BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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ANA – Agência Nacional de Águas
Case:
  Servidor Consciente Preserva o Meio Ambiente

Cidade: Brasília
Estado: DF
Responsável: Magaly Vasconcelos Arantes de Lima
Cargo: Estratégica – CGE Comissão Agenda Ambiental na Administração Pública -A3P

 

Resumo: Criar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos gestores e servidores públicos é um grande desafio para a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P e, ao mesmo tempo, fundamental para o seu sucesso. As mudanças de hábitos, comportamentos e padrões de consumo de todos os servidores impactam diretamente na preservação dos recursos naturais, na eficiência do gasto financeiro, contribuindo para a qualidade ambiental e proporcionando a redução das emissões de gases de efeito estufa. Neste projeto sensibiliza-se os servidores realizando capacitações e campanhas que busquem chamar a atenção para temas socioambientais importantes, esclarecendo a relevância e os impactos de cada cidadão no processo. Essa sensibilização é acompanhada de iniciativas para capacitação dos servidores, por tratar-se de um instrumento essencial para construção de uma nova cultura de gerenciamento dos recursos públicos. Edição 2013


ArcelorMittal Tubarão
Case: O Valor da Biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão 
Cidade: Serra
Estado: ES
Responsável: Eugenio Jose Agrizzi 
Cargo: Especialista em Meio Ambiente

 

Resumo: Temos como objetivo mostrar como a biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão está associada a um bom desempenho ambiental, econômico e social. Para avaliar a biodiversidade na ArcelorMittal Tubarão, a empresa utilizou estudos realizados desde 1995 como o Inventário da Flora e Fauna do Centro de Educação Ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Monitoramento Marinho da área adjacente a Companhia, Relatórios de Caracterização e Monitoramento das Lagoas compreendidas na área da ArcelorMittal Tubarão, Avaliação Ambiental das Áreas de Preservação Permanente da ArcelorMittal Tubarão, entre outros. Edição 2007

 

 

Associação Intergerencial da Cemig

Case: Programa AI6% – Programa de Destinação de Recursos para Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Responsável: Wagner Delgado Costa Reis
Cargo: Presidente da AIC

 

Resumo: Para viabilizar a obtenção de recursos para programas e ações sociais onde seus empregados atuavam como voluntários, a empresa em parceria a com a Associação X criou, em 2000, o Programa AI6%, e passou a destinar parte de seu imposto de renda devido e a incentivar os empregados, através de uma campanha interna, a fazer doações para os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). Nos anos de 2006, 2007 e 2008 foram repassados aos Conselhos o montante de R$ 1.780.395,00, R$ 2.365.141,58 e R$ 2.868.757,58, respectivamente e com isto, beneficiadas 12.513, 15.485 e 25.917 crianças, respectivamente. O resultado do trabalho é demonstrado de várias formas: mostras de responsabilidade social, encontros promovidos pelas Diretorias da empresa e Associação X com instituições e por meio de Relatórios de Aplicação dos Recursos assinados pelos Conselhos, Instituições, Facilitadores dos Projetos e Gerentes da empresa. Os relatórios ficam na intranet da empresa. Edição 2009

 

Bandeirante Energia SA.
Case:
 Programa Bandeirante Comunidade e Educação 

Cidade: São Paulo 
Estado: SP 
Responsável: Paulo dos Santos Ramicelli 
Cargo: Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social  

 

Resumo: O objetivo do case foi contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e do ensino fundamental de escolas públicas municipais, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento de atividades ainda não exploradas por essas instituições, sempre em busca de uma sociedade mais justa e humana. A integração do cliente com a Bandeirante, por meio de ações educacionais, representa um investimento que proporciona o aprimoramento pessoal e comunitário, bem como a conscientização da luta pelo desenvolvimento sustentável da sociedade. Tivemos como resultado o maior aproveitamento do ensino nas salas de aula; Integração efetiva: Empresa + Comunidade + Governo + Escola; Implantação de hortas escolares onde todos os alunos foram beneficiados com o plantio e colheita das verduras; Substituição de salas containers de latão por salas de alvenaria e mobiliários adequados; Melhoria no relacionamento com as comunidades; Melhoria no aproveitamento escolar do aluno; Integração dos colaboradores com a realidade da região; Reflexo na produtividade do corpo funcional; Redução do número de invasões e vandalismo nas escolas; Conservação das melhorias realizadas nas escolas pelos alunos; Redução do número de acidentes com cerol. Um dos pontos principais que fez a diferença foi o de que o projeto Bandeirante Comunidade Educação está alinhado com os valores da Empresa, principalmente àquele voltado para a cidadania. A partir disto tivemos condições de não só analisar e planejar um programa que beneficiasse comunidades carentes de recursos como a informação e conscientização de consumo de energia – importante tanto para a empresa quanto para a sociedade -, como também programar e controlar todo o seu processo. Edição 2008

 

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