BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Paginas:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 

BASF
Case:
 Programa Semente do Amanhã, a educação ambiental no currículo escolar 

Cidade: Guaratinguetá 
Estado: SP
Responsável: Ivania Palmeira
Cargo: Gerente de Comunicação Social

 

Resumo: Desde 2005 o Complexo Químico da empresa em Guaratinguetá desenvolve o Programa Ambiental Interativo Semente do Amanhã, inserindo a educação ambiental no currículo escolar da rede municipal de ensino da cidade. O Programa conta com processo permanente de capacitação de cerca de 500 educadores, que ministram aula para cerca de 6.200 estudantes de 1a. à 4a. série. da rede municipal. As atividades das salas de aula são complementadas com visitação à mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, constituída de cerca de 128 hectares de área dentro do Complexo Químico, onde já promovemos o plantio de mais de 180 mil mudas de espécies nativas da região. O Programa é a primeira iniciativa sistematizada com foco em educação ambiental no município. Seus benefícios extrapolam os limites das salas de aula e atinge a comunidade em diversos momentos e fase, como o envolvimento dos educadores, que são capacitados para a abordagem dos temas ambientais, e a mobilização dos pais dos estudantes e das comunidades por meio de campanhas e eventos públicos durante todo o ano. É fundamental a inserção das iniciativas ambientais que envolvem escolas no currículo escolar, tornando os conceitos e práticas uma rotina na vida de educadores e educandos. Assim, não se trata de realizar mais um projeto, mas construir uma educação com base no meio ambiente, utilizando meios já existentes na comunidade. Edição 2006

 

Bayer  

Case: Jovens Embaixadores Ambientais 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Karen Fornos Klein
Cargo: Assessora de Comunicação

 

Resumo: Para incentivar os jovens a se preocuparem e cuidarem do desenvolvimento sustentável, a BAYER criou o Programa Jovens Embaixadores Ambientais – Young Environmetal Envoys –, que identifica estudantes com projetos na área de preservação e desenvolvimento sustentável. Desde 2003, o Grupo BAYER e a UNEP – no Brasil, PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) – firmaram uma parceria mundial para jovens e meio ambiente, no valor de 1 milhão de Euros, a serem doados anualmente até 2006. Anualmente, quatro brasileiros têm a oportunidade única de participar de um encontro internacional destes Embaixadores Ambientais, na Alemanha, onde jovens de diversos países do mundo, como Kenya, Venezuela, Polônia e China, têm a oportunidade de trocar experiências sobre seus projetos e idéias sobre responsabilidade ambiental. O Programa Jovens Embaixadores Ambientais investe nos jovens estudantes, de 18 a 25 anos, que tenham projetos ou estudos sobre desenvolvimento sustentável, e que poderão usar seu conhecimento e força de vontade para melhorar o

meio ambiente e a sociedade. Edição 2006

 

Bayer 
Case:
 Escola Verde

Cidade: SP
Estado: SP
Responsável: Eckart Michael Pohl
Cargo: Gerente de comunicação 

 

Resumo: Com o propósito de estimular a conscientização ambiental dos estudantes das escolas municipais de Belford Roxo – RJ, a BAYER desenvolveu o Escola Verde em parceria com a ONG Reciclaverde, a Faculdade Hélio Alonso, a Hélio Tur e a Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo. Duas vezes na semana, um ônibus busca dois grupos de 50 alunos de uma escola do município para um passeio na trilha ecológica da EMPRESA e para palestras realizadas no BEC (EMPRESA Esporte Clube), que é anexo ao Complexo Industrial da BAYER em Belford Roxo – RJ. Enquanto as crianças passeiam pela trilha, um biólogo fala sobre o papel de cada cidadão para a preservação do Meio Ambiente e apresenta a vegetação nativa da região. Ao final da Trilha Ecológica todos são convidados a plantar uma muda de árvore numa área degradada. Depois do encerramento do passeio cada criança recebe um jogo ecológico desenvolvido especialmente para o projeto para casa. Edição 2007

 

Bunge Fertilizantes S/A 
Case:
 Centro de educação ambiental 

Cidade: Araxá 
Estado: MG
Responsável: Ricardo Manoel de Oliveira  
Cargo: Gerente de relações com a Comunidade

 

Resumo: O Centro de Educação Ambiental da Bunge Fertilizantes, localizado na sua Unidade Industrial em Araxá – MG, foi criado em 22 de abril de 1990, com objetivo principal de desenvolver atividades educativas e culturais com os empregados e com a comunidade de Araxá, visando estimular a ampliação do conhecimento e a sensibilização sobre as questões ambientais e as possibilidades de compatibilização entre os fatores naturais e as atividades econômicas na busca do desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, o projeto foi rapidamente assimilado pelos empregados e pela comunidade local, especialmente a comunidade estudantil, que desde o início fez uso das suas instalações e suas atividades de extensão como possibilidade de acesso à educação e a informação ambiental. Destacam-se como metas principais: promover a ampliação da percepção ambiental de 100% dos empregados em 4 anos; contribuir para a formação de 20% dos professores do ensino fundamental da rede municipal de Araxá; complementar as ações de educação ambiental promovidas nas escolas através de trilhas e oficinas temáticas; e disseminar técnicas e procedimentos ambientalmente corretos para a comunidade araxaense. Edição 2005

 

 

Paginas:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22