BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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Pepsico

Case:Gincana Vida Sustentável

Cidade:São Paulo

Estado:SP

Responsável: Cynthia Dalvia

Cargo: Jornalista

 

Resumo: Nós  acreditamos que uma sociedade saudável faz uma empresa saudável, daí a importância do investimento da companhia em seu capital humano. Mais do que bons funcionários, a idéia é ter cidadãos responsáveis nas equipes. A principal motivação para a realização da Gincana Vida Sustentável, portanto, foi promover o engajamento das pessoas, para que se tornem cada vez mais conscientes da situação do planeta, que mudem suas atitudes e multipliquem as informações para suas famílias e amigos. A Gincana Vida Sustentável, que ocorreu entre junho e dezembro de 2010, foi divulgada para 20 mil funcionários em sete países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Venezuela e Equador, onde estão localizadas 30 fábricas, 168 centros de distribuição e 5800 rotas. Seu foco foi fazer os participantes contarem suas histórias pessoais de sustentabilidade, detalhando as iniciativas sustentáveis em sua vida pessoal. No total, foram 3,4 mil inscrições para a seleção das dez melhores histórias, que foram filmadas e disponibilizadas para votação aberta ao público interno e externo no site da gincana. Os resultados de votação foram surpreendentes: 13.850 votos distribuídos por 64 países. A gincana mobilizou pessoas nos cinco continentes, que elegeram um funcionário como autor da melhor história pessoal de sustentabilidade. Acreditamos que o que realmente fez a diferença na iniciativa foi fixar a gincana nas histórias pessoais de cada colaborador, independente de sua função ou cargo na companhia. Este foco trouxe uma pessoalidade que aproximou os participantes do tema, motivando os finalistas a fazerem suas próprias campanhas de votação entre colegas de trabalho, familiares e amigos, o que certamente contribuiu para os resultados atingidos. A metodologia adotada demonstrou que esse é o melhor caminho para criar uma cultura sobre o papel transformador que cada cidadão tem com relação ao futuro do planeta. Por meio de iniciativas como esta, a companhia oferece sua parcela de colaboração para o grande desafio desta geração, que é buscar a harmonia no convívio do ser humano com o meio ambiente. Edição 2011 

Petrobras
Case:
 Programa de Educação Ambiental – Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro

Cidade: Rio de janeiro
Estado: RJ
Responsável:Thiago Dias Rodrigues 
Cargo: Engenheiro de Produção

 

Resumo: O Programa trata da execução de ações de educação junto às populações envolvidas com o Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro. Dirigido aos professores de escolas públicas e lideranças comunitárias, existe um curso, de dois dias, (carga horária: 16 hrs.) que tem como objetivo principal capacitar os participantes na elaboração e execução de projetos de educação ambiental. A meta é capacitar 300 educadores ambientais. A educação ambiental para os estudantes de escolas públicas é tratada nos conteúdos escolares, na expressão cênica e musical, no interesse de que as crianças e jovens possam ser sensibilizados para que dentro do universo escolar, esses temas possam ganhar uma dimensão mais motivadora. A meta é atender 5 mil estudantes. E a escolha e diagnóstico sócio-ambiental de uma microbacia de referência. A escolha da microbacia hidrográfica será feita em função das características fisiográficas mais representativas da região, onde se planejará a gestão agroambiental de uma propriedade, a partir do diagnóstico do uso atual do solo e do levantamento de indicadores sócio-econômico-ambientais.Serão induzidas ações coletivas no sentido de promover a transição dos sistemas de produção agropecuários ou formas de ocupação do espaço para patamares cada vez mais altos de qualidade ambiental. Pretende-se envolver nesta ação cerca de 20 propriedades rurais. Edição 2006

 

Philips do Brasil Ltda
Case:
 Aprendendo com a Natureza

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Renata Macedo 
Cargo: Coordenadora de Sustentabilidade

 

Resumo: O projeto ‘Aprendendo com a Natureza’ é um projeto de educação ambiental que visa promover o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva de ‘grass-roots’, isto é, de uma visão de base, contando com a participação e entendimento daqueles afetados pelas suas ações. O programa é inteiramente destinado a alunos de escolas públicas de cinco cidades brasileiras: Manaus, Mauá, São Paulo, Recife e Varginha. Estas são cidades onde a PHLIPS tem bases e onde ela pode contar com a cooperação de seus funcionários na promoção de atividades de educação ambiental com crianças carentes, como voluntários. Formalmente, o programa pode ser definido como uma “ação educativa centrada na preservação ambiental, tendo como foco a biodiversidade e a sua importância para a manutenção da vida no planeta”. Edição 2007

 

Renova Energia  

Case: Saberes Tradicionais Alto Sertão

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Responsável: Lívia Tavares

Cargo: Coordenação de Licenciamento

 

Resumo: O desenvolvimento de uma linha de divulgação técnico-cientifico surgiu com o intuito de compartilhar os dados integrado, constando os resultados dos estudos socioambientais com as informações dos costumes e conhecimento do povo local. Essa é uma das formas de se fazer a devolutiva para às dezenas de comunidades e milhares de pessoas que contribuíram para o enriquecimento dos estudos. Essa contribuição veio de forma voluntária, devido ao vasto conhecimento que possuem da região onde vivem, a natureza com a qual se comunicam e a importância de se preservar o local de onde tiram seu sustento. A divulgação dos dados integrados, sempre de forma acessível e clara, tem como meta valorizar o conhecimento e as práticas de manejo dessas populações e orienta-los a conservar os seus costumes, mesmo com a chegada do empreendimento à região. Além disso, esses dados se tornam uma ferramenta para identificação das ações que possam contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais e cultural. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do projeto Território do Saber, tem com premissa o estabelecimento de um bom relacionamento desenvolvido com a comunidade local, o qual busca interpretar seus costumes, valores e crenças. Outro ponto, não menos importante, foi desenvolver estudos com boa qualidade e acima de tudo respeito a ética. Através desses dois métodos principais foi possível avaliar tecnicamente as carências e demandas da comunidade, e assim, possibilitar um retorno que pudesse acrescentar ao conhecimento do povo local. Edição 2014


 

Rio Paracatu Mineração (Kinross Paracatu)
Case
: Evolução, Adequação e Resultados do Programa de Educação Ambiental – PEA da EMPRESA. 

Cidade: Paracatu 
Estado: MG
Responsável: Ana Lúcia Taveira 
Cargo: Bióloga

 

Resumo: Nosso principal objetivo foi ampliar a percepção e a conscientização dos funcionários e comunidade, manter a comunidade informada sobre as questões ambientais desenvolvidas por nós, melhorar o desempenho ambiental e operacional, desenvolver projetos sócio-ambientais como parte do Plano de Fechamento da empresa. Nossos resultados foram:

-Até 2009 dentro do Programa de Educação Ambiental realizado no CEAM, já foram recebidos cerca de 15.000 alunos e já foram ministradas cerca de 350 palestras nas escolas. 

-Observação de Aves: Foi iniciado em 2000, já foram observadas mais de 80 diferentes espécies de aves, dentre as quais foram identificadas cinco espécies raras e duas migratórias.

-“Estamos efetivando um projeto único e de real importância para todos, valorizar, cuidar e garantir um futuro brilhante; a valorização do Meio Ambiente. Que novas etapas possam surgir, crianças compromissadas e adultos conscientes” – Escola Estadual Afonso Arinos. 

-Capacitação de 40 Monitores Ambientais que atuarão no ano de 2010 de forma a desenvolver o senso de responsabilidade e conscientização ambiental no adolescente, sensibilizando indiretamente os funcionários para as questões ambientais.

-Capacitação de 30 Agentes Ambientais, para que possam contribuir para uma maior disseminação de conhecimentos, habilidades e comportamentos ambientais no cotidiano dos locais de trabalho e também como difusores da educação ambiental para as comunidades e áreas de trabalho.

O PEA evolui conforme a percepção e anseios da comunidade e funcionários. Ele proporciona parcerias diversas com a comunidade, aprofunda os conhecimentos da população local sobre o ambiente onde vivem como base para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. As ações são desdobradas e traduzidas em diretrizes de ação com vista a assegurar noções da realidade ecológica capazes de possibilitar a permanente busca de soluções para os problemas sócio-ambientais locais. Para isto, a todo o momento as ações da empresa devem estimular:

Conhecimento: propiciar aos funcionários e comunidade uma compreensão sobre o meio ambiente, os problemas a ele relacionados e sobre a presença e o papel de uma humanidade criticamente responsável em relação a este ambiente;
Conscientização: contribuir para que funcionários e comunidade adquiram convivência próxima, se sensibilizem em relação ao meio ambiente e aos problemas a ele relacionados;

Atitudes: possibilitar aos funcionários e comunidade condições para a aquisição de valores sociais, vínculos efetivos fortes para com o meio ambiente e motivação para que se transformem em agentes pró-ativos nas questões ambientais de forma a contribuir com sugestões e ações para possibilitar a melhoria contínua e o desempenho ambiental;
Habilidade: propiciar aos funcionários e comunidade condições para adquirirem as habilidades necessárias à solução dos problemas ambientais; e em especial aos funcionários, para que conheçam suas respectivas responsabilidades dentro do Sistema de Gestão Ambiental;

Capacidade de avaliação: estimular os funcionários e comunidade a avaliarem as questões relativas ao meio ambiente que estão associadas com processos industriais, de forma que possam analisar os impactos ambientais gerados na produção de bens, e assim reduzirem o consumo, reutilizarem os produtos e favorecerem a reciclagem quando possível;
Participação: contribuir com os funcionários e comunidade no sentido de desenvolverem senso de responsabilidade e de urgência com relação aos problemas ambientais para assegurar o desenvolvimento sustentável;

Principais resultados sócio-ambientais: Conscientização, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado, qualificação de mão-de-obra local e geração de emprego e renda. Edição 2010

  

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