BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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Rodonorte Concessionária de Rodovias Integradas 

Case: Projeto Sócio-Ambiental SacoLona

Cidade: Ponta Grossa

Estado: PR

Responsável: Simone Suzzin

Cargo: Gestora de Comunicação Social

 

Resumo: Destinação correta dos resíduos sólidos (lonas) utilizadas para a comunicação dos usuários nas rodovias administradas pela empresa. Tivemos com resultado a destinação ambientalmente correta de 100% das lonas utilizadas pela empresa, disseminando o conceito da reciclagem e preservação dos recursos naturais entre os públicos de relacionamento da empresa. Edição 2009

 

Rohm and Haas Química Ltda 
Case:
 Projeto Sementes – Plantando um Futuro Melhor 

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Nádia Gama 
Cargo: Diretora Regional de EHS

 

Resumo: O Projeto Sementes tem o objetivo de iniciar a formação necessária para transformar as crianças de hoje em adultos ambientalmente e socialmente responsáveis. Ministrando aulas de seis disciplinas diferentes (Habitat Natural, Reciclagem, Água, Ar, Agricultura e Nutrição), o Projeto Sementes ensina, de forma lúdica, como respeitar o meio ambiente e pensar no futuro do mundo, sem comprometer as gerações futuras. A meta do Projeto é formar, a cada semestre, 32 alunos da rede pública, sempre em parceria com a Secretaria de Educação de Jacareí, cidade base do Projeto. Edição 2005

 

R&A Consultoria e Serviços de Comunicação Ltda.

Case: Vinte e dois anos de pioneirismo fazendo negócios sustentáveis  

Cidade: Cotia

Estado: SP

Responsável:

Cargo:Diretor

 

Resumo:  A empresa foi criada em 1989 baseada em uma decisão de foro íntimo de seu fundador, e com uma proposta filosófica: fazer negócios ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente lucrativos. A Missão da empresa é clara: levar os valores ambientais para dentro das empresas, e os valores empresariais para dentro do “movimento ambientalista”, e no plano pessoal, ter a certeza de que o trabalho vai deixar um legado para o futuro.Em 22 anos de atuação a empresa:desenvolveu estudos estratégicos para negócios mais sustentáveis para organizações privadas e públicas como Grupo Suzano, Sociedade Brasileira de Silvicultura, Sapesp, Agfa, ACCE – Associação de Construtores de Centrais Energéticas, WWF Brasil e Socicam; ajudou a PricewaterhouseCoopers a formatar Indicadores de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa para o setor siderúrgico brasileiro; trabalhou como ombudsman comunitário em projetos de implantações de unidades industriais apresentados em audiências públicas pela Vale, International Paper, Votorantim Celulose e Papel e Veracel; colaborou na estruturação de cadeias de suprimentos mais sustentáveis para Volkswagen e Walmart; editou ou escreveu 16 livros e estudos especializados para organizações como Câmara Alemã, Walmart, editora Europa; publicou mais de 800 páginas de artigos técnicos; realizou programas de educação ambiental corporativa para organizações como Grupo Gerdau, Bayer, Unibanco, Goodyear e Votorantim – além da criação do primeiro curso de pós-graduação em sustentabilidade no Brasil, criado em 1995, ESPM-SP.  Edição 2011

 

SABESP- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Case:
 Programa de Capacitação em Gestão para Entidades da Sociedade Civil.

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Robson Monteiro Dias, Anelise Brigano Luzio e Antônio Carlos da Costa Lino
Cargo: Administrador, Geógrafa e Engenheiro

 

Resumo: Como resultado imediato, já se vislumbra a mudança significativa da percepção das comunidades em relação a dimensão do trabalho desenvolvido pela Organização. No decorrer do programa, haverá melhoria do processo de comunicação entre as lideranças das comunidades do entorno e a Organização. Ainda, como principal resultado, busca-se o fortalecimento das organizações atendidas com vistas à profissionalização das suas relações com a sociedade. Os indicadores objetivados se referem a melhoria da imagem da Organização, diminuição de conflitos, bem como de reclamações envolvendo a Companhia. Não obstante, objetiva-se, também, o aumento da participação das entidades civis no tratamento dos desafios sociais. A característica principal de diferenciação do “case” refere-se à quebra do tradicional paradigma de planejamento e organização. Assim, foi “esquecida” a metodologia da adoção de planos, projetos e cronogramas de maneira isolada, preferindo-se o equacionamento conjunto da questão, com o aumento da participação das entidades civis no tratamento dos desafios sociais. A forma de abordagem exigiu da Organização maturidade no sistema de gestão, sendo necessária a coordenação e perfeita sintonia entre os funcionários da Organização e as entidades da sociedade civil.Edição 2009

 

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