BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
Instituto Embratel 21
Case: Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo: Diretor Adm Financeiro
Resumo: O desafio de aliar Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), Educação e Desenvolvimento Social nas Reservas Extrativistas da Amazônia. A década da educação para o desenvolvimento sustentável -UNESCO – possui, na sua essência, uma idéia simples com implicações complexas. O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento na sociedade mundial. A década dá ênfase ao papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável. O Ministério do Meio Ambiente e o de Desenv. Social e Combate a Fome vem desenvolvendo ações visando a consolidação de uma política nacional voltada para o desenvolvimento sustentável de povos de comunidades tradicionais brasileiras. O projeto busca colaborar com o IBAMA/AM, para trabalhar a comunicação em 7 RESEX, com o acesso a internet banda larga, via satélite, de modo a possibilitar a inclusão social e digital dessas comunidades. Tivemos como resultado: Resex Capan& atilde; Grande (Manicoré) -2006: escola municipal, beneficiando 180 alunos, 10 professores e 300 famílias.Careiro do Castanho – 2007: escola municipal -100 alunos e 6 professores. Edição 2009
Instituto Embratel 21
Case: Tecnologia a Serviço da Educação Ambiental
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo: Diretor
Resumo:O desafio foi o de aliar tecnologias da informação e da comunicação(TICs), Educação e desenvolvimento social junto às atividades da Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande- Angra dos Reis – RJ. Ao longo de sua existência, a Brigada já formou 500 adolescentes e o projeto da Brigada está enquadrado na lei do Jovem Aprendiz. Com a tecnologia e o laboratório, já está formada uma primeira turma de 22 jovens para capacitação em informática. O uso das novas tecnologias no espaço da Brigada Mirim Ecológica amplia as possibilidades de desenvolver atividades pedagógicas mais enriquecedoras ao processo de ensino formal, como também possibilita expandir o processo educativo no sentido mais amplo. Proporciona a interação dos saberes; provoca o envolvimento da Brigada nos problemas sociais específicos da comunidade local e estimula a participação da comunidade nas atividades de preservação ambiental.Com atuação nacional, o Instituto Embratel acredita que a internet é uma ferramenta indispensável para ampliar as possibilidades de conhecimento que um mundo em rede oferece. Edição 2010
Instituto Embratel 21
Case: Tecnologia a serviço da educação e do desenvolvimento sustentável
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo: Diretor
Resumo: A Ilha da Marchantaria foi a primeira localidade do Amazonas a receber Internet Banda larga por meio de cabo fibra óptica. Localizada no município de Iranduba, região metropolitana de Manaus, para chegar é preciso viajar quase duas horas de voadeira pelo Rio Solimões. Na Ilha da Marchantaria onde vivem cerca de 500 pessoas, duas escolas (São Francisco e São Lázaro) receberam o acesso à Internet banda larga e computadores. O corpo docente das instituições participou de um encontro de capacitação para promover e integrar a tecnologia disponível à proposta pedagógica de forma contextualizada e pertinente à realidade da população ribeirinha. A Escola Municipal São Francisco possui 100 alunos matriculados e a Escola Municipal São Lázaro, 90. As duas instituições atendem a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Na região da Ilha da Marchantaria, outras duas escolas receberão em breve os benefícios do Projeto, que somente foi possível após uma iniciativa inédita de lançamento subfluvial de 12 quilômetros de cabos de fibras ópticas, que atravessam de margem a margem o Rio Solimões favorecendo o desenvolvimento da região.Edição 2012
Instituto Embratel 21
Case: Comunidade e espaço de pesquisa Conectados
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo: Diretor
Resumo: O Centro Multimídia do Projeto Ecomuseu Ilha Grande, por meio da parceria com esta instituição, dá o primeiro passo para a concretização da estação de trabalho digital em Vila Dois Rios, visando ao desenvolvimento da comunidade local no que se refere à apropriação da tecnologia – antigo anseio dos moradores – e à criação do primeiro programa de inclusão digital em Vila Dois Rios. Ações futuras: aposta-se que a iniciativa possa servir como um grande meio para a disseminação de conhecimento, de produção de mídias e tecnologias educacionais, bem como o fomento de discussões e ações relacionadas ao desenvolvimento social, econômico, político e cultural de Vila Dois Rios. A proposta para 2013 é promover outras oficinas utilizando as tecnologias da informação e comunicação como meio para o desenvolvimento de novos conhecimentos relacionados aos conteúdos escolares, bem como as novas mídias, Exemplos: Acesso aos cursos de auto-aprendizado disponibilizados em nosso site (sistema operacional, processamento de textos, planilhas, apresentação, correio eletrônico e navegação na Internet), com o objetivo de fornecer alternativas para pesquisa e acesso a outras formas de informação e cultura; promoção de cursos de informática que propiciem o uso de softwares educativos (linguagem logo, jogos educativos, produção de HQ); oferta de cursos de criação de blogs, fotoblogs etc, que viabilizem a troca de informações nas redes sociais e a aprendizagem; oferta de oficinas de vídeo, visando à criação de um acervo multimídia de registros sobre Vila Dois Rios: memória, costumes, valores, cultura etc. Uma biblioteca virtual do Ecomuseu. Edição 2013
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