RESUMOS CASES BENCHMARKING
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A
Case: Projeto Minhocário
Cidade: Guarulhos
Estado: SP
Responsável: Wlademir Zamolo
Cargo: Gerente EHS
Resumo: O Projeto Minhocário estabelecido em ago/2002, veio de encontro ás exigências normativas do Sistema de Gestão Integrada em Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente – SGI de SESMA – colaborando com a meta corporativa de reciclagem/reuso de 80% do total em kg dos resíduos sólidos gerados no Aché. O Projeto é uma parceria do Aché Laboratórios Farmacêuticos SA com a Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE – onde o Aché recuperou as instalações do desativado minhocário existente em área do Parque Ecológico do Tietê, sua manutenção e transporte dos resíduos orgânicos gerados no restaurante do Aché para serem tratados no minhocário. O minhocário faz parte do circuito de educação ambiental do parque Ecológico do Tietê, onde os visitantes do parque recebem informações sobre ações ambientalmente corretas e o minhocário representa o ciclo natural da vida onde a matéria orgânica após a degradação, volta ao meio ambiente em forma de húmus servindo de adubo para as plantas. Edição 2004
AGCO – Unidade: Valtra do Brasil Ltda
Case: Programa de educação ambiental
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: SP
Responsável: Sirlene R. Dutra Pinto
Cargo: Analista de Meio Ambiente
Resumo: O programa de educação ambiental foi estabelecido para sensibilizar, estimular, conscientizar e contribuir para a formação da comunidade escolar (alunos da rede pública de ensino do município de Mogi das Cruzes), oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de atividades ainda não exploradas pelas escolas em busca do desenvolvimento sustentável da sociedade. Desde o início do programa em 2006, tivemos a participação de 2440 crianças de escolas rede pública de ensino de Mogi das Cruzes/SP, mostrando que é fundamental a inserção das iniciativas ambientais que envolvem escolas da comunidade onde se está inserido, contribuir para que conceitos de sustentabilidade sejam inseridos dentro do universo escolar e abrir portas com a comunidade para demonstrar as atividades da empresa. Após a implantação, o melhor tipo de avaliação do Programa de Educação Ambiental é aquela feita pelas pessoas que participaram das visitas ou que tiveram a oportunidade de conhecer as unidades móveis. Entre professores e pais de alunos o retorno tem superado as expectativas da empresa. Por atender diretamente a crianças, que representarão o futuro do país e da humanidade, o programa é muito bem avaliado pelos benefícios que proporciona não apenas agora, mas para futuras gerações que poderão compartilhar dessa cultura de preservação do meio ambiente que a empresa trabalha nas visitas. Edição 2010
AMBEV – Companhia de Bebidas das Américas
Case : Reciclagem Solidária
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Fabiana Rafaela Pizzolati
Cargo: Analista de Responsabilidade Corporativa
AMBEV – Companhia de Bebidas das Américas
Case : Jovens de Responsa
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Ricardo Rolim
Cargo: Diretor de Relações Socioambientais
Resumo: É fato que o álcool tem funções importantes para humanidade. No entanto, se de um lado ele é benéfico, de outro, se não for usado com moderação pode trazer problemas. Para minimizar tal risco a proposta é investir na prevenção de seu consumo indevido. Atentas a esta importante temática, organizações sociais espalhadas pelo país apostam na criação de soluções simples e eficazes para prevenir o uso de bebidas alcoólicas por adolescentes menores de 18 anos. Estas organizações fazem parte do “Programa Jovens de Responsa”, uma iniciativa fomentada pela Companhia e alinhada aos pressupostos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza que a indústria participe da solução para prevenir o consumo indevido de álcool. O trabalho é estruturado em cinco pilares: atividade com jovens, capacitação de educadores, eventos, conscientização de bares e comunicação. Desde sua criação em 2010, o programa já atingiu 2,4 milhões pessoas por meio de ações de comunicação. Além disso, mais de 7 mil jovens participaram de atividades diretas, 960 educadores e lideranças comunitárias receberam capacitação e outras 44 mil pessoas participaram dos eventos que integram o programa – como festas, concursos, campeonatos e caminhadas solidárias. Edição 2013
ArcelorMittal Tubarão
Case: Programa Tempo de Leitura
Cidade: Serra
Estado: ES
Responsável: Jennifer Oliva Coronel
Cargo: Especialista em Meio Ambiente
Resumo: O Programa Tempo de Leitura foi criado objetivando incentivar a busca pelo conhecimento dos conceitos e formas de se praticar a Sustentabilidade, dentro e fora da Empresa. A Empresa, presente na vanguarda das organizações comprometidas com a Sustentabilidade, um conceito que faz parte de seus valores, de sua estratégia e de sua rotina, busca permanentemente, manter o equilíbrio entre as dimensões econômica, social, ambiental, política, cultural e espiritual. Dessa forma, visando transformar as pessoas em agentes efetivos de conscientização, para que atitudes em prol da Sustentabilidade possam surgir em um ambiente que as valorize e amplie, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Apresentar conceitos de Sustentabilidade e suas dimensões. Refletir sobre a história do Universo, do Ser Humano e sua responsabilidade como espécie. Estimular os participantes, através de exemplos reais, à reflexão e discussão coletiva dos dilemas e desafios envolvidos. Edição 2014
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