BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

RESUMOS CASES BENCHMARKING 
TEMÁTICA GERENCIAL

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

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Diageo Brasil

Case:  Programa Learning for Life – Transformando vidas por meio da educação
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Tatiana Otani Correia 
Cargo: Gerente de Responsabilidade Social Corporativa

 

Resumo: O Programa Learning for Life visa à capacitação profissional de jovens entre 18 e 29 anos, que devem estar cusando ou terem concluído o Ensino Médio, e cuja renda familiar não ultrapasse a importância e 3 salários mínimos. O Programa oferece a formação em 4 áreas de trabalho: Bartender, Varejo, Turismo e Promotores de Vendas, e os cursos são ministrados por orgnizações educacionais e de treinamento reconhecidas no mercado. Além da formação, o Programa busca inserir os jovens no mercado de trabalho, da formação, o Programa busca inserir os jovens no mercado de trabalho, através da mobilização da rede de parceiros da empresa, como clientes e fornecedores. Edição 2013

 

Dow Agrosciences Industrial 
Case:
 Acerte o Alvo  

Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Marcus Vinicius 
Cargo: Relações com a Comunidade

 

Resumo: Na última década o Paraná tem permanecido nas estatísticas, como um dos principais Estados de produção agrícola do Brasil. Ao mesmo tempo, formaram-se expectativas de que o desenvolvimento e a sustentação desta produção agrícola, em escala, fossem intensificadas por meio do uso de tecnologias corretas, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. No entanto, a presença de áreas cultivadas com espécies tais como olerícolas e fruticultura, contíguas a áreas de grãos (principalmente soja, milho e trigo), tem gerado conflito entre agricultores; principalmente quando insumos específicos para lavouras de grãos, dependendo de como sejam aplicados, ocasionam a deriva (deriva é o desvio da trajetória das gotas produzidas na pulverização, para fora do alvo que se pretende atingir), que pode apresentar efeito deletério sobre as referidas espécies. Uma vez que as referidas ineficiências encontram-se materializadas na ocorrência de sinistros tais como: intoxicação de operadores, contaminação ambiental, prejuízos em culturas atingidas e presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, este programa propõe-se a tratar de forma multi-institucional e multi-disciplinar o problema da deriva de agrotóxicos, na região de Londrina. Edição 2006

 

Duke Energy International – Geração Paranapanema S.A

Case: Interação Peixamento e Ações de Educação Ambiental

Cidade: Chavantes 

Estado: SP 

Responsável: Luciana Menegatto 

Cargo: Analista de Meio Ambiente 


Resumo:   A empresa tem como compromisso gerar energia elétrica com eficiência e de forma compatível com a sua política ambiental com vistas à conservação dos recursos naturais. Para a empresa, a conservação ambiental, além de se constituir um compromisso ético exigido pela sociedade, permite, também, uma atuação em conformidade com a legislação ambiental, gerir seu patrimônio e manter uma relação saudável e de respeito com o Meio Ambiente. O relacionamento da empresa com os municípios onde está inserida se consolida em um processo dinâmico e permanente, com isso facilita a identificação de ações ações efetivas ao meio ambiente que possa potencializar. O programa de Educação Ambiental da empresa, assume papel importante como processo potencialmente promotor de mudanças, por meio da participação de todos os atores sociais que interferem no ambiente, para que assumam uma postura atuante na busca por soluções a partir da compreensão da realidade à sua volta como instrumento de aprendizado e despertando para a ação coletiva. Edição 2012

 

Duke Energy International Brasil 

Case: Circuito de Educação Ambiental

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Responsável: Antônio Americo Mazzocco Junior

Cargo: Analista de Meio Ambiente

 

Resumo: Tem como objetivo disponibilizar um espaço de fácil acesso aos visitantes, de forma a sensibiliza-los para as questões ambientais com foco na demonstração da participação de cada um no cenário ambiental atual. A proposta deste projeto é iniciar um processo participativo mais amplo, ou seja, motivar a sociedade a participar e cobrar, o poder público em gerir e a iniciativa privada a investir. Como inicio, este projeto teve a prospecção de áreas aptas a receberem os investimentos, onde os critérios utilizados para definição se pautaram: (i) na região que absorveria o maior número de pessoas ligadas às atividades desenvolvidas pela empresa; (ii) na região onde a população já possuía certa identidade com as questões ambientais, pois como se tratava de uma iniciativa pouco usual, aumentaria as possibilidades de sucesso e serviria como exemplo para sensibilizar outras regiões a adota-las; e (iii) interesse demonstrado pelo poder público para parceria. A partir do momento em que se definiu o local, o projeto passou pela fase de planejamento que consistiu na identificação das principais necessidades e na definição das ações. Com isso, foram desenvolvidas as seguintes ações por esta iniciativa privada: (i) adequação de um prédio administrativo, de forma que o mesmo foi dividido em duas partes, sendo uma para continuar a exercer sua função e a outra para abrigar um centro receptivo aos visitantes. Neste centro receptivo foram instalados paneis temáticos (colonização local, fauna, flora, clima, solo e água), sala de interação e cinema, onde a parte interativa contou com uma atração onde o visitante entra em uma floresta digital e árvores surgem de seu avatar e o cinema contou com um vídeo que conta a colonização local, associando à situação ambiental atual a forma como ocorreu a ocupação, além de trazer informações sobre a formação dos solos e as sensações que cada um pode buscar em ambientes naturais. Ao final do percurso foi instalado um mapa e algumas fotos das atrações do local; (ii) Instalação de uma trilha na floresta existente, com adequação do piso, construção de ponte, passarela e escada, instalação de placas educativas e de sinalização e criação de um ponto de descanso em meio a um bambuzal, o qual conta com diversos materiais (bancos, equipamentos sonoros e filtro dos sonhos) fabricados a partir de bambus; (iii) Confecção e instalação de placas e folders; (iv) Reformas pontuais (sistemas elétricos e hidráulicos, pinturas e acabamentos); e, (v) Capacitação dos voluntários como monitores. Edição 2014

 

Duke Energy International Brasil  

Case: Gibi – A Reprodução dos Peixes

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Responsável: Luiz Augusto Nogueira Perino           

Cargo: Analista de Meio Ambiente

 

Resumo: Assegurar informação sobre ações desenvolvidas pela empresa na preservação do meio ambiente é o objetivo principal da publicação do gibi tendo como meta a distribuição do mesmo, através de parceira com as prefeituras, em todos os municípios que fazem parte da área de atuação da empresa proporcionando o acesso ao mesmo por parte de suas comunidades. Quando foi detectada a necessidade de readequação de nossos gibis como uma condição necessária para o desenvolvimento de ações integradas de Educação Ambiental, a área de comunicação da empresa foi acionada e após as definições das mudanças a serem realizadas no gibi e dispondo de orçamento, houve a publicação do mesmo. Essa fase foi importante, pois as ações posteriores dependiam das informações constantes no gibi para que pudessem ser preparadas. Após essa etapa houve contato com alguns municípios para agendamento de ações já com o novo foco, ou seja, integradas (Educação Ambiental x Soltura de Peixes), alinhadas ao PEA – Programa de Educação Ambiental da empresa. Foram procuradas as secretarias de Educação e Meio Ambiente e oficializadas as parcerias através de ofício, sendo que na sequencia foram agendadas reuniões de trabalho para definição de cronograma de ações. A partir desse momento as ações foram ocorrendo e foram avaliadas juntamente com os parceiros municipais para que pudessem ser aprimoradas. As palestras ocorreram tanto em sala de aula, quanto em auditórios e atreladas a soltura de peixes. Em alguns casos ocorreram também visitas a Estação de Piscicultura da empresa e o plantio simbólico de árvores na mata ciliar do local de soltura. Edição 2014


Duratex 

Case: Educação e Inclusão Social

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Responsável: José Luiz da Silva Maia 

Cargo: Gerente de Meio Ambiente e Proteção Florestal

 

Resumo : Apresentar uma ação de grande importância e sucesso na iniciativa de promover a Inclusão Social realizada em parceria com instituições de governo e associações de apoio a grupos necessitados. Em seu histórico de gestão florestal, a Empresa sempre demonstrou preocupação em realizar suas atividades em consonância com a conservação do meio ambiente e com responsabilidade social. Este compromisso fica evidente quando observado o conjunto de práticas socioambientais adotadas, que representam grande peso para a obtenção e manutenção das certificações do FSC (Forest Stewardship Council) e ISO 14.001. Com transparência na gestão do empreendimento florestal e disponibilizando suas áreas florestais e as informações do acervo técnico da empresa, relata-se neste case resultados de parcerias que representam a integração da Empresa com as comunidades onde atua. O principal aprendizado deste case está na viabilidade de capacitar e oferecer oportunidade de conhecimento e desenvolvimento de habilidades para Portadores de Necessidades Especiais através de iniciativas conjuntas entre setor corporativo e entidades de apoio e prestação de serviços sem fins lucrativos. O projeto Educação e Inclusão Social comprova que através do desempenho da responsabilidade social é possível beneficiar todos os envolvidos, sem comprometimento das atividades da empresa coordenadora do projeto. Aliás, pelo contrário, por meio dessa iniciativa, é possível identificar potencialidades em alunos que podem fazer parte do quadro de funcionários da empresa. O projeto resultou em experiências concretas de convivência, permitindo a complementação das competências no convívio com portadores de necessidades especiais. Os colaboradores da empresa constataram a importância da contribuição que deram ao projeto. O projeto poderá contribuir para que outras organizações tenham facilitados os procedimentos de atendimento a Lei 8.213/91 (Lei de Cotas para Portadores de Necessidades Especiais). Através desse projeto é possível oferecer ao mercado, profissionais capacitados e beneficiar além da comunidade, também outras empresas dos segmentos agrícolas e florestais. Edição 2011 

 

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