BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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Caixa Econômica Federal
Case:
 Projeto “Ilhas de impressão” 

Cidade: BRASILIA 
Estado: DF 
Responsável: Maria Fernanda Ramos Coelho 
Cargo: Presidente 

 

Resumo: Tivemos como principal objetivo mostrar que é possível estar atento às práticas de consumo sustentável, fomentando a sustentabilidade sem perder o foco empresarial. Nossa motivação foi a grande dimensão do parque de impressoras gerando altos custos de suporte e atualização dos equipamentos, de logística e manutenção de grande diversidade e quantidade de insumos de impressão, perda de escala na aquisição (compra) e formação de estoque de segurança para 83 tipos de cartuchos diferentes. O projeto Ilhas de Impressão, ação desenvolvida com base nos princípios aprovados, junto com a campanha educativa, gerou uma economia de 56,7% dos gastos com os insumos de impressão no período de março de 2005 até novembro de 2006 em toda a CAIXA. Reduziu em 59,37% o parque de impressora, somente no Prédio da Matriz e conseqüentemente reduziu o consumo e os resíduos sólidos (cartuchos, papel e componentes de impressora). Edição 2008

 

Caraíba metais S.A 
Case:
 Fenômeno das andorinhas 

Cidade: Salvador 
Estado: BA
Responsável: Péricles Júnior 
Cargo: Assessor de Meio Ambiente 

 

Resumo: O projeto Fenômeno das Andorinhas apresenta o histórico sobre a convivência de aves migratórias, estimadas em mais de cem mil que escolheram a área da Caraíba Metais como habitat em sua rota de migração no período do inverno e as iniciativas adotadas pela Empresa, transformando um problema crítico relacionado ao conforto e bem estar dos seus funcionários em uma ótima oportunidade de educação ambiental, num projeto associado à preservação de um fenômeno da natureza. Como resultado, tivemos 11.726 aves anilhadas nas quatro campanhas anuais; 04 Matérias veiculadas na imprensa escrita; 08 matérias veiculadas em emissoras de televisão (todas espontâneas); 01 apresentação de trabalhos em congresso; 20 alunos estagiários do curso de biologia da UCSAL; sedimentação do Programa de Educação Ambiental da Empresa, criando a Galeria do Meio Ambiente que recebe cerca de 1.000 visitantes mensais. Edição 2003

 

Carbocloro Indústrias Químicas
Case
: Programa Fábrica Aberta 

Cidade:  Cubatão
Estado: SP
Responsável: Sylvia Vieira 
Cargo: Assessora de Comunicação Externa 

 

Resumo: Ao efetivar uma pesquisa de observação participante junto à comunidade circunvizinha em 1984, descobriu-se a concepção dos moradores sobre a EMPRESA: “uma indústria velha, enferrujada e suja, soltando fumaças estranhas”. Essa imagem percebida e não verdadeira colocava em dúvida todo o trabalho e os investimentos da empresa em segurança e na preservação do meio ambiente iniciados na década de 70. Foi então que em 1985 a EMPRESA deu início ao programa Fábrica Aberto com o intuito de estreitar a relação entre a indústria e a comunidade abrindo suas portas através de um programa de visitas no formato até hoje inédito. Assim, a comunidade pôde conhecer uma indústria química que produz em harmonia com o meio ambiente. E a empresa pôde mostrar factualmente “o que” faz e, principalmente, “como” faz, desmistificando o preconceito de uma indústria química e localizada numa das cidades mais poluídas do mundo na década de 80. O Fábrica Aberta atraiu o interesse nacional e internacional de outras empresas do setor. O pioneirismo e inovação do programa garantiram o reconhecimento dos diversos públicos de interesse antes mesmo da temática da “Preservação do Meio Ambiente” ocupar espaço significativo na mídia. Aliás, podemos afirmar que o Fábrica Aberta foi um dos principais responsáveis pela reverberação do tema em âmbito nacional. Foi um dos primeiros passos dados pela indústria química em uma longa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável. Virou padrão e o termo “Fábrica Aberta” foi incorporado como designativo natural de programa de abertura das empresas. Na busca da credibilidade, foi adotada uma estratégia ousada: não utilizar profissionais de Relações Públicas para recepcionar os visitantes, mas sim os funcionários diretamente responsáveis pela operação da fábrica. E assim foi criado o COFA – Coordenação Fábrica Aberta, que é constituído por funcionários de diversos setores da empresa. Fazer com que todos os funcionários sejam os relações públicas informais é o que permite ao programa acontecer 24 horas por dia, 365 dias por ano. Edição 2010

 

Carbocloro Indústrias Químicas

Case: Voluntários do rio 

Cidade: Cubatão 

Estado: São Paulo

Responsável: Sylvia Vieira 

Cargo: Assessora de Comunicação Empresarial 


Resumo: O projeto Voluntários do rio teve como objetivo promover a limpeza dos rios Cubatão, Cascalho e Casqueiro, na Baixada Santista, assim como conscientizar e educar ambientalmente a comunidade, cujas casas margeiam os rios-, sobre o descarte adequado do resíduo. O projeto foi dividido em 2 etapas, de modo que os alunos tivessem tempo para assimilar cada ação desenvolvida. A primeira fase foi marcada pela limpeza nos rios e a segunda teve como foco a conscientização ambiental. Essa fase foi dividida em 5 etapas: Apresentações teatrais, Distribuição de materiais didáticos, Oficinas de Reciclagem, Jogo Lúdico e Concurso de Redação. Edição 2012

 

 

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