tecnológica. Foi docente em disciplinas concentradas de MBA em Gestão Estratégica de Negócios, e professora colaboradora da Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação (FUNDETEC).
Comissão Técnica de edições anteriores.