BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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SABESP- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Case:Programa Abraço Verde

Cidade: São Paulo

Estado:SP

Responsável: Patrícia de Fátima Goularth

Cargo: Coordenadora do Programa

 

Resumo: Queremos contribuir com a sustentabilidade do planeta por meio da união de esforços e talentos múltiplos de representantes de diversos segmentos da sociedade. Promovemos o plantio de aproximadamente 17.000 árvores no entorno das áreas de responsabilidade da Empresa, a parceria com comunidades e outras organizações em prol de causas socioambientais e a redução com as despesas de manutenção das áreas, principalmente calçadas, das instalações da EMPRESA. Edição 2011

 

Samarco Mineração
Case:
 Projeto Salvamar – Educação e Ação Ambiental através da reciclagem de resíduos oleosos provenientes das atividades de barcos de pesca de turismo de Guarapari, Anchieta e Piúma/ES

Cidade: Anchieta 
Estado: ES 
Responsável: Sandrelly Amigo Lopes 
Cargo: Analista de Meio Ambiente

 

Resumo: A principal motivação foi um diagnóstico da situação em 2000, onde se constatou que os pescadores lançavam diretamente no mar e no manguezal, mensalmente, em média dez litros de resíduos oleosos por embarcação, outros mais conscientes, armazenavam o óleo queimado, porém, não tendo como realizar o destino final destes, acabavam enterrando-os na areia da praia ou dispondo-os no lixo ou sistema de esgotamento público. Milhares (cerca de 10.000) de litros de resíduo oleosos foram coletados e reciclados/reutilizados, deixando de ser lançados no mar e manguezais e evitando assim a contaminação destes ambientes costeiros; redução da emissão de poluentes no mar e manguezal, melhoria da qualidade da água na área sob influência direta do lançamento de resíduos oleosos das embarcações, ou seja, na foz dos rios, garantindo assim o equilíbrio entre os diversos componentes do ecossistema; aumento da conscientização das tripulações dos barcos de pesca e conseqüente minimização de ocorrência de incidentes ambientais como derrame de óleo nas áreas de atracação; mudança de comportamento e desenvolvimento de consciência ambiental, obtido através da participação ativa de dos pescadores integrantes as embarcações cadastradas no projeto e de mais outras localidades que se inscreveram no projeto. Educar o cidadão para o exercício da cidadania ecológica não objetiva apenas o aprendizado acadêmico; mas sim; o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada ser humano, a partir da progressão de sua consciência no mundo. Dessa maneira, a educação se torna uma atividade diária, deixando de ser uma simples preparação pontual, técnica ou profissional. A Educação Ambiental é, portanto um tema que integra o cotidiano e as ações dos cidadãos, visando à integração do ambiente com a cultura regional. Edição 2008

 

SIEMENS
Case:
 Comunicação Ambiental

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Daniela Cardim Taibo  
Cargo: Gestão da Qualidade Ambiental

 

Resumo: Anualmente, no âmbito corporativo, a SIEMENS define seu calendário de educação e comunicação sócio-ambiental Esta definição considera os resultados dos programas anteriores, os objetivos ambientais revisados, as necessidades das localidades, avaliação dos sistemas de gestão ambiental, as prioridades estratégicas da empresa, o contexto sócio-político e econômico do país as necessidades de cada site e recursos disponíveis. Uma metodologia é então adotada para implementação dos programas. Cada programa sócio-ambiental, que pode incluir atividades como cursos e palestras internas e externas, vivências práticas em localidades ambientalmente relevantes, publicações, trabalho em instituições de ensino, contribui para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e das comunidades vizinhas uma vez que geram aumento da conscientização ambiental e da cidadania, mostrando a efetiva implementação de suas políticas, alicerçadas sob os pilares do desenvolvimento sustentável. Edição 2006

 

Souza Cruz 
Case:
 Educação Ambiental, investimentos e processos como pilares de Gestão 

Cidade: Cachoeirinha
Estado: RS
Responsável: Antonio Carlos Perrone Freire
Cargo: Gerente de Engenharia Industrial

 

Resumo: A unidade da empresa, inaugurada em abril de 2003, consagra o conceito diferenciado das políticas de responsabilidade social e ambiental do grupo, atingindo um nível de excelência na harmonia entre produção e meio ambiente. A receita para seu sucesso está baseada na conscientização de seus stakeholders e em projetos de melhores práticas de consumo dos recursos naturais e tratamento de resíduos. O site foi concebido para permitir a sua integração ao meio-ambiente com o menor impacto possível. Já no projeto, foram observadas premissas como: Estar inserida em um parque ambiental; A área ocupada pelo site representa apenas 10% do terreno de 208 ha, o restante foi preservado para o parque, onde podemos encontrar 8 lagos, 1 arroio e, também, uma enormidade de espécies da mata nativa. Para tanto, o parque é uma ferramenta de educação poderosa, onde já recebemos cerca de 2300 visitantes, desde a sua inauguração em abril de 2004. Através do jardim sensorial, inaugurado em 2005, estendemos este contato com a natureza, também, para os portadores de deficiência visual. Em parceria com o Instituto AKATU, implementamos o projeto Cuide, buscando o envolvimento de todos colaboradores e familiares no consumo consciente dos recursos naturais através da distribuição de um vasto material educativo. A unidade possui uma comissão interna de energia e meio-ambiente (CICEMA), representada por funcionários de todos os setores da fábrica, onde são discutidos os índices de meio-ambiente e elaborados planos de ação, visando o aprimoramento contínuo dos nossos processos. Edição 2006

 

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